Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. INTRODUÇÃO AO MARKETING TURÍSTICO - Conceitos e definições de marketing turístico - Abordagens de marketing no setor do turismo - Tendências e desafios do marketing.
2. CARACTERÍSTICAS, ENFOQUES E INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM TURISMO - A dinâmica do mercado turístico - Investigação acerca do consumidor - A formulação das decisões; - O fenômeno da pós-compra; - Modelos de estudo do comportamento do consumidor.
4. PLANEJAMENTO, PESQUISA E ANÁLISE
- Análise de oportunidades de marketing - Pesquisa de marketing
5. A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO EM TURISMO - Conhecendo os mercados: os diferentes mercados, a importância dos mercados; - Critérios para segmentação: segmentação demográfica, geográfica, socioeconômica, por benefícios, por grau de utilização, psicográfica; - Implementação de estratégias de segmentação.
6. PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING TURÍSTICO
- Processo de planejamento estratégico - O planejamento estratégico de marketing para destinos turísticos - Estratégias focadas na concorrência - Estratégias focadas nos potenciais da empresa - Gerenciamento da qualidade
RECURSOS DIDÁTICOS
As aulas terão como apoio textos e artigos de periódicos/livros/websites e filmes e utilizarão os seguintes recursos: quadro, Internet, notebook e projetor.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
O programa será desenvolvido com base em aulas expositivas dialogadas com auxílio de recursos audiovisuais; apresentação de seminários; discussões de casos através de artigos de períodos, livros e jornais na área de marketing e/ou turismo; palestras; trabalhos de grupo em sala; realização de trabalho escrito individual e em equipes; pesquisa de mercado e de consumidor, e turismo.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os alunos serão avaliados em atividades individuais e trabalhos em grupo, conforme segue:
Tipos de Avaliações Nota
01 artigo (dupla) 10 Participação em webconferência e fóruns 4 Leitura e discussão de textos 6 T1 - Introdução, Análise da Situação e Diagnóstico 3 T2 - Estratégias Relacionadas aos Objetivos, Plano de Implantação e Controle da Estratégia Comercial 3 Apresentação de Seminários Plano de Marketing (02) 4
ATIVIDADES INDIVIDUAIS
1. Participação em webconferência e fóruns Entende-se que o/a discente são sujeitos ativos e como tal será avaliado/a pela a) objetividade da participação (questionamento e comentários), b) qualidade da participação quanto ao conteúdo exposto e c) articulação com outros conteúdos.
2. Avaliação escrita
2.2. Artigo Objetivo de exercitar a leitura, interpretação, aplicação de pesquisa e a elaboração de texto científico.
*Artigo Marketing e tecnologias da informação e comunicação Data de Entrega: 14 de janeiro (até às 23:00 pelo SIGAA, discentes matriculados na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, deverão entregar trabalho diretamente para o Prof. André)
O não envio das atividades dentro do referido prazo implicará em perda de 30% da nota da atividade.
2.1. Prova Esta, com o objetivo de avaliar o conhecimento construído nas aulas e com conteúdo referente as aulas anteriores a mesma, será realizada na primeira quinzena de abril.
TRABALHO EM GRUPO
3. Leitura e discussão de textos Capacidade de interrogar os textos lidos e relacionar aos conteúdos da disciplina.
4. Elaboração e apresentação do Plano de Marketing Turístico (grupo) Se explorará a problemática e informação disponível sobre um problema prático do marketing turístico, trabalhando em grupo de modo que todos os membros colaborem na construção e execução da pesquisa, assim como análises e redação de todos os materiais elaborados.
Espera-se que o/a discente possa produzir textos mediante organização coletiva, por meio de esforço cooperativo e colaborativo na execução dos trabalhos propostos. Critérios de avaliação: Seminário: clareza, organização e sequência de apresentação, qualidade e fundamentação da argumentação e, adequação no uso de recursos audiovisuais e do tempo; Escrito: clareza em relação ao tema, justificativa, análise externa, análise de mercado e dos consumidores, análise das competências e do setor, análise do macro entorno, análise interna, análise DAFO (SWOT), pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, objetivos a serem alcançados, estratégias de marketing, abordagens de posicionamento (T1) e, para o T2, detalhamento das ações específicas de marketing operacional, plano de atividades, orçamento de marketing, medidas, resultados esperados de cada atividade, cronograma de avaliação) somados à avaliação dos resultados e conclusão do trabalho.
5 grupos de 4 discentes.
T1 Introdução, Análise da Situação e Diagnóstico - data da apresentação: 14 de dezembro (14ª aula) e entrega do trabalho escrito: 13 de dezembro (até às 23:00 pelo SIGAA). T2 - Estratégias Relacionadas aos Objetivos, Plano de Implantação, Controle da Estratégia Comercial e trabalho final - data da apresentação: 25 e 27 de janeiro (24ª aula) e entrega do trabalho escrito: 18 de janeiro (até às 23:00 pelo SIGAA).
Os seminários devem ser apresentados na data estipulada por todos os membros do grupo sob pena de desconto de nota.
Exame Final 4 de fevereiro
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Horário de atendimento:
| QUARTAS-FEIRAS - 17:00 às 19:00 (atendimento remoto) |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DIAS, Reinaldo; CASSAR, Maurício. Fundamentos do marketing turístico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. MOTA, Keila Cristina Nicolau. Marketing Turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BALANZÁ, I. M. Marketing e Comercialização de Produtos Turísticos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. BIGNÉ, E.; FONT, X. y; ANDREU, L. Marketing de destinos turísticos. Madrid: ESIC Editorial, 2000. BOONE, Louis E.; KURTZ, David L.. Marketing Contemporâneo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998. BRASIL, Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: Marcos Conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. Elsevier: São Paulo, 2010. KOTLER, P.; GERTNER, D.; REIN, I.; HAIDER, D.. Marketing de Lugares: Como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006. KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 2002. MEIRA, P. R. S.; SANTOS, C. P.; MAFRA, D. P. Marketing social: aplicações e métricas no setor público. Brasília: Senado Federal, 2015. MIDDLETON, V. T. C. Marketing de Turismo: teoria & prática. Rio de Janeiro: Atlas, 2002. MORRISON, A. M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2012. PLOG, S. C. Porque a preservação do destino tem sentido econômico. In:THEOBALD, W. F. (org.). Turismo Global. 2ª. edição. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2002. pp. 267-282. PRINGLE, H.; THOMPSON, M. Marketing Social: marketing para causas sociais e a construção de marcas. São Paulo: Makron Books, 2000. SANTESMASES, M. M. Marketing. Conceptos e Estrategias. 4ª. ed., Pirámide, Madrid, 1999. SERRA, A. C. Marketing Turístico. Madrid: Ed. Pirámide, 2011. SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. ZEITHAML, V.A., BITNER, M. J. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2002.
Periódicos
Caderno Virtual de Turismo. Disponível em <http://www.ivt-rj.net/caderno> Estudios y Perspectivas en Turismo. Buenos Aires. Disponível em <http://www.estudiosenturismo.com.ar/> Revista Turismo e Sociedade. DETUR/UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo> Revista Turismo em Análise. São Paulo: ECA/USP. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/rta> Revista Turismo: Visão e Ação. Balneário Camboriú: UNIVALI. Disponível em <http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva> Revista Brasileira de Turismo. Disponível em <http://www.rbtur.org.br> REMark - Revista Brasileira de Marketing Revista de Administração Contemporânea RAC Revista de Administração de Empresas RAE < http://www.anpad.org.br/publicacoes.php> |