Metodologia: |
Todas as atividades da disciplina serão realizadas de maneira remota, incluindo encontros síncronos e tarefas a serem cumpridas de forma assíncrona, de acordo com o cronograma instituído. Os encontros síncronos se darão por meio da plataforma Google Meet, ao passo que o link de acesso ao encontro online, os materiais referentes à disciplina, bem como o envio das tarefas solicitadas se darão por meio da plataforma SIGAA. As atividades práticas online foram articuladas de maneira a propiciar a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências de maneira similar à qual se buscam alcançar através das visitas técnicas presenciais aos campos de estágio. Em geral, as atividades a serem realizadas se agrupam em três grandes blocos: escuta dos diversos atores envolvidos em processos de desenvolvimento e aprendizagem que tem lugar dentro e fora de contextos formais de educação no âmbito da pandemia da COVID-19, interpretação das demandas emergentes do atual cenário e elaboração do plano de ação. Dessa forma, inicialmente, serão levantados dados acerca dos processos psicológicos a partir da construção narrativa dos diversos atores da comunidade escolar (estudantes, gestores, educadores e familiares). Posteriormente, esses dados serão interpretados de modo a identificar possíveis demandas para a atuação profissional. Finalmente, será elaborado um plano de intervenção com vistas a contribuir com ações educativas voltadas ao público de interesse do estágio. Reiteramos que o plano de ação, bem como todas as atividades planejadas serão realizadas de maneira remota, sem requerer a presencialidade. |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Vol 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. FAGUNDES, A J. da F. M. Descrição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon, 1982. VAYER, P e COELHO, M.H. A Observação da criança. São Paulo: Manole, 1990.
Bibliografia Complementar ARIÉS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. S. A., 1981. BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985. BOCK, A. B. M. Adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Educacional e Escolar, n.1, p. 63-76, 2007. BOCK, A. B. M. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cadernos Cedes, n.62, p. 26-43, 2004. BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002. BUSSAB. V. S. R. Fatores hereditários e ambientais no desenvolvimento: a adoção de uma perspectiva interacionista. Psicologia: Reflexão e Crítica, n.2, p. 233-243, 2000. COLE, M.; COLE, S. O Desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2004. LATAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. SP, Summus, 1992. MACEDO, R. M. A.; BOMFIM, M. C. A. Violências na escola. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 28, p. 605-618, 2009. MACEDO, O. J.; PESSOA, M. C. B.; ALBERTO, M. F. P. Atuação dos Profissionais de Psicologia Junto à Infância e à Adolescência nas Políticas Públicas de Assistência Social. Psicologia: Ciência e Profissão, v.35, n.3, p. 916-931, 2015. MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, v.13, n.2, p. 105-111, 2005. PAPALIA, D. E.; Feldman, R. D. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013. PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978. ROSSETTI-FERREIRA, M. C., ALMEIDA, I. G., COSTA, N. R. A., GUIMARÃES, L. A.; MARIANO, F. N.; PAULI-TEIXEIRA, S. C. et al. Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.25, n.2, p. 390-399, 2012. TOGNETTA, L. R. P., VINHA, T. P. Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Revista Diálogo Educacional, v.9, n.28, p. 525-540, 2009. VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. |