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DSS/CCHL018 - TÓPICOS INTEGRADORES EM SAÚDE PÚBLICA I - Turma: 02 (2019.2)

Tópicos Aulas
UNIDADE I ? Fundamentos da Educação Interprofissional- EIP e o Trabalho em Equipe na saúde: (19/09/2019 - 19/09/2019)
- Cenário atual da formação e da prática interprofissional em saúde. - Trabalho em equipe de saúde com foco nas necessidades de saúde dos usuários/população e na colaboração interprofissional. - Instrumentos para o trabalho colaborativo em equipe.
UNIDADE II ? Processos de trabalho em saúde na atenção básica e a interprofissionalidade: possibilidades e limites (10/10/2019 - 10/10/2019)
   1717-1727.pdf 
UNIDADE III ? Contextos interprofissionais em saúde e os territórios locais (07/11/2019 - 07/11/2019)
UNIDADE IV- Aplicação das tecnologias leves e leves-duras no contexto da interprofissionalidade na Atenção Básica. (05/12/2019 - 05/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
19 10 07 05
1 2019200**** 0 0 0 0 0
2 2019200**** 0 0 0 0 0
3 2019200**** 0 0 3 0 3
4 2019200**** 0 3 3 3 9
5 2019200**** 0 3 0 0 3
6 2019200**** 3 0 0 0 3
7 2019200**** 0 0 0 3 3
8 2019200**** 3 3 0 3 9
9 2019200**** 0 0 0 0 0
10 2019200**** 0 3 0 3 6
11 2019200**** 3 0 0 0 3
12 2019200**** 0 0 3 0 3
13 2019200**** 0 0 0 0 0
14 2019200**** 0 0 0 0 0
15 2019200**** 0 0 0 0 0
16 2019200**** 0 0 0 3 3
17 2019200**** 0 0 0 0 0
18 2019200**** 0 0 0 3 3
19 2019200**** 0 0 0 3 3
20 2019200**** 0 0 0 0 0
21 2019200**** 0 0 0 0 0
22 2019200**** 3 0 0 0 3
23 2019200**** 0 0 0 3 3
24 2019200**** 0 0 0 0 0
25 2019200**** 0 0 3 0 3
26 2019200**** 0 0 0 0 0
27 2019200**** 3 3 3 3 12
28 2019200**** 0 0 0 0 0
29 2019200**** 0 0 0 0 0
30 2019200**** 0 0 0 3 3
31 2019200**** 0
32 2019200**** 0 0 0 0 0
33 2019200**** 0 0 0 0 0
34 2019200**** 0 0 3 3 6
35 2019200**** 0 0 0 0 0
36 2019200**** 0 0 0 0 0
37 2019200**** 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019200**** 0,0 0.0 0 RN
2 2019200**** 10,0 10.0 0 AM
3 2019200**** 8,0 8.0 0 AM
4 2019200**** 0,0 0.0 0 RN
5 2019200**** 10,0 10.0 0 AM
6 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
7 2019200**** 9,0 9.0 0 AM
8 2019200**** 0,0 0.0 0 RN
9 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
10 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
11 2019200**** 0,0 0.0 0 RN
12 2019200**** 9,0 9.0 0 AM
13 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
14 2019200**** 7,5 7.5 0 AM
15 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
16 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
17 2019200**** 7,5 7.5 0 AM
18 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
19 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
20 2019200**** 8,0 8.0 0 AM
21 2019200**** 8,0 8.0 0 AM
22 2019200**** 7,5 7.5 0 AM
23 2019200**** 9,0 9.0 0 AM
24 2019200**** 8,0 8.0 0 AM
25 2019200**** 8,0 8.0 0 AM
26 2019200**** 10,0 10.0 0 AM
27 2019200**** 0,0 0.0 0 RN
28 2019200**** 7,5 7.5 0 AM
29 2019200**** 7,0 7.0 0 AM
30 2019200**** 0,0 0.0 0 RN
31 2019200**** 9,0 9.0 0 AM
32 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
33 2019200**** 8,0 8.0 0 AM
34 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
35 2019200**** 9,0 9.0 0 AM
36 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
37 2019200**** 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Atividades interprofissionais. Temas transversais às unidades pedagógicas do curso. Análise do processo de trabalho em saúde e atuação na perspectiva da interprofissionalidade. Seminário Integrador I. Sociotemática I e II. Atividades de Dispersão.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Objetivos:
- Fomentar o debate de temas relevantes à saúde pública na realidade local e nos serviços de saúde.
- Analisar as possibilidades de incorporação de estratégias de trabalho interprofissional na cultura institucional das UBS cenário de prática dos discentes nos diversos territórios de saúde do estado.
- Discutir os fundamentos da prática interdisciplinar e interprofissional em saúde e perceber o alcance da integração das práticas profissionais e das áreas de conhecimento nos serviços no SUS.
- Demonstrar a operacionalização de protocolos, tecnologias leves e leve-duras, sistemas de informação, parâmetros e outros mecanismos de trabalho em saúde para instrumentalizar o trabalho profissional dos trabalhadores no SUS.

COMPETÊNCIAS TRABALHADAS:
- Reafirmar o papel do profissional de saúde como agente social de mudança para a sociedade e para o SUS.
- Qualificar os profissionais para o trabalho interprofissional colaborativo e em equipe na saúde.
- Perceber os processos de trabalho e a práxis social dos trabalhadores no SUS como estratégia de fortalecimento da política de gestão do trabalho e de educação em saúde.
- Entender o contexto de trabalho como espaço de educação permanente em Saúde fomentando a problematização dos processos de trabalho e das necessidades loco-regionais.

Conteúdos programáticos
UNIDADE I – Fundamentos da Educação Interprofissional- EIP e o Trabalho em Equipe na saúde:
- Cenário atual da formação e da prática interprofissional em saúde.
- Trabalho em equipe de saúde com foco nas necessidades de saúde dos usuários/população e na colaboração interprofissional.
- Instrumentos para o trabalho colaborativo em equipe.

UNIDADE II – Processos de trabalho em saúde na atenção básica e a interprofissionalidade: possibilidades e limites

UNIDADE III – Contextos interprofissionais em saúde e os territórios locais

UNIDADE IV- Aplicação das tecnologias leves e leves-duras no contexto da interprofissionalidade na Atenção Básica.

Métodos de ensino
- Dinâmicas de grupo.
- Aplicação de metodologia ativas.
- Exposição teórica seguida de discussão.
- Estudo de caso.
- Relato de experiência.
- Projeção de filme seguida de debate.
- Sociodrama.
- Palestra.
- Roda de conversa.
- Visita de campo (quando possível).
- Seminário temático e Painel temático.
- Oficina.
- Demonstração de ferramentas, software, Sistemas de Informação e outras tecnologias.

Horário e acordo de convivência:
- A disciplina será ministrada no horário das 14h00 às 18h00.
- A utilização de celular durante as aulas fica condicionada a solicitação/comunicação prévia ao professor, em caso de necessidade e/ou de finalidade pedagógica.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Trabalho individual e em grupo;
Relatório;
Avaliação de participação
Horário de atendimento:
Bibliografia: ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 13°ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2010. (p.21-61, 174-180)
CAMPOS, G.W.S. et al. Tratado de saúde coletiva. São Paulo/ Rio de Janeiro: Hucitec/FIOCRUZ, 2006.

COSTA, M.V. A educação interprofissional e o processo de formação em saúde no Brasil: pensando possibilidades para o futuro. In: SOUZA, M.R.P(Org.). Nova Formação em Saúde Pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola. Vol. 2. Rio de Janeiro, RJ; Fiocruz, ENSP, RedEscola, 2019.

COSTA, M.V; PEDUZZI, M. FREIRE FILHO, J,R. SILVA, C.B.G.
Educação Interprofissional em Saúde. Natal:SEDIS-UFRN, 2018.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra: OMS; 2010.

PEDUZZI, Marina et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários.São Paulo. Rev Esc Enferm USP 2013; 47(4):977-83
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/09/2019
19/09/2019
UNIDADE I ? Fundamentos da Educação Interprofissional- EIP e o Trabalho em Equipe na saúde:
10/10/2019
10/10/2019
UNIDADE II ? Processos de trabalho em saúde na atenção básica e a interprofissionalidade: possibilidades e limites
07/11/2019
07/11/2019
UNIDADE III ? Contextos interprofissionais em saúde e os territórios locais
05/12/2019
05/12/2019
UNIDADE IV- Aplicação das tecnologias leves e leves-duras no contexto da interprofissionalidade na Atenção Básica.
Avaliações
Data Descrição
10/10/2019 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1134 05/10/2024 03:00