Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Serão desenvolvidas aulas teóricas (aulas expositivas dialogadas) com metodologias ativas de ensino-aprendizagem com atividades práticas (em grupo e individuais), apresentação de seminários, grupos de discussão, produção de observatório digital, visando proporcionar aos estudantes as mais diversas possibilidades didáticas para facilitar o seu aprendizado. Para a Unidade Pedagógica de Participação, Controle Social e Práticas Interprofissionais em Saúde I criamos um grupo de WhatsApp® para facilitar e agilizar a comunicação e avisos de pendências que por ventura ocorram ao longo do semestre. Os grupos devem ser encarados como uma ?sala de aula virtual?. Para o desenvolvimento do conteúdo proposto serão utilizados os seguintes recursos: computador, exposição em Data-show, vídeos, músicas, poemas, artigos, livros, dentre outros.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A verificação do rendimento do aluno dar-se-á conforme o disposto na Resolução n.º 177/12, do CEPEX/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, que normaliza o assunto, e está disponível no manual do estudante ? UFPI. Será considerado aprovado na disciplina, o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária e média aritmética igual ou superior a 07 (sete) nas atividades escolares; O aluno que não obtiver média sete será submetido ao exame final, desde que, tenha média aritmética mínima nas atividades realizados durante o semestre; Será considerado aprovado o aluno que se submetendo ao exame final, obtenha média igual ou superior a 06 (seis), resultante da média aritmética das atividades escolares e nota do exame final; Será considerado reprovado o aluno que: Obtiver frequência inferior a 75% da carga horária da disciplina; Obtiver média aritmética inferior a 06 (seis), resultante da média aritmética das atividades escolares e da nota do exame final; Ao aluno reprovado por falta será atribuída a nota 0 (zero); Durante a disciplina convidamos os discentes a enviarem pelo e-mail da turma para o e-mail dos professores da disciplina suas impressões sobre a disciplina destacando: PONTOS POSITIVOS, PONTOS NEGATIVOS e o QUE PODE SER FEITO PARA MELHORAR.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BRASIL. Ministério da Saúde. Para Entender o Controle Social na Saúde - Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. ? Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 178 p.
CAMPOS, G. W. S. et al. Tratado de Saúde Coletiva. 2. ed. ver. aum. São Paulo: Hucitec, 2012. 968p.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil ? O Longo Caminho. ed. Atual. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. p. 254 .
GIOVANELLA, L. et al. Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008. 112p.
MAFORT, A. MOREIRA, M. R., FORTES, P. D. Curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática do Controle Social no SUS. Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ, 2013. 52p.
MENDONÇA, M. H. M. et al. Atenção Primária à Saúde no Brasil ? Conceitos, Práticas e Pesquisas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2018. 610p.
PAIM, J. ALMEIDA-FILHO, N. Saúde Coletiva ? Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014. 720p.
STARFIELD, B. Atenção Primária: equilíbrio entre as necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO/Ministério da Saúde, 2002. 726p. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0253.pdf
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE endereço do sítio http://conselho.saude.gov.br
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