Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O curso terá como princípio básico a pratica reflexiva-crítica e será desenvolvido por meio de reflexões, discussões e atividades que possibilitem a articulação teórico-prática privilegiando o diálogo e o respeito mútuo. Na operacionalização da disciplina serão desenvolvidas durantes as aulas, orientação quanto as atividades de participação, investigação reflexão, descrição, registro, ação e socialização do trabalho de campo. Haverá momentos de leituras, exposição dialogada, seminários, debates acerca das ações desenvolvidas em sala de aula que irão subsidiar as atividades que serão realizadas na escola da Educação Básica - campo de atuação do aluno da disciplina - que subsidiarão a análise e discussão do fenômeno educativo; observação e caracterização da escola, fora da escola , dentro da escola e fora da sala de aula e dentro da escola e da sala de aula Trabalho individual e em grupo para estudos, discussões e produção de textos; Também acontecerão momentos para orientações gerais e individuais que servirão para esclarecimento de dúvidas pertinentes a produção do produto. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado individualmente e em grupo por meio do acompanhamento das atividades desenvolvidas na sala de aula e extra sala de aula, observando os seguintes aspectos: Frequência mínima de 75% da Carga Horária; Participação ativa do aluno nas atividades de discussão e crítica das leituras realizadas, observando: responsabilidade, interesse, compromisso com as atividades, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos; Autonomia na exposição de ideias dos estudados realizados e das próprias produções teórico-práticas; Avaliação do produto educacional, a partir dos relatos de experiências análise documental. O aluno exercitará a autoavaliação, fornecendo informações sobre o aprendido, visando ao progresso quanto aos objetivos propostos e o redimensionamento no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. A avaliação somativa para efeito do registro de notas será através da análise de trabalhos individuais e em grupo e do produto educacional. |
Horário de atendimento:
| Sexta Feira de 14:00 às 16:00 |
Bibliografia:
| REFERÊNCIAS Projeto de Curso do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- UFPI MOREIRA, M. A. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira de Pós- Graduação. Brasília: ano 1, n 1. Julho de 2004. p. 131-142. REFERÊNCIA COMPLEMENTAR MORIN, Edigar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. - 14ª ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. |