-

MSC021 - DIDÁTICA - Turma: 02 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de trabalho, Didática e seus fundamentos (MELO; URBANETZ, 2008, p. 15-64) (22/08/2019 - 22/08/2019)
   Plano de curso 
Planejamento das ações que serão desenvolvidas
Didática e a formação de educadores (CANDAU, 2014, p.14-24) (29/08/2019 - 29/08/2019)
O paradigma emergente e a prática pedagógica (BEHRENS, 2010, 117 p.) (05/09/2019 - 05/09/2019)
  Rotação por estação 
Roteiro para estudo do paradigma emergente e a prática pedagógica
Paradgmas Emergente: Rotação por Estação (12/09/2019 - 12/09/2019)
Planejamento Colaborativo: Necessidades e possibilidade no trabalho docente (19/09/2019 - 19/09/2019)
primeira avaliação, Planejamento de micro-aulas (26/09/2019 - 26/09/2019)
Planejamento de micro-aula (03/10/2019 - 03/10/2019)
Micr-aulas (10/10/2019 - 10/10/2019)
Micro-aulas (17/10/2019 - 17/10/2019)
Relato de Experiência e avaliação de segunda chamada (24/10/2019 - 24/10/2019)
Relato de experiencia: entrega do texto final (31/10/2019 - 31/10/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2019100**** 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
8 2019100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
2 2019100**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
3 2019100**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
4 2019100**** 9,5 9,5 10,0 9.7 2 AM
5 2019100**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
6 2019100**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
7 2019100**** 9,0 8,5 10,0 9.2 8 AM
8 2019100**** 9,5 9,0 10,0 9.5 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de aulas expositivas/dialogadas, metodologias ativas, atividades em
grupo e individual, produção de sínteses, elaboração do plano de aula e produção do artigo científico.
7
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme dispositivos legais dessa IES. Desse modo, o
licenciando será avaliado individualmente e em grupo, observando os seguintes aspectos:
− Freqüência mínima de 75% da carga horária;
− Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
− Qualidade dos trabalhos produzidos e autoavaliação;
− Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Horário de atendimento: Quinta-feira b:00 às 12:00
Bibliografia: Referências Básicas
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes,
2010.
MELO, Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didática. 20 ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas (Org.). 2 ed. São Paulo: Papirus,
2015.
Referências Complementares
ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática e docência na educação superior: implicações
para formação de professores (Orgs.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática educativa: entre o
essencialismo e a práxis. In: Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade. Salvador: UNEB, n. 42, v. 23,
p. 107-117, jul./dez. 2014. Disponível em: <www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/ download/1031/711>.
Acessado em: 18 abr. 2016.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; LOPES, Maria do Socorro Leal. Encontro com a Didática: tecendo fios com a
educação e a saúde. Curitiba: Appris, 2018.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. (p.49-55).
DAMIS, Olga Teixeira. Arquitetura da aula: um espaço de relações. In: DALBEN, A. et al. Convergências e
tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005. (p.33-41).
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São
Paulo: Cortez, 2012.
MORIN, EDGAR. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2012.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed. São Paulo:
Cortez, 2010.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 13 ed. São Paulo: Papirus,
2011.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da. A escola mudou. Que mude a formação de
professores! (Orgs.). 3 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/08/2019
22/08/2019
Apresentação do plano de trabalho, Didática e seus fundamentos (MELO; URBANETZ, 2008, p. 15-64)
29/08/2019
29/08/2019
Didática e a formação de educadores (CANDAU, 2014, p.14-24)
05/09/2019
05/09/2019
O paradigma emergente e a prática pedagógica (BEHRENS, 2010, 117 p.)
12/09/2019
12/09/2019
Paradgmas Emergente: Rotação por Estação
19/09/2019
19/09/2019
Planejamento Colaborativo: Necessidades e possibilidade no trabalho docente
26/09/2019
26/09/2019
primeira avaliação, Planejamento de micro-aulas
03/10/2019
03/10/2019
Planejamento de micro-aula
10/10/2019
10/10/2019
Micr-aulas
17/10/2019
17/10/2019
Micro-aulas
24/10/2019
24/10/2019
Relato de Experiência e avaliação de segunda chamada
31/10/2019
31/10/2019
Relato de experiencia: entrega do texto final
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:13