Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Durante as aulas teóricas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino: Aulas expositivas dialogadas, possibilitando debate com os alunos a partir de análises, reflexões, exemplos, questionamentos e estabelecendo conexões entre a realidade, o conteúdo estudado e a disciplina; Análises de textos; Exibição de filmes e vídeos que tratam ou problematizam sobre o tema em estudo; Desenvolvimento de seminários em grupo; Para a elaboração e o desenvolvimento das atividades, serão utilizados, essencialmente, os livros e capítulos dos livros, bem como vídeos que tratam sobre a temática estudada;
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos. Acrescidos a esses critérios, o aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina, por meio da realização de três avaliações, nas quais: 1ª Avaliação: Prova (7,0) + Grupo de discussão em sala (3,0); 2ª Avaliação: Seminário em Grupo (10,0); 3ª Avaliação: Pesquisa de campo (7,0) + Apresentação da pesquisa (3,0)
|
Horário de atendimento:
| 14H - 16 TERÇA |
Bibliografia:
| DIAZ, Alberto Pardo. Educação ambiental como projeto. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. 3 ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: UNESCO, 2009.
SILVA, Elmo Rodrigues da; PEDRINI, Alexandre de Gusmão (Org). Metodologias em Educação ambiental. Petrópolis: Vozes, 2007.
|