Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
RECURSOS DIDÁTICOS
As aulas terão como apoio textos e artigos de periódicos/livros/websites e filmes e utilizarão os seguintes recursos: quadro, Internet, notebook e projetor.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
O programa será desenvolvido com base em aula expositiva dialogada com auxílio de recursos audiovisuais; apresentação de seminários; discussões de casos através de artigos de períodos, livros e jornais na área do turismo; palestras; trabalhos de grupo em sala; realização de trabalho escrito individual e em equipes. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
FORMAS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados em atividades individuais e trabalhos em grupo, conforme segue:
Tipo de Avaliações Nota
Provas 10 Leitura, discussão de textos 2 Seminários (apresentação) 4 Produção de resenhas 10 Relatório visita técnica 4
A nota final será composta pela média aritmética de atividades individuais (provas, leitura, discussão de textos e resenhas) e trabalhos em grupo (seminários e relatório da visita técnica). A aplicação da avaliação escrita será no valor de 0,0 a 10,0, composta de 5 a 8 questões objetivas e discursivas. As atividades de leitura, discussão de textos e resenhas terão o valor de 0,0 a 2,0, que somarão com a apresentação de seminário que terá o valor de 0,0 a 4,0, e o relatório da visita técnica no valor de 0,0 a 4,0. A produção das resenhas terão o valor de 0,0 a 10,0.
ATIVIDADES INDIVIDUAIS
1. Provas Estas, com o objetivo de avaliar o conhecimento construído nas aulas e com conteúdo referente as aulas anteriores a mesma, será realizada na segunda quinzena de outubro (26/10). Em caso de mais de 1 avaliação, a data desta será divulgada com o mínimo de 1 semana de antecedência.
2. Leitura, discussão de textos Entende-se que o/a discente são sujeitos ativos e como tal será avaliado/a pela a) objetividade da participação (questionamento e comentários), b) qualidade da participação quanto ao conteúdo exposto e c) articulação com outros conteúdos. Será ainda avaliado pela capacidade de interrogar os textos lidos e relacionar aos conteúdos da disciplina.
3. Resenhas dos textos Objetivo de exercitar a interpretação e a elaboração de comentários sobre os textos (analisar os argumentos utilizados para descrever um determinado tema) Os textos definidos para as resenhas corresponderão aos seguintes temas: ?Uma introdução ao turismo? e ?Segmentação do mercado turístico?.
? Resenha crítica ?Uma introdução ao turismo? Data de entrega: 14/09 (5ª aula). Entrega manuscrito ? até 5 laudas
? Resenha crítica ?Segmentação do mercado turístico? Data de entrega: 23/11 (12ª aula). Entrega manuscrito ? até 5 laudas
O não envio das atividades dentro do referido prazo implicará em perda de 30% da nota da atividade.
TRABALHOS EM GRUPO
4. Seminários (6 grupos de 5 a 6 alunos) Debates sobre os textos previamente lidos e analisados ou sobre questões teóricas e estudos de casos. Os seminários devem ser apresentados na data estipulada por todos os membros do grupo sob pena de desconto de nota.
Cronograma de seminários dos discentes:
? Antecedentes históricos do turismo (Grupo 1) Data da apresentação e discussão: 24 de agosto (3ª aula)
? A Experiência do viajante-turista na contemporaneidade (Grupo 2) Data da apresentação e discussão: 31 de agosto (4ª aula)
? Destinos turísticos (Grupo 3) Data da apresentação e discussão: 21 de setembro (6ª aula)
? Oferta turística (Grupo 4) Data da apresentação e discussão: 28 de setembro (7ª aula)
? Demanda turística (Grupo 5) Data da apresentação e discussão: 05 de outubro (8ª aula)
? Segmentação de mercado (Grupo 6) Data da apresentação e discussão: 16 de novembro (11ª aula)
5. Visitas Técnicas ? Aulas práticas Realizar, relatório em duplas referente ao objeto de estudo. A estrutura e a forma de avaliação constarão em documento próprio e discutido e divulgado aos alunos em sala de aula. O aluno que não puder participar será planejado e cobrado outra atividade. Importante que o aluno avise o professor com o mínimo de 7 dias de antecedência. Deverá ser enviado conforme data a ser confirmada, através do SIGAA.
Exame Final Dezembro. A prova final irá contemplar todo o conteúdo trabalhado durante o semestre e será aplicada aos alunos que não alcançarem a média final. |
Horário de atendimento:
| TERÇA-FEIRA - 18:00 às 19:00 |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANSARAH, M. G. R. Turismo: Segmentação de Mercado. São Paulo. Futura: 1999. BENI, M. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC, 2003. BARRETTO, M. Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo. Campinas, São Paulo. Papirus: 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRADE, J. V. Turismo: fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática, 2001. ANSARAH, M. G. R. (org.). Turismo: como aprender e ensinar. São Paulo: SENAC-SP, 2001. ANSARAH, M. G. R. Turismo: Segmentação de Mercado. São Paulo. Futura: 1999. ANSARAH, M. G. R.; PANOSSO NETTO, A. (orgs.). Segmentação do mercado turístico: Estudos, produtos e perspectivas. Barueri: Manole, 2008. BARRETTO, M.; TAMANINI, E.; SILVA, M. I. P. Discutindo o ensino universitário de turismo. Campinas: Papirus, 2004. COOPER, C.; FLETCHER, J.; WANHILL, S.; GILBERT, D.; SHEPERD, R. Turismo: Princípios e Práticas. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. DIAS, R. Introdução ao Turismo. São Paulo. Atlas: 2005 IGNARRA, L. R. Fundamentos do Turismo. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. LOHMANN, G.; PANOSSO NETTO, A. Teoria do turismo: Conceitos, modelos e sistemas. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2012. OMT. Introdução ao Turismo. São Paulo: Roca, 2001.
Periódicos
Caderno Virtual de Turismo. Disponível em <http://www.ivt-rj.net/caderno> Estudios y Perspectivas en Turismo. Buenos Aires. Disponível em <http://www.estudiosenturismo.com.ar/> Revista Turismo e Sociedade. DETUR/UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo> Revista Turismo em Análise. São Paulo: ECA/USP. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/rta> Revista Turismo: Visão e Ação. Balneário Camboriú: UNIVALI. Disponível em <http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva> Revista Brasileira de Turismo. Disponível em <http://www.rbtur.org.br> |