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CPSIC/CMRV007 - ESTÁGIO BÁSICO II - Turma: 04 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do estágio básico II. Relações sociais, habilidades interpessoais, postura analítico-reflexiva frente às demandas observadas e ética profissional na atuação em campo. (05/08/2019 - 05/08/2019)
   PLANO DE CURSO_ESTAGIO_BASICO_II_2019.2.pdf 
Relatos da experiência de estágio: compartilhando vivências e subsidiando a continuidade do trabalho realizado nas instituições. (19/08/2019 - 19/08/2019)
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar: observação sistemática e participante. (26/08/2019 - 26/08/2019)
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar: pesquisa documental, uso de entrevistas e questionários. (02/09/2019 - 02/09/2019)
A transversalidade das competências desenvolvidas no Estágio Básico para a formação do psicólogo nos diversos campos de atuação. Orientações finais para a inserção nos campos de estágio. (09/09/2019 - 09/09/2019)
Visita técnica ao campo de estágio. Observação da estrutura física e organizacional da escola. Entrevistas com a equipe gestora e os técnicos. (16/09/2019 - 16/09/2019)
Supervisão das atividades realizadas em campo: observações iniciais e entrevistas conduzidas com educadores. Definição das atividades a serem realizadas na visita seguinte. (23/09/2019 - 23/09/2019)
Atividades realizadas em campo: entrevistas semiestruturadas conduzidas com os professores. (30/09/2019 - 30/09/2019)
Supervisão das atividades realizadas em campo: análise colaborativa das entrevistas conduzidas com os educadores. Definição das atividades a serem realizadas na visita seguinte. (07/10/2019 - 07/10/2019)
Atividades realizadas em campo: observações sistemáticas em sala de aula. (14/10/2019 - 14/10/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 04 11 18 25 02
1 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Método de observação de crianças. Identificação das etapas do desenvolvimento infantil: funções cognitivas (pensamento de linguagem), fases psicossexuais e afetividade (nível das interações sociais). Avaliação psicométrica do desempenho escolar, da memória e da inteligência. Elaboração de relatório dos métodos utilizados (observação e avaliação psicológica).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Inserção em campo de estágio para cumprimento das atividades previamente programadas durante os encontros de supervisão. Em geral, as atividades a serem realizadas no campo de estágio se agrupam em três grandes blocos: anamnese, diagnóstico e intervenção. A anamnese consiste no levantamento de dados acerca dos processos psicológicos e da maneira como se apresentam. O diagnóstico consiste na interpretação desses dados, tendo em vista identificar demandas para atuação. A fase de intervenção corresponde à articulação dos dados levantados, tendo em vista demandas e potencialidades, para a proposição de atividades que podem ser ou não realizadas no marco do estágio.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: relatório parcial referente às atividades desenvolvidas em campo (10,0); relatório final referente às atividades desenvolvidas em campo (10,0); apresentação de relato de experiência em sala (10,0).
Horário de atendimento: Segundas-feiras das 14 às 18h
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Vol 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
FAGUNDES, A J. da F. M. Descrição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon, 1982.
VAYER, P e COELHO, M.H. A Observação da criança. São Paulo: Manole, 1990.

Bibliografia Complementar
ARIÉS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. S. A., 1981.
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BOCK, A. B. M. Adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Educacional e Escolar, n.1, p. 63-76, 2007.
BOCK, A. B. M. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cadernos Cedes, n.62, p. 26-43, 2004.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
BUSSAB. V. S. R. Fatores hereditários e ambientais no desenvolvimento: a adoção de uma perspectiva interacionista. Psicologia: Reflexão e Crítica, n.2, p. 233-243, 2000.
COLE, M.; COLE, S. O Desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LATAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. SP, Summus, 1992.
MACEDO, R. M. A.; BOMFIM, M. C. A. Violências na escola. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 28, p. 605-618, 2009.
MACEDO, O. J.; PESSOA, M. C. B.; ALBERTO, M. F. P. Atuação dos Profissionais de Psicologia Junto à Infância e à Adolescência nas Políticas Públicas de Assistência Social. Psicologia: Ciência e Profissão, v.35, n.3, p. 916-931, 2015.
MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, v.13, n.2, p. 105-111, 2005.
PAPALIA, D. E.; Feldman, R. D. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
ROSSETTI-FERREIRA, M. C., ALMEIDA, I. G., COSTA, N. R. A., GUIMARÃES, L. A.; MARIANO, F. N.; PAULI-TEIXEIRA, S. C. et al. Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.25, n.2, p. 390-399, 2012.
TOGNETTA, L. R. P., VINHA, T. P. Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Revista Diálogo Educacional, v.9, n.28, p. 525-540, 2009.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/08/2019
05/08/2019
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do estágio básico II. Relações sociais, habilidades interpessoais, postura analítico-reflexiva frente às demandas observadas e ética profissional na atuação em campo.
19/08/2019
19/08/2019
Relatos da experiência de estágio: compartilhando vivências e subsidiando a continuidade do trabalho realizado nas instituições.
26/08/2019
26/08/2019
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar: observação sistemática e participante.
02/09/2019
02/09/2019
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar: pesquisa documental, uso de entrevistas e questionários.
09/09/2019
09/09/2019
A transversalidade das competências desenvolvidas no Estágio Básico para a formação do psicólogo nos diversos campos de atuação. Orientações finais para a inserção nos campos de estágio.
16/09/2019
16/09/2019
Visita técnica ao campo de estágio. Observação da estrutura física e organizacional da escola. Entrevistas com a equipe gestora e os técnicos.
23/09/2019
23/09/2019
Supervisão das atividades realizadas em campo: observações iniciais e entrevistas conduzidas com educadores. Definição das atividades a serem realizadas na visita seguinte.
30/09/2019
30/09/2019
Atividades realizadas em campo: entrevistas semiestruturadas conduzidas com os professores.
07/10/2019
07/10/2019
Supervisão das atividades realizadas em campo: análise colaborativa das entrevistas conduzidas com os educadores. Definição das atividades a serem realizadas na visita seguinte.
14/10/2019
14/10/2019
Atividades realizadas em campo: observações sistemáticas em sala de aula.
Avaliações
Data Descrição
21/10/2019 1ª Avaliação
18/11/2019 2ª Avaliação
02/12/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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