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MNPEF-UFPI020 - PLANEJAMENTO DA PESQUISA E DO PRODUTO EDUCACIONAL I - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação professor x aluno; Apresentação e apreciação pelos alunos do Plano de Disciplina; Introdução aos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa no ensino de Física (08/03/2019 - 08/03/2019)

Introdução aos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa no ensino de Física.

   Plano de Curso da disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional I 
Plano de Curso da disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional I
  Texto 01 - Apresentando a Investigação Científica (FIORENTINI; LORENZATO, 2012) 
Texto 01 - Apresentando a Investigação Científica (FIORENTINI; LORENZATO, 2012)
  FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA - Parte 1 
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA - Parte 1
  Elaboração de projetos de pesquisa 
Texto 02 - Elaboração de projetos de pesquisa
  Template_do projeto de pesquisa 
Template_do projeto de pesquisa - MNPEF - 2019.1
  NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS 
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS
  FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – Parte II 
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – Parte II
  O trabalho do professor de Física no ensino médio: um retrato da realidade, da vontade e da necessidade nos âmbitos socioeconômico e metodológico 
O trabalho do professor de Física no ensino médio: um retrato da realidade, da vontade e da necessidade nos âmbitos socioeconômico e metodológico
  Atividade Avaliativa (individual) e de Reposição de aula sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos 
Atividade Avaliativa (individual) e de Reposição de aula sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos
  ABNT NBR 10520_2002 - CITAÇÕES em documentos - Apresentação 
ABNT NBR 10520_2002 - CITAÇÕES em documentos - Apresentação
  ABNT NBR 14724-2011 Trabalhos acadêmicos - Apresentação 
ABNT NBR 14724-2011 Trabalhos acadêmicos - Apresentação
  ABNT NBR 6023-2018 REFERÊNCIAS.pdf 
ABNT NBR 6023-2018 REFERÊNCIAS
  TÉCNICAS DE PESQUISA DADOS 
TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO DE DADOS
  PROCESSO DE COLETA/PRODUÇÃO DE DADOS 
PROCESSO DE COLETA/PRODUÇÃO DE DADOS PESQUISA DE CAMPO
  TRABALHO DE CAMPO INFORMAÇÕES 
TRABALHO DE CAMPO INFORMAÇÕES
  ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS PESQUISA QUALITATIVA 
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS PESQUISA QUALITATIVA
  Texto sobre o produto educacional 
Texto para ajudar na construção da Metodologia do projeto, no sub-tópico Produto educacional.
Introdução aos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa no ensino de Física (15/03/2019 - 15/03/2019)

Introdução aos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa no ensino de Física

O trabalho do professor de Física no ensino médio: um retrato da realidade, da vontade e da necessidade nos âmbitos socioeconômico e metodológico (22/03/2019 - 22/03/2019)

Aula expositiva e dialogada sobre "O trabalho do professor de Física no ensino médio: um retrato da realidade, da vontade e da necessidade nos âmbitos socioeconômico e metodológico".

As principais abordagens e modalidades da pesquisa em ensino de Física (29/03/2019 - 29/03/2019)

As principais abordagens e modalidades da pesquisa em ensino de Física

O processo de elaboração do projeto de pesquisa (05/04/2019 - 05/04/2019)

O processo de elaboração do projeto de pesquisa: fundamentação teórica

O processo de elaboração do planejamento de pesquisa (12/04/2019 - 12/04/2019)

O processo de elaboração do planejamento de pesquisa: sobre a metodologia

O processo de elaboração do planejamento de pesquisa (19/04/2019 - 19/04/2019)

O processo de elaboração do planejamento de pesquisa: sobre a metodologia

O processo de elaboração do planejamento de pesquisa (26/04/2019 - 26/04/2019)

Técnicas e instrumentos de produção de dados

O processo de elaboração do planejamento de pesquisa (03/05/2019 - 03/05/2019)

O processo de análise dos dados 

O processo de elaboração do planejamento de pesquisa (10/05/2019 - 10/05/2019)

Sobre o referencial teórico

O processo de elaboração do planejamento de pesquisa (17/05/2019 - 17/05/2019)

Apresentação (em sala de aula) dos projetos de pesquisa e comentários no coletivo.

O processo de elaboração do planejamento de pesquisa (24/05/2019 - 24/05/2019)

Apresentação (em sala de aula) dos projetos de pesquisa e comentários no coletivo.

O processo de elaboração do planejamento de pesquisa (31/05/2019 - 31/05/2019)

Apresentação (em sala de aula) dos projetos de pesquisa e comentários no coletivo.

Discussão sobre o Produto Educação/Ensino de Física (07/06/2019 - 07/06/2019)

O Produto Educacional como parte da investigação sobre tema específico pertinente ao currículo da Educação Básica a ser aplicado durante o desenvolvimento da pesquisa/Estágio Supervisionado.

Normas técnicas de formatação de trabalhos científicos em Ensino de Física (14/06/2019 - 14/06/2019)

Normas técnicas de formatação (apresentação, sumário, citações e referências) de trabalhos científicos em Ensino de Física (projeto de pesquisa, resumo, artigo científico, dissertação), conforme a ABNT em vigor.

Normas técnicas de formatação de trabalhos científicos em Ensino de Física (21/06/2019 - 21/06/2019)

Normas técnicas de formatação (apresentação, sumário, citações e referências) de trabalhos científicos em Ensino de Física (projeto de pesquisa, resumo, artigo científico, dissertação), conforme a ABNT em vigor.

Atividade Avaliativa sobre normas técnicas de formatação de trabalhos acadêmicos (28/06/2019 - 28/06/2019)

Atividade Avaliativa (escrita) sobre normas técnicas de formatação de trabalhos acadêmicos, conforme a ABNT em vigor.

Entrega dos projetos de pesquisa e avaliação da disciplina. (05/07/2019 - 05/07/2019)

Entrega dos projetos de pesquisa e avaliação da disciplina.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05
1 2019100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2019100**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
5 2019100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2019100**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2019100**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019100**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019100**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
2 2019100**** 10,0 9,0 9.5 2 AM
3 2019100**** 10,0 8,0 9.0 2 AM
4 2019100**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
5 2019100**** 10,0 9,0 9.5 4 AM
6 2019100**** 10,0 9,0 9.5 4 AM
7 2019100**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
8 2019100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2019100**** 10,0 9,5 9.8 4 AM
10 2019100**** 10,0 8,0 9.0 0 AM
11 2019100**** 10,0 8,0 9.0 0 AM
12 2019100**** 10,0 9,5 9.8 2 AM
13 2019100**** 10,0 9,0 9.5 2 AM
14 2019100**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
15 2019100**** 10,0 8,5 9.3 0 AM
16 2019100**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
17 2019100**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
18 2019100**** 10,0 8,5 9.3 2 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina é constituída pela participação dos alunos de pós-graduação do MNPEF – UFPI, ao longo de seu mestrado, dos seminários semanais. Estes seminários são dados através de palestras ministradas pelos estudantes ou por professores convidados, do polo ou de outras universidades. A programação é definida conjuntamente pelos grupos de pesquisas, professores orientadores e comissão de pós-graduação do MNPEF-UFPI.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Serão realizados 15 (quinze) encontros presencias, sendo que a disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas; atividades de discussão sobre fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa; elaboração do projeto de pesquisa, individualmente; sistematização e organização do Produto Educacional; oficina sobre normalização de trabalhos acadêmico-científicos/Projeto de Pesquisa, dentre outras estratégias. Durante o desenvolvimento da disciplina serão utilizados recursos como: projetor multimídia, textos científicos, livros, pincel, quadro de acrílico, entre outros.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais do MNPEF/UFPI e incluirá a observação dos seguintes aspectos:
− Frequência mínima de 75% das aulas;
− Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala;
− Qualidade dos trabalhos produzidos;
− Postura profissional, autodisciplina, relacionamento.
Durante o decorrer da disciplina, serão aplicadas 02 (duas) avaliações parciais. A cada avaliação parcial será atribuída uma nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos com, no máximo uma casa decimal. Terá nota aprovativa o discente que obtiver Média Aritmética (MA), das avaliações parciais, igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.
⎫ Primeira Avaliação: Elaboração do Projeto de Pesquisa (proposta do Produto Educacional);
⎫ Segunda Avaliação: Apresentação individual do Projeto de Pesquisa.

Horário de atendimento:
Bibliografia: ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo: da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. Informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação. Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.


ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo: da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. Informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação. Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.


BISOGNIN, E. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: < file:///Users/neutonalves/Downloads/37938-158708-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 1 mar. 2019.

BORSSOI, A. H.; FREIRE, T. B. P.; SILVA, K. A. P. da. Um Produto Educacional para o ensino de equações diferenciais ordinárias em um curso de formação docente. Disponível em: < file:///Users/neutonalves/Downloads/1113-3710-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 1 mar. 2019.

COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2011.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 - (Coleção formação de professores).

FUCHS, A. M. S.; FRANÇA, M. N.; PINHEIRO, M. S. de F. Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia: EDUFU, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: < http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2018.

LEODORO, M. P.; BALKINS, M. A. A. DE S. Problematizar e participar: elaboração do produto educacional no Mestrado Profissional em Ensino. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/EF/84.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2019.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U. , 1986.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2017.

MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

NASCIMENTO, F. P.; SOUSA, F. L. L. Metodologia da pesquisa científica: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2015.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/03/2019
08/03/2019
Apresentação professor x aluno; Apresentação e apreciação pelos alunos do Plano de Disciplina; Introdução aos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa no ensino de Física
15/03/2019
15/03/2019
Introdução aos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa no ensino de Física
22/03/2019
22/03/2019
O trabalho do professor de Física no ensino médio: um retrato da realidade, da vontade e da necessidade nos âmbitos socioeconômico e metodológico
29/03/2019
29/03/2019
As principais abordagens e modalidades da pesquisa em ensino de Física
05/04/2019
05/04/2019
O processo de elaboração do projeto de pesquisa
12/04/2019
12/04/2019
O processo de elaboração do planejamento de pesquisa
19/04/2019
19/04/2019
O processo de elaboração do planejamento de pesquisa
26/04/2019
26/04/2019
O processo de elaboração do planejamento de pesquisa
03/05/2019
03/05/2019
O processo de elaboração do planejamento de pesquisa
10/05/2019
10/05/2019
O processo de elaboração do planejamento de pesquisa
17/05/2019
17/05/2019
O processo de elaboração do planejamento de pesquisa
24/05/2019
24/05/2019
O processo de elaboração do planejamento de pesquisa
31/05/2019
31/05/2019
O processo de elaboração do planejamento de pesquisa
07/06/2019
07/06/2019
Discussão sobre o Produto Educação/Ensino de Física
14/06/2019
14/06/2019
Normas técnicas de formatação de trabalhos científicos em Ensino de Física
21/06/2019
21/06/2019
Normas técnicas de formatação de trabalhos científicos em Ensino de Física
28/06/2019
28/06/2019
Atividade Avaliativa sobre normas técnicas de formatação de trabalhos acadêmicos
05/07/2019
05/07/2019
Entrega dos projetos de pesquisa e avaliação da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
MATERIAIS/TEXTOS PARA CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA DO PROJETO 21/06/2019
MATERIAIS/TEXTOS PARA CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA DO PROJETO 21/06/2019
MATERIAIS/TEXTOS PARA CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA DO PROJETO 21/06/2019
Sobre a aula de hoje (21/06) 21/06/2019
Sobre a Atividade Avaliativa e de Reposição de aula sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos 12/06/2019
Não haverá aula presencial hoje (07/06) 07/06/2019
Sobre o Template_do projeto de pesquisa/Produto Educacional 29/04/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:25