Metodologia: |
As aulas serão desenvolvidas consoante a compreensão de que o ato letivo é coletivamente construído. Nesse sentido, em nossos encontros, nas 30 horas da regra, faremos exposição oral, discussão sistemática dos textos previamente selecionados e lidos. Leituras imprescindíveis. Eventualmente com a utilização de meios instrucionais facilitadores. A segunda unidade será desenvolvida com a realização de micros/seminários, consoante calendário e dinâmica a definir em nossa primeira aula. A avaliação será detalhada no curso do processo letivo. Não é aceitável o uso de aparelho celular e afins durante a aula, ressalvados casos excepcionais.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
As aulas serão desenvolvidas consoante a compreensão de que o ato letivo é coletivamente construído. Nesse sentido, em nossos encontros, nas 30 horas da regra, faremos exposição oral, discussão sistemática dos textos previamente selecionados e lidos. Leituras imprescindíveis. Eventualmente com a utilização de meios instrucionais facilitadores. A segunda unidade será desenvolvida com a realização de micros/seminários, consoante calendário e dinâmica a definir em nossa primeira aula. A avaliação será detalhada no curso do processo letivo. Não é aceitável o uso de aparelho celular e afins durante a aula, ressalvados casos excepcionais.
PLANO DETALHADO ? ATIVIDADES
Dia 26/03 Primeira e segunda sessões ? Democracia: construção histórica, teórica, retórica, ..., e no Brasil. (Ref. Leitura sistemática do texto Democracia, Norberto Bobbio). Dia 27/03 Primeira e segunda sessões ? Metrópole/Colônia: instituições transpostas. Manhã: Cap. IV, de Os donos do poder; Tarde: Cap. VI, idem. (Ref. Leitura metódica prévia das indicações capitulares para compartilhamento discussivo). Dia 28/03 Primeira sessão, manhã ? A cidadania no Brasil e a recorrente alusão à sua falta. (Ref. Capítulos 2, 6 e 7 de A construção da ordem. (Ref. Leitura metódica prévia das indicações...). Segunda Sessão, tarde ? Os sentidos da ética. Três primeiros microsseminários: 1. As delícias do jardim, Aluisio; 2. O retorno do bom governo, Carolina; 3. As fronteiras da ética, Eliani. (Ref. In: NOVAES, Adauto. V. Bibliografia). Dia 29/03 Primeira e segunda sessões ? Manhã: 1. Dilemas da moral iluminista, Idel; 2. O eterno retorno do mesmo: tese cosmológica ou imperativo ético?, Lycia; 3. A mentira: um capítulo das relações entre a ética e a política, Maria. Tarde: 1. O sujeito e a norma, Selma; 2. Ilusões perdidas, Wanaia; 3. Público, privado, despotismo, Wesley. (Ref. In: NOVAES, Adauto. V. Bibliografia).
ATENÇÃO: Esses microsseminários terão duração aproximada de uma hora cada um, reservada a primeira meia hora para apresentação, power point, e a segunda para discussões. Trata-se de atividade avaliativa: o material/relatório de leitura, e a apresentação respectiva, constituem referência distintas para esse fim.
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Bibliografia:
| NOVAES, Adauto. (Org.) Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 BOBBIO, Norberto. Democracia. Dicionário de Política. 2ª Ed. Brasília: UNB, c1986. CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem / Teatro de sombras. Rio de Janeiro: UFRJ / Relume Dumará, 1996. FAORO, Raymundo. Os donos do poder. 3ª ed. São Paulo, 2001.
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