-

CPSIC/CMRV005 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. (19/02/2019 - 19/02/2019)
   Plano de curso 2019.1 
Experiências subjetivas de aprendizagem como ponto de partida para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem (21/02/2019 - 21/02/2019)
Relação histórica entre Psicologia, Educação e outras áreas do conhecimento. (26/02/2019 - 26/02/2019)
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas acerca da aprendizagem (28/02/2019 - 28/02/2019)
Processos de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva sociocultural e situada. (05/03/2019 - 05/03/2019)
Aprendizagem significativa, influencia educativa, aprendizagem colaborativa, identidade de aprendiz, personalização da aprendizagem. (07/03/2019 - 07/03/2019)
Roda de conversa com indígenas da etnia Canelas sobre aprendizagem dentro de fora da escola. (12/03/2019 - 12/03/2019)
Diversidade, escola e a construção do discurso educativo. (14/03/2019 - 14/03/2019)
Orientação para elaboração do position paper e apresentação de seminários. (19/03/2019 - 19/03/2019)
Nova ecologia da aprendizagem: as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como artefatos culturais mediadores dos processos de ensino-aprendizagem. (21/03/2019 - 21/03/2019)
Uso das TIC para ensinar e aprender: ferramentas úteis. (26/03/2019 - 26/03/2019)
1ª Avaliação da aprendizagem: entrega do position paper. Construindo um relato pessoal digital com finalidade pedagógica. (28/03/2019 - 28/03/2019)
    
Inicia em 18/04/2019 às 0h 0 e finaliza em 22/04/2019 às 23h 59
Apresentação do relato pessoal digital com finalidade pedagógica. (02/04/2019 - 02/04/2019)
Orientação para elaboração dos semininários. Exibição de filme sobre aprendizagem colaborativa. Discussão do filme exibido. (04/04/2019 - 04/04/2019)
Aprendizagem e comportamento segundo Skinner. (09/04/2019 - 09/04/2019)
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. (11/04/2019 - 11/04/2019)
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky. (16/04/2019 - 16/04/2019)
Refelxões sobre a repercussão das teorias condutistas, contrutivista e socio-construtivista na educação no Brasil (18/04/2019 - 18/04/2019)
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa. (23/04/2019 - 23/04/2019)
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação. (25/04/2019 - 25/04/2019)
Rógers e a educação centrada no aluno. (30/04/2019 - 30/04/2019)
Orientações gerais sobre a apresentação dos projetos de pesquisa (28/05/2019 - 28/05/2019)
Apresentação dos projetos de pesquisa, se possível com os dados coletados. (30/05/2019 - 30/05/2019)
Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre. (04/06/2019 - 04/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
19 21 26 28 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04
1 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2017909**** 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 76
6 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2015903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2018901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
13 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
15 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
17 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
18 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2018903**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
23 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 2 0 2 0 2 2 2 2 26
27 2018902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
28 2018901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
31 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2018902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
34 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
35 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
36 2018902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018901**** 9,5 10,0 9,5 9.7 4 AM
2 2017914**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
3 2015903**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
4 2018900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
5 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
7 2018900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
8 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
10 2018902**** 7,5 10,0 9,0 8.8 4 AM
11 2018902**** 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
12 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
13 2018902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
14 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
15 2018901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
16 2018902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
17 2018903**** 10,0 10,0 9,0 9.7 6 AM
18 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
19 2018903**** 0,0 10,0 0,0 3.3 26 RF
20 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
21 2018902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
22 2017909**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
23 2018903**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
24 2018902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 10 AM
25 2018902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
26 2018900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
27 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
28 2018903**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
29 2018902**** 9,0 10,0 9,5 9.5 4 AM
30 2018900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
31 2018902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
32 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
33 2018902**** 9,0 10,0 9,5 9.5 4 AM
34 2018903**** 8,0 10,0 9,5 9.2 12 AM
35 2018902**** 9,0 10,0 9,5 9.5 4 AM
36 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
37 2018903**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, estudos dirigidos, seminários em grupo, elaboração de textos científicos e de projeto de pesquisa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de textos científicos e planos de intervenção. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um position paper elaborado individualmente (10,0); um seminário elaborado e apresentado em grupo (10,0); e um projeto de pesquisa sobre temáticas relacionadas à disciplina elaborado em grupo (10,0).
Horário de atendimento: terças e quintas das 10 às 12
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 29-64). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
COLL, C. Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 7-21). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
SILVA, S. A.; FOSSATTI, P.; SARMENTO, D. F. Teorias implícitas sobre o ensino e aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 2011, 291-299.
Bibliografia Complementar
ALENCAR, E. S.; TEIXEIRA, C. S. M.; SILVA, C. S.; FERRO, M. G. D.; CARVALHO, M. V. C. A epistemologia genética de Jean Piaget. In: CARVALHO, M. V. C. de; MATOS, K. S. A. L de. Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão (pp. 119-162). 2. Ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.
COLL, C. Constructivismo y educación escolar: ni hablamos siempre de lo mismo ni lo hacemos siempre desde la misma perspectiva epistemológica. Anuario de Psicología, 69, 1996, pp. 153-178.
COLL, C. et. Al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996.
LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDPUCRS, 2003.
FREITAS, L. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1989.
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.
PAIN, S. A função da ignorância na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1971.
PIERRE, M. El desarrollo cognitivo del niño: desde los descubrimientos de Piaget hasta las investigaciones actuales. Contextos Educativos, 4, 2001, pp. 53-77.
POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1996
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/02/2019
19/02/2019
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
21/02/2019
21/02/2019
Experiências subjetivas de aprendizagem como ponto de partida para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem
26/02/2019
26/02/2019
Relação histórica entre Psicologia, Educação e outras áreas do conhecimento.
28/02/2019
28/02/2019
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas acerca da aprendizagem
05/03/2019
05/03/2019
Processos de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva sociocultural e situada.
07/03/2019
07/03/2019
Aprendizagem significativa, influencia educativa, aprendizagem colaborativa, identidade de aprendiz, personalização da aprendizagem.
12/03/2019
12/03/2019
Roda de conversa com indígenas da etnia Canelas sobre aprendizagem dentro de fora da escola.
14/03/2019
14/03/2019
Diversidade, escola e a construção do discurso educativo.
19/03/2019
19/03/2019
Orientação para elaboração do position paper e apresentação de seminários.
21/03/2019
21/03/2019
Nova ecologia da aprendizagem: as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como artefatos culturais mediadores dos processos de ensino-aprendizagem.
26/03/2019
26/03/2019
Uso das TIC para ensinar e aprender: ferramentas úteis.
28/03/2019
28/03/2019
1ª Avaliação da aprendizagem: entrega do position paper. Construindo um relato pessoal digital com finalidade pedagógica.
02/04/2019
02/04/2019
Apresentação do relato pessoal digital com finalidade pedagógica.
04/04/2019
04/04/2019
Orientação para elaboração dos semininários. Exibição de filme sobre aprendizagem colaborativa. Discussão do filme exibido.
09/04/2019
09/04/2019
Aprendizagem e comportamento segundo Skinner.
11/04/2019
11/04/2019
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget.
16/04/2019
16/04/2019
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky.
18/04/2019
18/04/2019
Refelxões sobre a repercussão das teorias condutistas, contrutivista e socio-construtivista na educação no Brasil
23/04/2019
23/04/2019
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa.
25/04/2019
25/04/2019
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação.
30/04/2019
30/04/2019
Rógers e a educação centrada no aluno.
28/05/2019
28/05/2019
Orientações gerais sobre a apresentação dos projetos de pesquisa
30/05/2019
30/05/2019
Apresentação dos projetos de pesquisa, se possível com os dados coletados.
04/06/2019
04/06/2019
Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre.
Avaliações
Data Descrição
28/03/2019 1ª Avaliação
18/04/2019 2ª Avaliação
04/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:27