-

DAA0253 - FUND ANTROPOL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
O campo e a abordagem antropológicos: Eu e Nós (19/02/2019 - 26/03/2019)
Nesta unidade apresentaremos o objeto de estudo da Antropologia, suas subáreas, o processo histórico de institucionalização da disciplina, bem como sua utilidade e interesses específicos e comuns com outras áreas do conhecimento.
   Ritos corporais entre os NACIREMA 
Prezadx alunx, Esse será o texto de nossa próxima aula, que será amanhã : ). Abraço,
  Texto 2 para aula 07.03.19 
Prezadx alunx, Amanhã discutiremos o texto 2 e 3 da primeira unidade. Eles estão disponível na xerox, mas também vai em anexo. Até amanhã. Abraço,
  Texto 3 para aula 07.03.19 
Prezadx alunx, Segue o texto 3 que também será discutido na aula de amanhã. Informo que o caderno de textos já se encontra na xerox, casa da cópia, próxima ao auditório central. Abraço,
2. Métodos da pesquisa Antropológica: (28/03/2019 - 07/05/2019)
Nessa unidade, discutiremos o método antropológico como um instrumento para profissionais que lidam com diversidade cultural: trabalho de campo, observação participante, entrevista, história de vida e etnografia.
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença (09/05/2019 - 18/06/2019)
Nesta etapa do processo apresentaremos reflexões com base em pesquisas etnográficas. Os temas elencados dizem respeito a discussão as mudanças significativas de ordem legal nas funções sociais da escola. Destacaremos principalmente diversidade de gênero e etnia.
  Aula do dia 09.05.19 
Prezadx alunx, Segue, em anexo, o texto da aula de amanhã. Leiam porque a discussão será mediada pela nossa monitora Maria Helena. Abraço,
  Modelo de diário de campo 
Prezadx alunx, Envio anexo o modelo de diário de campo, com elementos importantes que devem observar para produzir um relatório de pesquisa. Att.
  Modelo de relatório do ensaio etnográfico 
Prezadx alunx, Segue, em anexo, modelo de relatório do ensaio etnográfico, como quero receber. Att.
  Passos para produção do podcast 
Prezadx alunx, Segue, em anexo, passos para produção do podcast. Att.
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
26 28 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 04 06 11
1 2019900**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 2 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15
2 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
5 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019901**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 12
13 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 4
16 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2019900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2019901**** 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 38
19 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2019903**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 8
24 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2019902**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 6
29 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
33 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
34 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
36 2019902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 2019902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
38 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
39 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 28
41 2019902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
42 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
43 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 6
44 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
46 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
48 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
49 2019900**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 12
50 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
51 2019901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
2 2019900**** 5,0 6,6 9,5 7.0 0 AM
3 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2019902**** 5,5 9,0 10,0 8.2 2 AM
5 2019902**** 10,0 9,4 10,0 9.8 0 AM
6 2019901**** 8,0 9,2 10,0 9.1 0 AM
7 2019901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 AM
8 2019902**** 9,5 9,2 10,0 9.6 4 AM
9 2019900**** 10,0 9,0 9,0 9.3 2 AM
10 2019902**** 8,5 9,2 10,0 9.2 6 AM
11 2019900**** 8,0 7,6 10,0 8.5 2 AM
12 2019901**** 10,0 8,6 10,0 9.5 0 AM
13 2019900**** 8,2 8,8 10,0 9.0 0 AM
14 2019901**** 8,5 9,4 10,0 9.3 0 AM
15 2019900**** 8,5 7,5 7,5 7.8 15 AM
16 2019901**** 10,0 9,4 10,0 9.8 0 AM
17 2019901**** 7,5 7,0 9,5 8.0 4 AM
18 2019902**** 7,0 6,4 10,0 7.8 6 AM
19 2019901**** 8,0 8,2 10,0 8.7 0 AM
20 2019900**** 8,5 6,8 10,0 8.4 12 AM
21 2019902**** 8,5 8,6 10,0 9.0 2 AM
22 2019902**** 9,0 8,9 10,0 9.3 0 AM
23 2019902**** 8,0 9,6 10,0 9.2 0 AM
24 2019902**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
25 2019902**** 8,5 8,8 10,0 9.1 4 AM
26 2019901**** 6,0 8,0 9,5 7.8 12 AM
27 2019901**** 8,0 8,0 10,0 8.7 8 AM
28 2019902**** 7,5 9,0 10,0 8.8 4 AM
29 2019901**** 8,0 8,8 10,0 8.9 0 AM
30 2019901**** 7,0 0,0 9,5 5.5 38 RF
31 2019901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 6 AM
32 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2019900**** 4,5 8,4 10,0 7.6 2 AM
34 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2019901**** 6,0 7,9 10,0 8.0 2 AM
36 2019900**** 9,0 8,4 10,0 9.1 4 AM
37 2019902**** 8,5 9,6 10,0 9.4 2 AM
38 2019901**** 10,0 9,2 10,0 9.7 2 AM
39 2019902**** 8,5 8,8 10,0 9.1 4 AM
40 2019900**** 9,5 8,4 10,0 9.3 8 AM
41 2019900**** 9,5 8,0 10,0 9.2 2 AM
42 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
43 2019902**** 8,0 8,6 10,0 8.9 0 AM
44 2019903**** 7,5 8,0 10,0 8.5 4 AM
45 2019902**** 6,5 0,0 0,0 2.2 28 RF
46 2019902**** 10,0 9,2 10,0 9.7 0 AM
47 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
48 2019901**** 10,0 9,4 10,0 9.8 2 AM
49 2019902**** 8,0 8,4 10,0 8.8 4 AM
50 2019902**** 9,5 9,6 10,0 9.7 4 AM
51 2019902**** 7,5 6,1 10,0 7.9 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo;
• Sala de aula invertida.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova Escrita - individual, sem consulta bibliográfica).
Trabalho Integrado -
Elaborar uma lista de questões sobre o texto para debatê-lo junto com os colegas em sala de aula.
Trabalhos escritos – ensaio de trabalho etnográfico.
Horário de atendimento: 08-10
Bibliografia: DAMATTA, Roberto. «Você tem cultura?» in Explorações: ensaios de sociologia interpretativa, Rio de Janeiro: Rocco, 1986, pp. 121-128.

LANGDON, E.J.; WIIK, F.B. Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado às ciências da saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 18, n. 3, mai/jun 2010, p. 173-81. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n3/pt_23.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2012.

MINER, Horace. A. Ritos Corporais entre os Nacirema in: K. Romney e P. L. Vore (eds.): You and Others – readings in Introductory Antropology. Winthrop Publishers, Cambridge 1973, pp. 72-76 (versão trad. - manuscrito)

ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense.

MAGNANI, José Guilherme C. Discurso e representação ou de como os baloma de Kiriwina podem reencarnar-se nas atuais pesquisas. In CARDOSO, Ruth (org). A aventura antropológica: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. (pp 127-40).

MALINOWSKI, B. Introdução: Tema, Método e Objetivo dessa Pesquisa. In: MALINOWSKI, B. Os argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural. (Coleção Os Pensadores), 1977. (pp 17-34)

FONSECA, Cláudia. Quando cada caso não é um caso - pesquisa etnográfica em educação. Revista da ANPED - SP , n. 10, jan/abr 1999.

________________. PREPARANDO-SE PARA A VIDA: reflexões sobre escola e adolescência em grupos populares. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.61, jan./mar. 1994. pp.144-155.

CORREA, Mariza. “Repensando a família patriarcal no Brasil (notas para o estudo das formas de organização familiar no Brasil). Colcha de retalhos. São Paulo: Brasiliense. 1982.

CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, maio-ago. 2005.

DEBERT, ,Guita G. Velhice e o curso da vida pós-moderno. REVISTA USP, São Paulo, n.42, p. 70-83, junho/agosto 1999

GUSMÂO, Neusa et al. Diversidade, cultura e educação. São Paulo: Biruta, 2009.

TRINDADE, Azolida L e SANTOS, Rafael. Multiculturalismo as mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.

LANGDON, E. J. Representações de doenças e itinerário terapêutico dos Siona da Amazônia colombiana, in: Santos, R V & Coimbra Jr., C E A (orgs.) Saúde e Povos Indígenas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994. (pp 115-141)
MALUF, Sônia. Organização familiar e relações de gênero. In:_Encontros noturnos, Bruxas e Bruxarias na Lagoa da Conceição. Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos. 1993. (pp 19-51)

MILANI, Feizi M.. Adolescência e violência: mais uma forma de exclusão. Educ. rev., Curitiba , n. 15, p. , Dec. 1999 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100009&lng=en&nrm=iso>. access on 27 Feb. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.194.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/02/2019
26/03/2019
O campo e a abordagem antropológicos: Eu e Nós
28/03/2019
07/05/2019
2. Métodos da pesquisa Antropológica:
09/05/2019
18/06/2019
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença
Avaliações
Data Descrição
02/04/2019 1ª Avaliação
09/05/2019 2ª Avaliação
18/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:07