• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

CMR0034 - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E DE BIOLOGIA - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Pensar ciências e aprender ciências (12/03/2019 - 21/03/2019)
   Planodisciplina.pdf 
O contexto da prática docente: a escola, o currículo e o aluno (26/03/2019 - 04/04/2019)
Espaços do aprender e do ensinar (11/04/2019 - 23/05/2019)
  BNCC.pdf 
Aula adicional (14/05/2019 - 14/05/2019)
Aula Extra.
Aula adicional (16/05/2019 - 16/05/2019)
Aula Extra.
Aula Reposição (21/05/2019 - 21/05/2019)
Aula Extra.
Aula Reposição (21/05/2019 - 21/05/2019)
Aula Extra.
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia (30/05/2019 - 18/06/2019)
Aula Reposição (11/06/2019 - 11/06/2019)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
12 14 19 21 26 28 02 09 11 16 23 25 30 07 09 14 16 21 23 28 04 06 11 13 18
1 2017902**** 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2016906**** 0 2 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
4 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017900**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2017908**** 0 2 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
7 2017900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2017902**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2017901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2017900**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
13 2017901**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2017900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2016906**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 0 0 44
16 2017900**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 12
17 2016905**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2017902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2017901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
20 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
21 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2017902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017908**** 9,0 8,5 8,0 8.5 0 AM
2 2017901**** 6,0 8,5 8,0 7.5 0 AM
3 2016906**** 10,0 8,0 7,0 8.3 0 AM
4 2017902**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 AM
5 2017900**** 10,0 9,5 9,6 9.7 0 AM
6 2017902**** 8,0 8,3 8,0 8.1 0 AM
7 2017900**** 8,0 8,0 7,0 7.7 0 AM
8 2017902**** 10,0 9,5 9,6 9.7 0 AM
9 2016905**** 9,0 8,0 7,0 8.0 0 AM
10 2017900**** 10,0 9,5 9,6 9.7 0 AM
11 2017901**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
12 2017901**** 7,5 8,0 7,0 7.5 0 AM
13 2017902**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
14 2017901**** 9,5 8,3 8,0 8.6 0 AM
15 2017900**** 8,0 8,5 8,0 8.2 0 AM
16 2017908**** 7,0 8,3 8,0 7.8 0 AM
17 2017901**** 7,0 8,5 8,0 7.8 0 AM
18 2017902**** 9,5 8,5 9,0 9.0 0 AM
19 2017900**** 8,5 8,3 8,0 8.3 0 AM
20 2017900**** 9,5 8,5 9,0 9.0 0 AM
21 2017900**** 10,0 9,5 9,6 9.7 0 AM
22 2016906**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2017900**** 10,0 9,5 9,6 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Campo de Estudo das Ciências; Fundamentação Científica; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Ciências-conceito, classificação, caracterização, importância e utilização; A Biologia no contexto científico; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Biologia.
Objetivos: Geral : Preparar os alunos para o planejamento e a organização das atividades docentes necessárias ao ensino de ciências propiciando-lhes a vivência e a reflexão da prática docente. Específicos : • conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências; • discutir as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas de ciências no ensino fundamental e médio; • discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências e de biologia; • conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositivo-dialogada com apoio de diferentes recursos didáticos;
•Atividades envolvendo seminários, dinâmicas e discussão em grupo;
• Desenvolvimento de atividades práticas;
•Orientação em grupo, direcionada à reflexão e discussão de atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino;
•Desenvolvimento de projeto de ensino e atividade docente na escola pública pertinentes ao conteúdo desenvolvido na disciplina e às necessidades da escola.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita por meio:
da participação nas discussões e atividades de sala de aula;
de atividades de avaliação da aprendizagem a partir do conteúdo abordado;
da elaboração de relatórios e da elaboração e execução de um projeto de ensino de ciências e de biologia.
Horário de atendimento: Quarta-feira 08-12
Bibliografia: CACHAPUZ, Antonio et al. (org). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. & PERNAMBUCO, M.P. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: 2a Edição. Ed. Cortez, 2007.
GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia B. Divulgação científica na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí. 2015.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E.; FERREIRA, Marcia S. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: 1ª. Edição. Ed. Cortez, 2009.
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular, Brasília, 2018.
POZO, Juan I.; GÓMEZ CRESPO, Miguel Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: 5ª. Edição. Artmed, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/03/2019
21/03/2019
Pensar ciências e aprender ciências
26/03/2019
04/04/2019
O contexto da prática docente: a escola, o currículo e o aluno
11/04/2019
23/05/2019
Espaços do aprender e do ensinar
14/05/2019
14/05/2019
Aula adicional
16/05/2019
16/05/2019
Aula adicional
21/05/2019
21/05/2019
Aula Reposição
21/05/2019
21/05/2019
Aula Reposição
30/05/2019
18/06/2019
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia
11/06/2019
11/06/2019
Aula Reposição
Avaliações
Data Descrição
09/04/2019 1ª Avaliação
28/05/2019 2ª Avaliação
20/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula dia 09/05 09/05/2019
Correção 08/04/2019
Reorganização Calendário 08/04/2019
Aula de Hoje 04/04 04/04/2019
Aula de hoje 07/03 07/03/2019
Retorno ás atividades 21/02/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:26