-

CBT0038 - MARKETING TURISTICO - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino (20/02/2019 - 20/02/2019)
Aula expositiva dialogada com uso de data show
Introdução ao marketing turístico (22/02/2019 - 22/02/2019)
Aula expositiva dialogada com Data Show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Definição de marketing: o que é marketing?? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
   Morrison (2012, Cap. 1) 
Capítulo "Definição de Marketing - O que é marketing?"
Introdução ao marketing turístico (27/02/2019 - 27/02/2019)
Aula expositiva dialogada com Data Show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Definição de marketing: o que é marketing?? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
Conceitos e definições de marketing turístico (01/03/2019 - 01/03/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo "Serviços de marketing de hospitalidade e turismo" do livro "Turismo: Marketing de hospitalidade e turismo".
Conceitos e definições de marketing turístico (06/03/2019 - 06/03/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo "Serviços de marketing de hospitalidade e turismo" do livro "Turismo: Marketing de hospitalidade e turismo".
Abordagens de marketing no setor do turismo (08/03/2019 - 08/03/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo "Serviços de marketing de hospitalidade e turismo" do livro "Turismo: Marketing de hospitalidade e turismo".
Abordagens de marketing no setor do turismo (13/03/2019 - 13/03/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo.
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público (15/03/2019 - 15/03/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Comportamento do cliente: onde estamos agora?? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
Tendências e desafios do marketing (20/03/2019 - 20/03/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussão de texto/artigo.
Tendências e desafios do marketing (22/03/2019 - 22/03/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussão de texto/artigo.
Análise de oportunidades de marketing (27/03/2019 - 27/03/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Análise de oportunidades de marketing? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
Análise de oportunidades de marketing (29/03/2019 - 29/03/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Análise de oportunidades de marketing? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
Prova escrita (03/04/2019 - 03/04/2019)
Avaliação escrita.
O comportamento do consumidor em turismo (05/04/2019 - 05/04/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Comportamento do cliente: onde estamos agora?? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
O comportamento do consumidor em turismo (10/04/2019 - 10/04/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Comportamento do cliente: onde estamos agora?? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
Marketing e Tecnologia da Informação e Comunicação | Seminário de discussão (12/04/2019 - 12/04/2019)
Discussão de texto/artigo
Apresentação e entrega T1 (17/04/2019 - 17/04/2019)
Apresentação da primeira etapa do Plano de Marketing Turístico
    
Inicia em 29/03/2019 às 0h 0 e finaliza em 17/04/2019 às 23h 59
Pesquisa de marketing (24/04/2019 - 24/04/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussão de texto/artigo.
Pesquisa de marketing | Aplicação da pesquisa (26/04/2019 - 26/04/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo.
Implementação de estratégias de segmentação (01/05/2019 - 01/05/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Estratégia de marketing: segmentação e tendências de mercado? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?, e discussão de texto/artigo.
  SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO 
MORRISON (2012) - SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO
Implementação de estratégias de segmentação | Seminário de discussão (03/05/2019 - 03/05/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Estratégia de marketing: segmentação e tendências de mercado? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?, e discussão de texto/artigo.
  TEXTO SEMINÁRIO - SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E A DEMANDA TURÍSTICA REAL EM DIAMANTINA-MG E REGIÃO 
MEDAGLIA-MAYNART-SILVEIRA (2013) - A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E A DEMANDA TURÍSTICA REAL EM DIAMANTINA-MG E REGIÃO
Apresentação e entrega T2 (08/05/2019 - 08/05/2019)
Apresentação da segunda etapa do Plano de Marketing Turístico
Processo de planejamento estratégico | Gestão e controle do plano de marketing (10/05/2019 - 10/05/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo.
Gerenciamento da qualidade (15/05/2019 - 15/05/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo.
Gerenciamento da qualidade | Seminário de discussão (17/05/2019 - 17/05/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussão de texto/artigo.
  Expectativa x Experiência análise de avaliações publicadas em redes sociais sobre a qualidade dos serviços de meios de hospedagem classificados pelo SBClass 
Artigo "Expectativa x Experiência análise de avaliações publicadas em redes sociais sobre a qualidade dos serviços de meios de hospedagem classificados pelo SBClass" para apresentação em seminário.
Preparação final do plano de marketing (22/05/2019 - 22/05/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Pesquisa de marketing? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
Preparação final do plano de marketing (24/05/2019 - 24/05/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo. Análise do capítulo ?Pesquisa de marketing? do livro ?Marketing de hospitalidade e turismo?.
Apresentação e entrega T3 (29/05/2019 - 29/05/2019)
Apresentação da terceira etapa do Plano de Marketing Turístico
Ética em marketing turístico (31/05/2019 - 31/05/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussões em grupo.
    
Inicia em 31/05/2019 às 0h 0 e finaliza em 31/05/2019 às 23h 59
Ética em marketing turístico | Seminário de discussão (05/06/2019 - 05/06/2019)
Aula expositiva dialogada com data show, quadro, marcador de quadro branco e discussão de texto/artigo.
    
Inicia em 21/06/2019 às 20h 0 e finaliza em 21/06/2019 às 22h 0
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
20 22 27 01 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12 14 19 21
1 201393**** 2 2 2 2 0 0 2 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 2 2 2 2 0 0 0 2 2 40
2 2016904**** 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 16
3 2016904**** 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 18
4 201393**** 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 18
5 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2016905**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 20
7 2016906**** 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
8 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 2015905**** 2 0 2 2 0 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 72
11 2015903**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 17
12 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2016905**** 2 2 2 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 18
14 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2016904**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
16 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
17 201492**** 2 2 2 2 2 2 0 2 0 0 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 74
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016905**** 6,8 7,5 8,8 7.7 6 AM
2 201492**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
3 2016904**** 8,3 8,5 8,2 8.3 14 AM
4 2016904**** 8,8 4,5 9,2 7.5 0 AM
5 2016905**** 7,9 7,0 6,3 7.1 14 AM
6 2015905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
7 201393**** 5,5 2,5 8,4 0.0 2.8 12 RN
8 2016906**** 8,8 8,5 8,9 8.7 2 AM
9 2016906**** 6,0 4,5 6,3 6.8 6.2 8 EF
10 2016904**** 8,9 7,0 9,0 8.3 6 AM
11 2015903**** 1,0 4,5 6,4 7.9 6.0 15 EF
12 2016905**** 7,9 6,5 6,5 7.0 10 AM
13 2016905**** 8,3 9,0 8,2 8.5 6 AM
14 2016906**** 8,9 7,0 9,0 8.3 6 AM
15 2016904**** 7,8 8,5 8,3 8.2 12 AM
16 201495**** 5,6 6,0 6,4 8.2 7.1 2 EF
17 201393**** 0,0 6,0 0,0 2.0 40 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: EMENTA

Marketing na atividade turística, importância e procedimentos básicos. O papel de cada um dos agentes atuantes no processo de comercialização do produto turístico. Análise e avaliação de experiências em Marketing Turístico. Elaboração de plano de marketing turístico. Estratégias para o desenvolvimento do mix de marketing para as empresas turísticas: planejamento e controle. Elaboração de marketing turístico promocional: esquema metodológico de preparação do programa de promoção, sistema de interação e controle, previsão orçamentária e financiamento das atividades promocionais.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao aluno a compreensão do processo e da dinâmica do marketing nas atividades comerciais das organizações turísticas, analisando as estratégias adotadas e as possibilidades existentes e buscando a discussão sobre assuntos inerentes a promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Proporcionar ao aluno o desenvolvimento da compreensão dos aspectos teórico-práticos do marketing turístico;

? Trazer à compreensão do aluno a dinâmica de mercado e as influências que condicionam a atuação da organização em marketing;

? Consolidar o senso analítico e crítico do aluno perante a realidade do setor turístico em seus aspectos mercadológicos.

RECURSOS DIDÁTICOS

As aulas terão como apoio textos e artigos de periódicos/livros/websites e filmes e utilizarão os seguintes recursos: quadro, Internet, notebook e projetor.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

O programa será desenvolvido com base em aulas expositivas dialogadas com auxílio de recursos audiovisuais; apresentação de seminários; discussões de casos através de artigos de períodos, livros e jornais na área de marketing e/ou turismo; palestras; trabalhos de grupo em sala; realização de trabalho escrito individual e em equipes; pesquisa de mercado e de consumidor, e turismo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados em atividades individuais e trabalhos em grupo, conforme segue:

Tipos de Avaliações Nota

01 artigo (dupla) 10
Prova escrita 10
T1 - Introdução e Análise da Situação 2
T2 - Diagnóstico e Estratégias Relacionadas aos Objetivos 3
T3 - Plano de Implantação e Controle da Estratégia Comercial 2
Apresentação de Seminários (03) 3


ATIVIDADES INDIVIDUAIS

1. Participação em sala de aula
Entende-se que o/a discente são sujeitos ativos e como tal será avaliado/a pela a) objetividade da participação (questionamento e comentários), b) qualidade da participação quanto ao conteúdo exposto e c) articulação com outros conteúdos.

2. Avaliação escrita

2.2. Artigo
Objetivo de exercitar a leitura, interpretação, aplicação de pesquisa e a elaboração de texto científico.

? Artigo ? Marketing e tecnologias da informação e comunicação
Data de Entrega: 04 de junho (até às 23:00 pelo SIGAA, discentes matriculados na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, deverão entregar trabalho diretamente para o Prof. André)

O não envio das atividades dentro do referido prazo implicará em perda de 30% da nota da atividade.

2.1. Prova
Esta, com o objetivo de avaliar o conhecimento construído nas aulas e com conteúdo referente as aulas anteriores a mesma, será realizada na segunda quinzena de março.


TRABALHO EM GRUPO

3. Leitura e discussão de textos
Capacidade de interrogar os textos lidos e relacionar aos conteúdos da disciplina.

4. Elaboração e apresentação do Plano de Marketing Turístico (grupo)
Se explorará a problemática e informação disponível sobre um problema prático do marketing turístico, trabalhando em grupo de modo que todos os membros colaborem na construção e execução da pesquisa, assim como análises e redação de todos os materiais elaborados.

Espera-se que o/a discente possa produzir textos mediante organização coletiva, por meio de esforço cooperativo e colaborativo na execução dos trabalhos propostos. Critérios de avaliação: Seminário: clareza, organização e sequência de apresentação, qualidade e fundamentação da argumentação e, adequação no uso de recursos audiovisuais e do tempo; Escrito: clareza em relação ao tema, justificativa, análise externa, análise de mercado e dos consumidores, análise das competências e do setor, análise do macro entorno, análise interna (T1), análise DAFO (SWOT), pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, objetivos a serem alcançados, estratégias de marketing, abordagens de posicionamento (T2) e, para o T3, detalhamento das ações específicas de marketing operacional, plano de atividades, orçamento de marketing, medidas, resultados esperados de cada atividade, cronograma de avaliação) somados à avaliação dos resultados e conclusão do trabalho.

5 grupos de 4 discentes.


? T1 - Introdução e Análise da Situação - data da apresentação: 12 de abril (16ª aula) e entrega do trabalho escrito: 12 de abril (até às 23:00 pelo SIGAA).
? T2 - Diagnóstico e Estratégias Relacionadas aos Objetivos - data da apresentação: 08 de maio (22ª aula) e entrega do trabalho escrito: 08 de maio (até às 23:00 pelo SIGAA).
? T3 - Plano de Implantação e Controle da Estratégia Comercial e trabalho final - data da apresentação: 29 de maio (28ª aula) e entrega do trabalho escrito: 29 de maio (até às 23:00 pelo SIGAA).


Os seminários devem ser apresentados na data estipulada por todos os membros do grupo sob pena de desconto de nota.

Exame Final
19 de junho


Horário de atendimento: QUARTAS-FEIRAS - 17:00 às 19:00
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIAS, Reinaldo; CASSAR, Maurício. Fundamentos do marketing turístico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MOTA, Keila Cristina Nicolau. Marketing Turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BALANZÁ, I. M. Marketing e Comercialização de Produtos Turísticos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
BIGNÉ, E.; FONT, X. y; ANDREU, L. Marketing de destinos turísticos. Madrid: ESIC Editorial, 2000.
BOONE, Louis E.; KURTZ, David L.. Marketing Contemporâneo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
BRASIL, Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: Marcos Conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. Elsevier: São Paulo, 2010.
KOTLER, P.; GERTNER, D.; REIN, I.; HAIDER, D.. Marketing de Lugares: Como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
MEIRA, P. R. S.; SANTOS, C. P.; MAFRA, D. P. Marketing social: aplicações e métricas no setor público. Brasília: Senado Federal, 2015.
MIDDLETON, V. T. C. Marketing de Turismo: teoria & prática. Rio de Janeiro: Atlas, 2002.
MORRISON, A. M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
PLOG, S. C. Porque a preservação do destino tem sentido econômico. In:THEOBALD, W. F. (org.). Turismo Global. 2ª. edição. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2002. pp. 267-282.
PRINGLE, H.; THOMPSON, M. Marketing Social: marketing para causas sociais e a construção de marcas. São Paulo: Makron Books, 2000.
SANTESMASES, M. M. Marketing. Conceptos e Estrategias. 4ª. ed., Pirámide, Madrid, 1999.
SERRA, A. C. Marketing Turístico. Madrid: Ed. Pirámide, 2011.
SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
ZEITHAML, V.A., BITNER, M. J. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2002.

Periódicos

Caderno Virtual de Turismo. Disponível em <http://www.ivt-rj.net/caderno>
Estudios y Perspectivas en Turismo. Buenos Aires. Disponível em <http://www.estudiosenturismo.com.ar/>
Revista Turismo e Sociedade. DETUR/UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo>
Revista Turismo em Análise. São Paulo: ECA/USP. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/rta>
Revista Turismo: Visão e Ação. Balneário Camboriú: UNIVALI. Disponível em <http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva>
Revista Brasileira de Turismo. Disponível em <http://www.rbtur.org.br>
REMark - Revista Brasileira de Marketing
Revista de Administração Contemporânea ? RAC
Revista de Administração de Empresas ? RAE < http://www.anpad.org.br/publicacoes.php>
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/02/2019
20/02/2019
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino
22/02/2019
22/02/2019
Introdução ao marketing turístico
27/02/2019
27/02/2019
Introdução ao marketing turístico
01/03/2019
01/03/2019
Conceitos e definições de marketing turístico
06/03/2019
06/03/2019
Conceitos e definições de marketing turístico
08/03/2019
08/03/2019
Abordagens de marketing no setor do turismo
13/03/2019
13/03/2019
Abordagens de marketing no setor do turismo
15/03/2019
15/03/2019
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público
20/03/2019
20/03/2019
Tendências e desafios do marketing
22/03/2019
22/03/2019
Tendências e desafios do marketing
27/03/2019
27/03/2019
Análise de oportunidades de marketing
29/03/2019
29/03/2019
Análise de oportunidades de marketing
03/04/2019
03/04/2019
Prova escrita
05/04/2019
05/04/2019
O comportamento do consumidor em turismo
10/04/2019
10/04/2019
O comportamento do consumidor em turismo
12/04/2019
12/04/2019
Marketing e Tecnologia da Informação e Comunicação | Seminário de discussão
17/04/2019
17/04/2019
Apresentação e entrega T1
24/04/2019
24/04/2019
Pesquisa de marketing
26/04/2019
26/04/2019
Pesquisa de marketing | Aplicação da pesquisa
01/05/2019
01/05/2019
Implementação de estratégias de segmentação
03/05/2019
03/05/2019
Implementação de estratégias de segmentação | Seminário de discussão
08/05/2019
08/05/2019
Apresentação e entrega T2
10/05/2019
10/05/2019
Processo de planejamento estratégico | Gestão e controle do plano de marketing
15/05/2019
15/05/2019
Gerenciamento da qualidade
17/05/2019
17/05/2019
Gerenciamento da qualidade | Seminário de discussão
22/05/2019
22/05/2019
Preparação final do plano de marketing
24/05/2019
24/05/2019
Preparação final do plano de marketing
29/05/2019
29/05/2019
Apresentação e entrega T3
31/05/2019
31/05/2019
Ética em marketing turístico
05/06/2019
05/06/2019
Ética em marketing turístico | Seminário de discussão
Avaliações
Data Descrição
27/03/2019 1ª Avaliação
29/05/2019 2ª Avaliação
04/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
EXAME FINAL (21/06) 17/06/2019
CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 2019-01 10/06/2019
CANCELAMENTO AULA DE AMANHÃ (29/05) 28/05/2019
AVISO DISCIPLINA | INFORME LANÇAMENTO CORUC 21/05/2019
ATENÇÃO - AULA SEGUNDA-FEIRA (18h - 20h) | SEMINÁRIO QUARTA-FEIRA 07/04/2019
RESULTADO ENQUETE | AULA NORMAL PRÓXIMAS SEMANAS 31/03/2019
AULA DE HOJE (22/03) - CANCELADA 22/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:31