• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CBT0017 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO III - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Debate sobre a ementa da disciplina; sugestão sobre a realização de uma atividade de extensão. Leitura de textos, em grupo, e discussão oral. (19/02/2019 - 19/02/2019)
Unidade 1 do livro Nuevo Ven 2. Apresentação dos diálogos em duplas. Prática auditiva, oral e escrita. Falar sobre pessoas famosas e elaborar uma autobiografia como tarefa de casa. (20/02/2019 - 20/02/2019)
Estudos gramaticais e lexicais. (26/02/2019 - 26/02/2019)
Conteúdos culturais, estudo de texto e prática oral. (27/02/2019 - 27/02/2019)
Atividades do caderno de exercícios, em dupla. Aula de revisão dos assuntos estudados. (05/03/2019 - 05/03/2019)
Unidade 2: atividades auditivas e orais, em duplas. Apresentação dos diálogos propostos no livro e, em seguida, elaboração de novos textos dentro da mesma temática em questão. (06/03/2019 - 06/03/2019)
Aplicação das atividades lexicais e gramaticais do livro. Ao final, atividade de compreensão leitora. (12/03/2019 - 12/03/2019)
Término da unidade 2 com as atividades culturais apresentadas no livro didático. Discussão em sala de aula. (13/03/2019 - 13/03/2019)
Caderno de exercícios - atividade de revisão. Prática leitora e oral. (19/03/2019 - 19/03/2019)
Unidade 3. Tema da unidade: Instrucciones. Os alunos devem saber como dar orientações de diferentes tipos e situações. Atividades orais e escritas. (20/03/2019 - 20/03/2019)
Apresentações de poesias selecionadas pelos alunos para trabalhar a pronúncia. Orientação sobre a atividade de extensão: Exposição de poesias. Atividade de escrita e pronúncia. (26/03/2019 - 26/03/2019)
Atividades gramaticas e lexicais do livro e do caderno de exercícios. (27/03/2019 - 27/03/2019)
Atvidade com música e atividade escrita. (02/04/2019 - 02/04/2019)
Atividade no Laboratótio de gastronomia com a elaboração de uma tortilla, prato típico ds Espanha. Apresentação dos ingredientes e modo de preparado, em espanhol. (03/04/2019 - 03/04/2019)
Revisão, através do Caderno de Atividades, das unidades 2 e 3. (09/04/2019 - 09/04/2019)
Atvidades de leitura e escrita da sala de aula. (10/04/2019 - 10/04/2019)
Organização da do Evento de Extensão: LA POESÍA COMO RECURSO MOTIVADOR PARA EL APRENDIZAJE DE LOS ESTUDIANTES BRASILEÑOS EN LA LENGUA ESPAÑOLA (16/04/2019 - 16/04/2019)
Atvidades de pronúncia e audição. (17/04/2019 - 17/04/2019)
Aplicação da primeira avaliação: prova escrita. (23/04/2019 - 23/04/2019)
Segunda chamada. (24/04/2019 - 24/04/2019)
Entrega e comentários sobre a prova. Atividade de revisão dos assuntos estudados. (30/04/2019 - 30/04/2019)
Feriado nacional. (01/05/2019 - 01/05/2019)
Unidade 4: Prática auditiva e oral. Apresentação dos diálogos em dupla. Ao final da aula, apresentação dos diálosos elaborados em sala com a orientação do professor. (07/05/2019 - 07/05/2019)
Exercícios de vocabulário, gramática e leitura. (08/05/2019 - 08/05/2019)
Atividades de produção escrita e conteúdos culturais (14/05/2019 - 14/05/2019)
Unidade 5: apresentação do diálogos. (15/05/2019 - 15/05/2019)
Exercícios do livro. (21/05/2019 - 21/05/2019)
Fechamento do material da exposição apresentado na I Feira das Nações - Espanhol e Inglês, da UFPI-CMRV, Parnaíba. Atvidade em dupla. Segunda avaliação. (22/05/2019 - 22/05/2019)
Continuidade da unidade 5. (28/05/2019 - 28/05/2019)
Atividades de produção textual. (29/05/2019 - 29/05/2019)
Revisão para a terceira avaliação. (04/06/2019 - 04/06/2019)
Aplicação da terceira avaliação sobre o livro: El querer es poder. (05/06/2019 - 05/06/2019)
Segunda chamada. (11/06/2019 - 11/06/2019)
Aplicação da prova final. (12/06/2019 - 12/06/2019)
Fechamento do semestre, das notas e dos diários. (18/06/2019 - 18/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
19 20 26 27 05 06 12 13 19 20 26 27 02 03 09 10 16 17 23 24 30 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18
1 2015904**** 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
3 2018903**** 0 2 0 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
4 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018902**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 1 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
6 2018903**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2018901**** 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
8 2017914**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 14
9 2015903**** 2 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
10 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015903**** 5,5 8,8 6,6 7.0 0 AM
2 2018903**** 4,5 8,5 8,0 7.0 0 AM
3 2018903**** 7,0 8,9 8,6 8.2 0 AM
4 2017914**** 6,0 9,2 9,7 8.3 0 AM
5 2018902**** 5,0 8,5 9,4 7.6 0 AM
6 2018903**** 2,0 8,0 8,6 7.3 6.8 0 EF
7 2015904**** 9,0 9,8 9,7 9.5 0 AM
8 2018902**** 5,5 8,0 9,8 7.8 0 AM
9 2018903**** 6,2 8,2 9,5 8.0 0 AM
10 2018901**** 5,5 8,3 8,0 7.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola através de atividades de nível pré-intermediário que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas da língua (ler, falar, ouvir e escrever), enfatizando a comunicação em situações específicas da área turística, mas não unicamente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Aulas expositivas;
? Atividades práticas e teóricas;
? Exposição oral dos alunos;
? Análise e discussão dos conteúdos em material textual autêntico;
? Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR. Será levando em consideração:

? Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
? Participação nos trabalhos propostos;
? Pontualidade na entrega das atividades;
? Exposição oral;
? Análise da produção escrita;
? Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa-calpe, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2001.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Cuaderno de Actividades 1.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/02/2019
19/02/2019
Debate sobre a ementa da disciplina; sugestão sobre a realização de uma atividade de extensão. Leitura de textos, em grupo, e discussão oral.
20/02/2019
20/02/2019
Unidade 1 do livro Nuevo Ven 2. Apresentação dos diálogos em duplas. Prática auditiva, oral e escrita. Falar sobre pessoas famosas e elaborar uma autobiografia como tarefa de casa.
26/02/2019
26/02/2019
Estudos gramaticais e lexicais.
27/02/2019
27/02/2019
Conteúdos culturais, estudo de texto e prática oral.
05/03/2019
05/03/2019
Atividades do caderno de exercícios, em dupla. Aula de revisão dos assuntos estudados.
06/03/2019
06/03/2019
Unidade 2: atividades auditivas e orais, em duplas. Apresentação dos diálogos propostos no livro e, em seguida, elaboração de novos textos dentro da mesma temática em questão.
12/03/2019
12/03/2019
Aplicação das atividades lexicais e gramaticais do livro. Ao final, atividade de compreensão leitora.
13/03/2019
13/03/2019
Término da unidade 2 com as atividades culturais apresentadas no livro didático. Discussão em sala de aula.
19/03/2019
19/03/2019
Caderno de exercícios - atividade de revisão. Prática leitora e oral.
20/03/2019
20/03/2019
Unidade 3. Tema da unidade: Instrucciones. Os alunos devem saber como dar orientações de diferentes tipos e situações. Atividades orais e escritas.
26/03/2019
26/03/2019
Apresentações de poesias selecionadas pelos alunos para trabalhar a pronúncia. Orientação sobre a atividade de extensão: Exposição de poesias. Atividade de escrita e pronúncia.
27/03/2019
27/03/2019
Atividades gramaticas e lexicais do livro e do caderno de exercícios.
02/04/2019
02/04/2019
Atvidade com música e atividade escrita.
03/04/2019
03/04/2019
Atividade no Laboratótio de gastronomia com a elaboração de uma tortilla, prato típico ds Espanha. Apresentação dos ingredientes e modo de preparado, em espanhol.
09/04/2019
09/04/2019
Revisão, através do Caderno de Atividades, das unidades 2 e 3.
10/04/2019
10/04/2019
Atvidades de leitura e escrita da sala de aula.
16/04/2019
16/04/2019
Organização da do Evento de Extensão: LA POESÍA COMO RECURSO MOTIVADOR PARA EL APRENDIZAJE DE LOS ESTUDIANTES BRASILEÑOS EN LA LENGUA ESPAÑOLA
17/04/2019
17/04/2019
Atvidades de pronúncia e audição.
23/04/2019
23/04/2019
Aplicação da primeira avaliação: prova escrita.
24/04/2019
24/04/2019
Segunda chamada.
30/04/2019
30/04/2019
Entrega e comentários sobre a prova. Atividade de revisão dos assuntos estudados.
01/05/2019
01/05/2019
Feriado nacional.
07/05/2019
07/05/2019
Unidade 4: Prática auditiva e oral. Apresentação dos diálogos em dupla. Ao final da aula, apresentação dos diálosos elaborados em sala com a orientação do professor.
08/05/2019
08/05/2019
Exercícios de vocabulário, gramática e leitura.
14/05/2019
14/05/2019
Atividades de produção escrita e conteúdos culturais
15/05/2019
15/05/2019
Unidade 5: apresentação do diálogos.
21/05/2019
21/05/2019
Exercícios do livro.
22/05/2019
22/05/2019
Fechamento do material da exposição apresentado na I Feira das Nações - Espanhol e Inglês, da UFPI-CMRV, Parnaíba. Atvidade em dupla. Segunda avaliação.
28/05/2019
28/05/2019
Continuidade da unidade 5.
29/05/2019
29/05/2019
Atividades de produção textual.
04/06/2019
04/06/2019
Revisão para a terceira avaliação.
05/06/2019
05/06/2019
Aplicação da terceira avaliação sobre o livro: El querer es poder.
11/06/2019
11/06/2019
Segunda chamada.
12/06/2019
12/06/2019
Aplicação da prova final.
18/06/2019
18/06/2019
Fechamento do semestre, das notas e dos diários.
Avaliações
Data Descrição
23/04/2019 1ª Avaliação
22/05/2019 2ª Avaliação
05/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:33