-

CBT0009 - LINGUA ESPANHOLA APLIC AO TURISMO I - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da turma, da ementa da disciplina e explicação da metodologia e avaliação da disciplina. Trabalho com texto sobre a cultura espanhola e latinoamericana. Apresentação de cada aluno em espanhol. (18/02/2019 - 18/02/2019)
Unidade 1: Saludos y Despedidas. Trabalho auditivo e pronúncia. Conteúdos sobre profissões e nacionalidades. Trabalho em dupla. (21/02/2019 - 21/02/2019)
Trabalho com textos em contextos formais e informais. Pedir e dar informações. Atividades em equipes. (25/02/2019 - 25/02/2019)
Atividades do Livro em duplas. Explicação e revisão dos temos estudados. Atividade com textos. (28/02/2019 - 28/02/2019)
Unidade 2: Apresentação dos diálogos em dupla. Trabalho com pronúncia e compreensão auditiva. Atvidades sobre vocabulário e gramática. (04/03/2019 - 04/03/2019)
Atividades do Caderno de exercícios. Atividades de compreensão leitora (07/03/2019 - 07/03/2019)
Atvidades de produção textual e exercícios auditivos. (11/03/2019 - 11/03/2019)
Trabalho com música e produção de textos. (14/03/2019 - 14/03/2019)
Unidade 3: Alquiler un piso. Atividades em grupos e apresentações dis diálodos em dupla. Explicação da fonética. Elaboração de textos em dupla e apresentação para prática oral. (18/03/2019 - 18/03/2019)
Exercícios orais, individualmente, para localizar objetos na sala de aula. Atividades de compreesão leitora, perguntas sobre uma quantidade e contestar - Trablho em dupla. Prática de escrita em dupla. (21/03/2019 - 21/03/2019)
Revisão dos conteúdos com o Livro de Exercícios. (25/03/2019 - 25/03/2019)
Trabalho com escrita. (28/03/2019 - 28/03/2019)
Atividades audiovisuais. (01/04/2019 - 01/04/2019)
Exercícios do livro e do caderno de atividades. (04/04/2019 - 04/04/2019)
Revisão da terceira unidade. (08/04/2019 - 08/04/2019)
Apresentação dos seminários em grupos sobre alguns pontos turísticos dos países de fala espanhola. Comentários sobre os conteúdos. (11/04/2019 - 11/04/2019)
Términos dos seminários. Avaliação sobre a pronúncia dos alunos. Comentários sobre os conteúdos. (15/04/2019 - 15/04/2019)
Prática escrita e apresentação oral dos textos produzidos pelos alunos em sala de aula. Uso de dicionários para auxiliar a atividade. (18/04/2019 - 18/04/2019)
Revisão geral dos conteúdos estudados. (22/04/2019 - 22/04/2019)
Aplicação da primeira avaliação - prova escrita. (25/04/2019 - 25/04/2019)
Revisão dos conteúdos programáticos estudados. (29/04/2019 - 29/04/2019)
Segunda chamada. (02/05/2019 - 02/05/2019)
Correção da prova e comentários sobre as dúvidas dos alunos sobre os conteúdos da prova. (06/05/2019 - 06/05/2019)
Unidade 4: apresentações dos diálogos. Correção da pronúncia. Atividade com canção. (09/05/2019 - 09/05/2019)
Exercícios gramaticais da unidade 4. Atvidades de compreensão leitora, expressão oral e comprensão auditiva com música. Trabalho com produção textual, individualmente. (13/05/2019 - 13/05/2019)
Localização de um ponto turístico da cidade. Atividade oral e trabalho escrito, individualmente. (16/05/2019 - 16/05/2019)
Atividades de vocabulário, conteúdos gramaticais e exercícios auditivos. (20/05/2019 - 20/05/2019)
Organização dos trabalhos que foram confeccionados e apresentados na I Feira das Nações. Dia 24, apresentação cultural dos trabalhos dos curso de espoanhol e inglês. Atividade para a segunda avaliação. (23/05/2019 - 23/05/2019)
Unidade 5: atividades auditovidas e orais, individualmente. (27/05/2019 - 27/05/2019)
Apresentação de diálogos elaborados pelos alunos, em dupla. (30/05/2019 - 30/05/2019)
Revisão da unidade 5. (03/06/2019 - 03/06/2019)
Aplicação da terceira avaliação: prova oral sobre o livro - Para los niños siempre hay tiempo. (06/06/2019 - 06/06/2019)
Aplicação da segunda chamada. (10/06/2019 - 10/06/2019)
Encerramento da disciplina. (13/06/2019 - 13/06/2019)
Fechamento do semestre, das notas e dos diários. (17/06/2019 - 17/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
18 21 25 28 07 11 14 18 21 25 28 01 04 08 11 15 18 22 25 29 02 06 09 13 16 20 23 27 30 03 06 10 13 17
1 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
2 2019901**** 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2019901**** 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 12
4 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019902**** 0 0 0 0 2 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 42
7 2018905**** 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 2019903**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
9 2018903**** 0 2 0 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 30
10 2019903**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
11 2019903**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 20116**** 2 2 2 2 2 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 64
13 2019903**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 1 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 7
14 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
15 2018903**** 2 2 0 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 58
16 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 5
17 2019901**** 0 2 2 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
18 2019903**** 2 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 10
19 2019901**** 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
20 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
21 201011**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 66
22 2017914**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 2018905**** 2 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
24 2019902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 5
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018905**** 7,4 9,5 6,0 7.6 0 AM
2 2019902**** 3,0 0,0 2,0 1.7 0 RN
3 2018905**** 7,8 8,3 6,0 7.4 0 AM
4 2019902**** 8,9 9,4 6,0 8.1 0 AM
5 2019902**** 7,9 9,5 6,0 7.8 0 AM
6 2019902**** 7,3 9,5 8,0 8.3 0 AM
7 2019903**** 7,4 9,0 6,3 7.6 0 AM
8 2019901**** 9,1 9,0 8,8 9.0 0 AM
9 2019902**** 8,7 9,7 9,8 9.4 0 AM
10 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2018905**** 9,0 9,7 9,8 9.5 0 AM
12 2019901**** 7,5 8,0 4,0 6.0 6.3 0 EF
13 201011**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
14 20116**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2019903**** 7,8 9,0 8,0 8.3 0 AM
16 2019903**** 6,6 9,5 8,4 8.2 0 AM
17 2019903**** 10,0 9,9 10,0 10.0 0 AM
18 2019903**** 7,9 9,8 5,0 7.6 0 AM
19 2019900**** 9,0 9,8 8,1 9.0 0 AM
20 2019901**** 6,3 9,2 5,0 6.0 6.4 0 EF
21 2017914**** 7,8 9,6 7,0 8.1 0 AM
22 2019900**** 8,3 9,0 7,0 8.1 0 AM
23 2019901**** 8,5 9,0 8,4 8.6 0 AM
24 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo prático das funções e estruturas básicas da língua espanhola através de atividades que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades da língua ( ler, falar, ouvir, escrever), visando à comunicação em situações específicas da área turística
Objetivos: Estudo básico da língua espanhola, através de atividades práticas que desenvolvam a escrita, a leitura, a fala e a audiçao , possibilitando o conhecimento das variaçoes culturais da língua, no âmbito turístico. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Ler e traduzir frases e textos em espanhol; - Escrever frases ou textos em espanhol usando o vocabulário estudado em sala de aula; - Realizar exercícios gramaticais y fonéticos de compreensao auditiva; - Responder perguntas oralmente usando as estruturas aprendidas.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Aulas expositivas;
? Atividades práticas e teóricas;
? Exposição oral dos discentes;
? Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
? Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR. Será levado em consideração:

? Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
? Participação nos trabalhos propostos;
? Pontualidade na entrega das atividades;
? Exposição oral;
? Análise da produção escrita;
? Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa-calpe, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.

NUEVO VEN 1. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2001.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 1. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Cuaderno de Actividades 1.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/02/2019
18/02/2019
Apresentação da turma, da ementa da disciplina e explicação da metodologia e avaliação da disciplina. Trabalho com texto sobre a cultura espanhola e latinoamericana. Apresentação de cada aluno em espanhol.
21/02/2019
21/02/2019
Unidade 1: Saludos y Despedidas. Trabalho auditivo e pronúncia. Conteúdos sobre profissões e nacionalidades. Trabalho em dupla.
25/02/2019
25/02/2019
Trabalho com textos em contextos formais e informais. Pedir e dar informações. Atividades em equipes.
28/02/2019
28/02/2019
Atividades do Livro em duplas. Explicação e revisão dos temos estudados. Atividade com textos.
04/03/2019
04/03/2019
Unidade 2: Apresentação dos diálogos em dupla. Trabalho com pronúncia e compreensão auditiva. Atvidades sobre vocabulário e gramática.
07/03/2019
07/03/2019
Atividades do Caderno de exercícios. Atividades de compreensão leitora
11/03/2019
11/03/2019
Atvidades de produção textual e exercícios auditivos.
14/03/2019
14/03/2019
Trabalho com música e produção de textos.
18/03/2019
18/03/2019
Unidade 3: Alquiler un piso. Atividades em grupos e apresentações dis diálodos em dupla. Explicação da fonética. Elaboração de textos em dupla e apresentação para prática oral.
21/03/2019
21/03/2019
Exercícios orais, individualmente, para localizar objetos na sala de aula. Atividades de compreesão leitora, perguntas sobre uma quantidade e contestar - Trablho em dupla. Prática de escrita em dupla.
25/03/2019
25/03/2019
Revisão dos conteúdos com o Livro de Exercícios.
28/03/2019
28/03/2019
Trabalho com escrita.
01/04/2019
01/04/2019
Atividades audiovisuais.
04/04/2019
04/04/2019
Exercícios do livro e do caderno de atividades.
08/04/2019
08/04/2019
Revisão da terceira unidade.
11/04/2019
11/04/2019
Apresentação dos seminários em grupos sobre alguns pontos turísticos dos países de fala espanhola. Comentários sobre os conteúdos.
15/04/2019
15/04/2019
Términos dos seminários. Avaliação sobre a pronúncia dos alunos. Comentários sobre os conteúdos.
18/04/2019
18/04/2019
Prática escrita e apresentação oral dos textos produzidos pelos alunos em sala de aula. Uso de dicionários para auxiliar a atividade.
22/04/2019
22/04/2019
Revisão geral dos conteúdos estudados.
25/04/2019
25/04/2019
Aplicação da primeira avaliação - prova escrita.
29/04/2019
29/04/2019
Revisão dos conteúdos programáticos estudados.
02/05/2019
02/05/2019
Segunda chamada.
06/05/2019
06/05/2019
Correção da prova e comentários sobre as dúvidas dos alunos sobre os conteúdos da prova.
09/05/2019
09/05/2019
Unidade 4: apresentações dos diálogos. Correção da pronúncia. Atividade com canção.
13/05/2019
13/05/2019
Exercícios gramaticais da unidade 4. Atvidades de compreensão leitora, expressão oral e comprensão auditiva com música. Trabalho com produção textual, individualmente.
16/05/2019
16/05/2019
Localização de um ponto turístico da cidade. Atividade oral e trabalho escrito, individualmente.
20/05/2019
20/05/2019
Atividades de vocabulário, conteúdos gramaticais e exercícios auditivos.
23/05/2019
23/05/2019
Organização dos trabalhos que foram confeccionados e apresentados na I Feira das Nações. Dia 24, apresentação cultural dos trabalhos dos curso de espoanhol e inglês. Atividade para a segunda avaliação.
27/05/2019
27/05/2019
Unidade 5: atividades auditovidas e orais, individualmente.
30/05/2019
30/05/2019
Apresentação de diálogos elaborados pelos alunos, em dupla.
03/06/2019
03/06/2019
Revisão da unidade 5.
06/06/2019
06/06/2019
Aplicação da terceira avaliação: prova oral sobre o livro - Para los niños siempre hay tiempo.
10/06/2019
10/06/2019
Aplicação da segunda chamada.
13/06/2019
13/06/2019
Encerramento da disciplina.
17/06/2019
17/06/2019
Fechamento do semestre, das notas e dos diários.
Avaliações
Data Descrição
25/04/2019 1ª Avaliação
22/05/2019 2ª Avaliação
06/06/2019 3ª Avaliação
10/06/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:29