Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O curso terá como princípio básico a pratica reflexiva-crítica e será desenvolvido por meio de reflexões, discussões e atividades que possibilitem a articulação teórico-prática privilegiando o diálogo e o respeito mútuo. Na operacionalização da disciplina serão desenvolvidas durantes as aulas, orientação quanto as atividades de participação, investigação reflexão, descrição, registro, ação e socialização do trabalho de campo. Haverá momentos de leituras, aulas expositivas dialogada, debates acerca das ações desenvolvidas em sala de aula que irão subsidiar as atividades que serão realizadas na escola da Educação Básica - campo de atuação do aluno da disciplina - que subsidiarão a análise e discussão do fenômeno educativo; observação e caracterização da escola, fora da escola , dentro da escola e fora da sala de aula e dentro da escola e da sala de aula Trabalho individual e em grupo para estudos, discussões e produção de textos; Também acontecerão momentos para orientações gerais e individuais que servirão para esclarecimento de dúvidas pertinentes ao estágio, encaminhamentos relacionados à elaboração do produto educacional e do artigo científico.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme dispositivos legais dessa IES. Desse modo, o Pós-Graduando será avaliado individualmente e em grupo, observando os seguintes aspectos: Frequência mínima de 75% da carga horária; Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos; Qualidade dos trabalhos produzidos e autoavaliação; Para efeito de registro de notas: 1ª Nota: Elaboração do produto Educacional; 2ª Nota: Produção de artigo.
|
Horário de atendimento:
| Sábado/ manhã e Quarta/tarde |
Bibliografia:
| PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógico) LIMA, Maria Socorro Lucena... [et al]. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 4. ed., Fortaleza: Edições Demócrito Rocha. PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 5. ed. Campinas Papirus, 2000. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógicos
|