-

PPGHB041 - SEMINÁRIO DA LINHA DE PESQUISA II - HISTÓRIA, CIDADE, MEMÓRIA E TRABALHO - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Encontro inicial com os mestrandos: Fontes e narrativa (15/08/2018 - 15/08/2018)

O emprego de diferenetes fontes de pesquisa e narrativa.

    
Inicia em 03/09/2018 às 0h 0 e finaliza em 10/09/2018 às 23h 59
A introdução. (29/08/2018 - 29/08/2018)

Tipos de monografia e introdução.

Apresentação de projeto (05/09/2018 - 05/09/2018)

Apresentação e discussão do projeto "Ecologia em Euclides da Cunha Os sertões nos pilares da história ambiental" de Daniela Rocha. Discussão sobre desenvolvimento e conclusão.

Encontro no qual se discute o projeto A NECESSIDADE FAZ A LEI: Cidadania e política no Piauí do final do Estado Novo (1944-1946) (26/09/2018 - 26/09/2018)

A necessidade faz a lei: cidadania e política do Piauí no final do Estado Novo(1944-1946)

Apresentação e discussão de projeto de pesquisa (10/10/2018 - 10/10/2018)

MEMÓRIAS DE REDAÇÃO: Discursos e representações na imprensa teresinense entre os anos 1970 -1975. Proejto de Jônatas Lincoln Rocha Franco

 

T

 

Projeto de Júlio. (17/10/2018 - 17/10/2018)

Projeto Delso Mendes da Fonseca: lutas e memórias de um revolucionário(1932-1934)

Apresentação do projeto de Maryelle (24/10/2018 - 24/10/2018)

Descortinando o valor da mulher na Policia MIlitar do Piauí(1985-2017)

Projeto de Rafaela (31/10/2018 - 31/10/2018)

Projeto de Rafaela . O ensino jesuítico: Colégio São Francisco de Sales.

Projeto de pesquisa de Thiago. A Faculdade Católica de Filosofia do Piauí (1957- 1971): Entre histórias vividas e memórias compartilhadas (07/11/2018 - 07/11/2018)
Apresentação do projeto de simoni (14/11/2018 - 14/11/2018)

A EXPERIÊNCIA DE SER NEGRO NO PIAUÍ: 

História, educação e identidade em Comunidades Quilombolas em Paulistana no Piauí (2004-2017) 

Apresentação e discussão de projeto de pesquisa (21/11/2018 - 21/11/2018)

Apresentação do projeto de pesquisa de pesquisa de Vivian. De sociedade empreendedoa a bairro: ressonância de um empreendimento jesuíta no espaço urbano de Teresina(1970-1988). 

 

aula-teórica sobre memória e escrita de si (28/11/2018 - 28/11/2018)

História, memória e escrita de si.

Aula teórica sobre a "escrita de si" (28/11/2018 - 28/11/2018)

Aula que tratou de fontes e novos objetos de estudo a partir daquilo que foi chamado de "escrita de si" e memória.

A imprensa como fonte de pesquisa. (05/12/2018 - 12/12/2018)

Aula dialógica sobre a imprensa com fonte de pesquisa.

Continuação do tema da aula anterior (12/12/2018 - 12/12/2018)

Continuação da aula anterior.(A imprensa como fonte de pesquisa).

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
15 29 05 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 12
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
5 2018100**** 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 12
6 2018100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 7
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2018100**** 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,0 9.0 8 AM
2 2018100**** 9,0 9.0 4 AM
3 2018100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2018100**** 8,5 8.5 8 AM
5 2018100**** 8,0 8.0 4 AM
6 2018100**** 7,5 7.5 0 AM
7 2018100**** 8,5 8.5 12 AM
8 2018100**** 9,0 9.0 0 AM
9 2018100**** 9,0 9.0 4 AM
10 2018100**** 9,5 9.5 0 AM
11 2018100**** 8,0 8.0 12 AM
12 2018100**** 9,0 9.0 0 AM
13 2018100**** 8,5 8.5 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A linha visa pensar a relação entre História, Cidade, Memória e Trabalho a partir de dois vieses: no primeiro, essencialmente voltado para a apropriação histórica da noção de cidade, os trabalhos indagarão sobre as relações entre memória e a produção histórica dos lugares, indagando sobre como as categorias cidade, memória e história se relacionam, o que permitirá refletir, no caso da História do Brasil, sobre os elementos formadores de imaginários urbanos e das memórias e identidades dos lugares; no segundo os estudos realizados no âmbito da linha deverão investigar a historicidade das relações sociais, enfatizando as relações de trabalho, as configurações e os conflitos étnicos, a memória oral e, bem como, estudos sobre história e memória da Educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A cada encontro será realizada a apresentação do projeto da cada mestrando. Em seguida, um um comentador indicado fará o seu comentário sobre a proposta de pesquisa. O comentador e indicado uma semana antes da apresentação. Depois da intervenção de cada aluno, o mediador fará o seu comentário, indicando se for o caso obras de deverão ser lidas, anotadas e incorporadas ao projeto.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação foi realizada em todos os encontros, uma vez que os mestrandos apresentavam os seus respectivos projetos de pesquisa e havia a discussão de todos os alunos do mediador(professor).
Horário de atendimento:
Bibliografia: BAUMAN, Zigmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BENJAMIN, Walter. Magia e Estética, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BURKE, Peter. História e Teoria Social. São Paulo: Editora da UNESP, 2002.
CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CEIA, Carlos. Normas para apresentação de trabalhos Científicos. 6. Ed. Lisboa: Presença, 2006.
CHALHOUB, Sidney; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (Org.). A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
DARNTON, Robert. O Beijo de Lamourette. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visual (1979-2004). Santa Catarina: Editora da UFSC, 2012.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2000.
GASKELL, Ivan. História das Imagens. In: BURKE, Peter. A Escrita da História: Novas perspectivas. São Paulo: editora da UNESP, 2002.
HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados: cultura e sociedade no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. da PUC Rio, 2006.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico, 2ª Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
LAVILLE,C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed Belo Horizonte: Edit. UFMG. 1999.
MATTOS, Pedro Lincoln C. L. de. A. A estruturação de dissertações e teses em administração: caracterização teórica e sugestões práticas. RAC – Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 6, n.3, 2002.
PHILLIPS, M.; Pugh, D. S. Como preparar um Mestrado ou Doutoramento, Lyon Edições, Mem Martins, 1998.
QUEIROZ, Teresinha. Os Literatos e a República: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as tiranias do tempo. 3. ed. Teresina: EDUFPI, 2011.
RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-Fraçois (org.). Para uma história cultural. Lisboa: Porto, 2008.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SPINK, Mary Jane (org.). Práticas Discursivas e Práticas de Sentidos no Cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 1999.
STERNBERG, David. How to Complete and Survive a Doctoral Dissertation, St. Martin´s Griffin, Nova Iorque, 1981.
VASCONCELOS E SOUSA, Gonçalo de. Metodologia da Investigação, Redação e Apresentação de trabalhos Científicos, Livraria Civilização Ed. Porto, 1998.
WHITE, Hayden. Enredo e verdade na escrita da História. In: MALERBA, Jurandir (Org.). A História escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2008.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2018
15/08/2018
Encontro inicial com os mestrandos: Fontes e narrativa
29/08/2018
29/08/2018
A introdução.
05/09/2018
05/09/2018
Apresentação de projeto
26/09/2018
26/09/2018
Encontro no qual se discute o projeto A NECESSIDADE FAZ A LEI: Cidadania e política no Piauí do final do Estado Novo (1944-1946)
10/10/2018
10/10/2018
Apresentação e discussão de projeto de pesquisa
17/10/2018
17/10/2018
Projeto de Júlio.
24/10/2018
24/10/2018
Apresentação do projeto de Maryelle
31/10/2018
31/10/2018
Projeto de Rafaela
07/11/2018
07/11/2018
Projeto de pesquisa de Thiago. A Faculdade Católica de Filosofia do Piauí (1957- 1971): Entre histórias vividas e memórias compartilhadas
14/11/2018
14/11/2018
Apresentação do projeto de simoni
21/11/2018
21/11/2018
Apresentação e discussão de projeto de pesquisa
28/11/2018
28/11/2018
aula-teórica sobre memória e escrita de si
28/11/2018
28/11/2018
Aula teórica sobre a "escrita de si"
05/12/2018
12/12/2018
A imprensa como fonte de pesquisa.
12/12/2018
12/12/2018
Continuação do tema da aula anterior
Avaliações
Data Descrição
05/12/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:42