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CMR0113 - INTRODUCAO A SOCIOLOGIA - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
COMPREENDENDO CULTURA E SOCIEDADE (06/08/2018 - 29/08/2018)
.1. Nativo e os ?outros? 1.2. Por que estudar sociologia? 1.3. O conceito de cultura 1.4. Tipos de Sociedades
   Roteiro de estudo do texto 2_ O que é sociologia 
Prezdx alunx, Segue o estudo dirigido do texto 2_ O que é sociologia. Respondam esse estudo para discutirmos no dia 15.08.18. Atenciosamente,
  Texto 2_ O que é sociologia 
Prezdx alunx, Segue o texto 2_ O que é sociologia. Leiam esse texto para responder esse estudo e discutirmos no dia 15.08.18. Atenciosamente,
  Texto 3_ Cultura e sociedade 
Prezadx alunx, Segue o texto de nossa próxima aula. Abraço,
  Roteiro de estudo do texto 3_ Cultura e sociedade 
Prezadx alunx, Esse é o estudo dirigido que discutimos na última aula. Quem não respondeu, favor fazer isso. Irei dar um visto na aula do dia 10.09. Grato,
  Texto 1_ Ritos corporais entre os Nacirema 
Prezadx alunx, Esse foi o primeiro texto discutido. Que fará parte do material de estudo para primeira avaliação. Grato,
  Texto 4_tipos de sociedades 
Prezadx alunx, Segue, em anexo, o texto para atividade da próxima semana. Vocês irão ler o referido texto e produzir uma tirinha (uma sequencia de quadrinhos que reflitam sobre os tipos de sociedade apresentadas no texto). Para produção dessas tirinhas vocês podem utilizar aplicativos/ softwares. Seguem, abaixo, algumas sugestões: 1. Stripcreator: http://www.stripcreator.com/make.php 2. Pixton: https://www.pixton.com 3. Canva: https://www.canva.com/pt_br/criar/tirinhas/ Saliento ainda que o trabalho pode ser feito individualmente ou no máximo em dupla. Entrega dia 10.09.18 Atenciosamente,
  Livro sobre jogos ativistas 
Prezadx alunx, Segue, em anexo, livro sobre jogos ativistas. Aos que forem fazer o jogo para terceira nota, favor ler o terceiro capítulo. Abraço,
SOCIEDADES RURAIS E URBANAS: integração e ruptura (03/09/2018 - 26/09/2018)
2.1. O campesinato brasileiro: a propriedade fundiária na agricultura brasileira 2.2. Os pescadores no Brasil 2.3. Relações entre cidade, mundo rural e do mar
  Texto sobre a contextualização da pesca Artesanal 
Prezadx alunx, Segue o texto e o link do documentário Vento Forte para realização da atividade. Link do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=QwKa49nVftE. Atividade: Realizar a leitura do texto e comparar com o Documentário Vento Forte, observando os seguintes elementos: 1. Apresente as semelhanças e diferenças entre o que o autor do texto chama de Arte, ofício e liberdade na pesca artesanal com o que é visto no documentário. 2. Apresente as semelhanças e diferenças entre o que o autor do texto chama de Pessoas da pesca e pessoas do campo com o que é visto no documentário. 3. Apresente as semelhanças e diferenças entre o que o autor do texto chama de Pesca artesanal: campo de tensões e conflitos com o que é visto no documentário. Atenciosamente,
Conceitos e definição de saberes e manejo tradicional (01/10/2018 - 12/12/2018)
3.1. Tudo que tem na terra tem no mar 3.2. Ilhas brasileiras (livro ilhas e mares) 3.3. Relações de produção e desenvolvimento de comunidades 3.4. Reinterpretação do local: métodos tradicionais dos pescadores
  Perfil socioeconomicos de pescadores/as 
Prezadx alunx, Segue o texto da aula de hoje. Até daqui a pouco. Abraço,
  Texto sobre comunidades tradicionais 
Prezadx alunx, Segue, em anexo, texto da aula de amanhã. Façam a leitura. Abraço,
  Texto sobre equidade de gênero em uma RESEX 
Prezadx alunx, Segue o texto de nossa aula. Abraço,
  Texto sobre a arte da pesca no Ceará 
Prezadx alunx, Segue o texto de nossa aula.
  Modelo projeto documentário 
Prezadx alunx, Segue arquivo com modelo de projeto de documentário. Att.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
08 13 15 20 22 27 29 10 12 17 19 24 26 01 03 10 17 22 24 31 05 07 12 14 19 21 26 28 03 05
1 2016906**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 14
2 2017902**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
3 2016905**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
4 2016906**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 8
5 2017902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2016904**** 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
7 2016906**** 2 0 0 2 0 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
8 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
9 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
10 2015902**** 2 0 2 0 0 0 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 46
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017902**** 8,5 9,5 10,0 9.3 8 AM
2 2016906**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF
3 2016905**** 8,0 8,0 10,0 8.7 6 AM
4 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
5 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
6 2016906**** 8,8 10,0 10,0 9.6 14 AM
7 2016904**** 8,0 0,0 0,0 2.7 42 RF
8 2017902**** 8,8 9,5 10,0 9.4 14 AM
9 2016906**** 7,5 8,5 10,0 8.7 8 AM
10 2017902**** 8,0 9,5 10,0 9.2 6 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceitos sociológicos básicos aplicados à realidade da pesca. Sociedade rural versus Sociedade urbana. Estrutura diária, capitalismo agrário e as mudanças sociais na área rural. Variáveis sociológicas nas relações de produção nas comunidades agrícolas e pesqueiras.
Objetivos: Possibilitar o conhecimento dos temas afins entre a Sociologia e a Engenharia de Pesca, particularmente no que se refere a formaçao e comportamento do homem em sociedade.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição dos campos teóricos a serem mapeados, particularmente suas discussões centrais. Para isso, dividimos a construção do nosso pensamento em unidades para melhor compreensão na sistematização do conhecimento.
As aulas serão divididas em expositivas, seminários e trabalhos de campo abordando os temas centrais;
Outros recursos como filmes e letras de músicas poderão ser utilizados como forma de compreensão das construções sociais pelas manifestações culturais;
Todas as aulas serão dispostas em cronograma previamente conhecido pelos alunos;
Todas as aulas contarão com prévia indicação bibliográfica.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Os alunos serão sujeitos de um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação processual;
• A classificação final dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e participação nas atividades da turma por meio, inclusive, de seminários; (ii) Prova escrita; (iii) Trabalho monográfico de um tema escolhido.
A¹: Prova escrita 100%
A²: Assiduidade e participação nas atividades da turma 100%
A³: Trabalho monográfico de um tema escolhido 100%
Horário de atendimento:
Bibliografia: BEGOSSI, Alpina. Áreas, pontos de pesca, pesqueiros e territórios na pesca artesanal. In: P.223-254. In: BEGOSSI, Alpina (organizadora). Ecologia de pescadores da Mata Atlântica e da Amazônia. São Paulo, Hucitec, 2004. P. 223-254
CORDELL, John. Marginalidade social e apropriação territorial marítima na Bahia. . In: DI CIOMMO, Regina. Pescadoras e pescadores: a questão da eqüidade de gênero em uma reserva extrativista marinha. Ambiente & Sociedade, X, n. 1, jan-jun 2007. P.151-163
DIEGUES, A. C. e MOREIRA, A. C. (organizadores). Espaços e recursos naturais de uso comum. São Paulo, NUPAUB-USP, 2001. P.139-160
DIEGUES, Antonio Carlos S.. Povos e mares; leituras em sócio-antropologia marítima. São Paulo: NUPAUB-USP. 1995. 269p.
DIEGUES, Antonio Carlos S. Ilhas e Mares, Simbolismo e Imaginário. Hucitec, São Paulo,1998. cap. IV As Ciências Sociais e as Sociedades Marítimas e Insulares e Cap. 5 A construção histórica e simbólica da maritimidade.
GIDDENS, A. Sociologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MINER, Horace; ROMNEY, A. K.; VORE, P. L. (eds.): You and Others: readings in Introductory Antropology. Winthrop Publishers, Cambridge 1973, pp. 72-76 (Tradução: Selma Erlich).
REBOUÇAS, Gabriel Nunes Maia, FILARDI, Ana Maria Leão e VIEIRA, Paulo Freire. Gestão integrada e participativa na pesca artesanal: potencialidades e obstáculos no litoral do Estado de Santa Catarina. Ambiente & Sociedade, v. X, n. 2, jul.-dez., 2006. P. 83-104.
WANDERLEY, M. N. B. O mundo rural como espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/08/2018
29/08/2018
COMPREENDENDO CULTURA E SOCIEDADE
03/09/2018
26/09/2018
SOCIEDADES RURAIS E URBANAS: integração e ruptura
01/10/2018
12/12/2018
Conceitos e definição de saberes e manejo tradicional
Avaliações
Data Descrição
24/09/2018 1ª Avaliação
03/10/2018 2ª Avaliação
21/11/2018 3ª Avaliação
05/12/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Data da avaliação - 31.10.18 29/10/2018
Avaliação 22/09/2018

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