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CPSIC/CMRV007 - ESTÁGIO BÁSICO II - Turma: 03 (2018.2)

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11
1 2017911**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017902**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2017900**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
6 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017900**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2017902**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
9 2017902**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 4 4 4 4 0 0 24
10 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017911**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 24 RF
4 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
5 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2017902**** 9,0 10,0 9,0 9.3 4 AM
7 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
10 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Método de observação de crianças. Identificação das etapas do desenvolvimento infantil: funções cognitivas (pensamento de linguagem), fases psicossexuais e afetividade (nível das interações sociais). Avaliação psicométrica do desempenho escolar, da memória e da inteligência. Elaboração de relatório dos métodos utilizados (observação e avaliação psicológica).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Inserção em campo de estágio para cumprimento das atividades previamente programadas durante os encontros de supervisão. Em geral, as atividades a serem realizadas no campo de estágio se agrupam em três grandes blocos: anamnese, diagnóstico e intervenção. A anamnese consiste no levantamento de dados acerca dos processos psicológicos e da maneira como se apresentam. O diagnóstico consiste na interpretação desses dados, tendo em vista identificar demandas para atuação. A fase de intervenção corresponde à articulação dos dados levantados, tendo em vista demandas e potencialidades, para a proposição de atividades que podem ser ou não realizadas no marco do estágio.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: relatório parcial referente às atividades desenvolvidas em campo (10,0); relatório final referente às atividades desenvolvidas em campo (10,0); apresentação de relato de experiência na mostra de práticas de estágio básico, evento interdisciplinar organizado para compartilhar as experiências entre estudantes do curso de Psicologia (10,0).
Horário de atendimento: 8 às 12h
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Vol 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
FAGUNDES, A J. da F. M. Descrição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon, 1982.
VAYER, P e COELHO, M.H. A Observação da criança. São Paulo: Manole, 1990.

Bibliografia Complementar
ARIÉS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. S. A., 1981.
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BOCK, A. B. M. Adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Educacional e Escolar, n.1, p. 63-76, 2007.
BOCK, A. B. M. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cadernos Cedes, n.62, p. 26-43, 2004.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
BUSSAB. V. S. R. Fatores hereditários e ambientais no desenvolvimento: a adoção de uma perspectiva interacionista. Psicologia: Reflexão e Crítica, n.2, p. 233-243, 2000.
COLE, M.; COLE, S. O Desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LATAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. SP, Summus, 1992.
MACEDO, R. M. A.; BOMFIM, M. C. A. Violências na escola. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 28, p. 605-618, 2009.
MACEDO, O. J.; PESSOA, M. C. B.; ALBERTO, M. F. P. Atuação dos Profissionais de Psicologia Junto à Infância e à Adolescência nas Políticas Públicas de Assistência Social. Psicologia: Ciência e Profissão, v.35, n.3, p. 916-931, 2015.
MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, v.13, n.2, p. 105-111, 2005.
PAPALIA, D. E.; Feldman, R. D. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
ROSSETTI-FERREIRA, M. C., ALMEIDA, I. G., COSTA, N. R. A., GUIMARÃES, L. A.; MARIANO, F. N.; PAULI-TEIXEIRA, S. C. et al. Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.25, n.2, p. 390-399, 2012.
TOGNETTA, L. R. P., VINHA, T. P. Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Revista Diálogo Educacional, v.9, n.28, p. 525-540, 2009.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/08/2018
07/08/2018
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do estágio básico II.
07/08/2018
07/08/2018
Planejamento de atividades para iniciar a anamnese e diagnóstico institucional. Divisão dos grupos de trabalhos, organização e funcionamento das atividades desenvolvidas em campo.
14/08/2018
14/08/2018
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar: observação sistemática e participante.
21/08/2018
21/08/2018
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar: pesquisa documental, uso de entrevistas e questionários.
28/08/2018
28/08/2018
Articulando informações e triangulando os dados provenientes dos diversos instrumentos de coleta de dados aplicados em diferentes momentos e junto aos vários atores da comunidade escolar.
04/09/2018
04/09/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para coleta de dados sobre as queixas escolares e elaboração da Anamnese e do Diagnóstico institucional.
11/09/2018
11/09/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para coleta de dados sobre as queixas escolares e elaboração da Anamnese e do Diagnóstico institucional.
18/09/2018
18/09/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para coleta de dados sobre as queixas escolares e elaboração da Anamnese e do Diagnóstico institucional.
25/09/2018
25/09/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para coleta de dados sobre as queixas escolares e elaboração da Anamnese e do Diagnóstico institucional.
02/10/2018
02/10/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado.
09/10/2018
09/10/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado.
16/10/2018
16/10/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado.
23/10/2018
23/10/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado.
30/10/2018
30/10/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado.
06/11/2018
06/11/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado.
13/11/2018
13/11/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado.
20/11/2018
20/11/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado.
27/11/2018
27/11/2018
Orientações para elaboração do relatório de atividades realizadas em campo.
04/12/2018
04/12/2018
Apresentação das atividades realizadas e compartilhamento da experiência de estágio.
Avaliações
Data Descrição
23/10/2018 1ª Avaliação
20/11/2018 2ª Avaliação
27/11/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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Tópicos Aulas
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do estágio básico II. (07/08/2018 - 07/08/2018)
Relações sociais, habilidades interpessoais, postura analítico-reflexiva frente às demandas observadas e ética profissional na atuação em campo.
Planejamento de atividades para iniciar a anamnese e diagnóstico institucional. Divisão dos grupos de trabalhos, organização e funcionamento das atividades desenvolvidas em campo. (07/08/2018 - 07/08/2018)
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar: observação sistemática e participante. (14/08/2018 - 14/08/2018)
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar: pesquisa documental, uso de entrevistas e questionários. (21/08/2018 - 21/08/2018)
Articulando informações e triangulando os dados provenientes dos diversos instrumentos de coleta de dados aplicados em diferentes momentos e junto aos vários atores da comunidade escolar. (28/08/2018 - 28/08/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para coleta de dados sobre as queixas escolares e elaboração da Anamnese e do Diagnóstico institucional. (04/09/2018 - 04/09/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para coleta de dados sobre as queixas escolares e elaboração da Anamnese e do Diagnóstico institucional. (11/09/2018 - 11/09/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para coleta de dados sobre as queixas escolares e elaboração da Anamnese e do Diagnóstico institucional. (18/09/2018 - 18/09/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para coleta de dados sobre as queixas escolares e elaboração da Anamnese e do Diagnóstico institucional. (25/09/2018 - 25/09/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado. (02/10/2018 - 02/10/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado. (09/10/2018 - 09/10/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado. (16/10/2018 - 16/10/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado. (23/10/2018 - 23/10/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado. (30/10/2018 - 30/10/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado. (06/11/2018 - 06/11/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado. (13/11/2018 - 13/11/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação a ser realizado. (20/11/2018 - 20/11/2018)
Orientações para elaboração do relatório de atividades realizadas em campo. (27/11/2018 - 27/11/2018)
Apresentação das atividades realizadas e compartilhamento da experiência de estágio. (04/12/2018 - 04/12/2018)

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