Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
FORMAS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados da seguinte forma:
Tipo de Avaliações Notas
Participação em aula 2 Resenha 8 Fichamentos 6 Seminário 4 Prova escrita 10
Participação em sala de aula Entende-se que o/a discente são sujeitos ativos e como tal será avaliado/a pela a) objetividade da participação (questionamento e comentários), b) qualidade da participação quanto ao conteúdo exposto e c) articulação com outros conteúdos.
Resenha de artigo científico Objetivo de exercitar a interpretação e a elaboração de comentários sobre um texto (analisar os argumentos utilizados para descrever um determinado tema) Data de entrega: 31/10, até às 23:00 pelo SIGAA (até 6 laudas).
Seminários (8 grupos de 5 a 6 alunos) Debates sobre os textos previamente lidos e analisados ou sobre questões teóricas e estudos de casos. Será avaliado a capacidade de interrogar o texto lido e relacionar aos conteúdos da disciplina.
Os seminários devem ser apresentados na data estipulada por todos os membros do grupo sob pena de desconto de nota. Ao final de cada seminários o/a discente deverá entregar os fichamentos manuscritos dos textos (até 4 laudas).
Prova escrita Esta, com o objetivo de avaliar o conhecimento construído nas aulas e com conteúdo referente as aulas anteriores a mesma, será realizada na 2ª na primeira quinzena de novembro. Em caso de mais de 1 avaliação, a data desta será divulgada com o mínimo de 1 semana de antecedência.
Exame Final - 10/12 A prova final irá contemplar todo o conteúdo trabalhado durante o semestre e será aplicada aos alunos que não alcançarem a média final. |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. AZEVEDO, I. B. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. São Paulo: Prazer de Ler, 2000. BARROS, Aidil de J. Paz de; LEHFELD, Neide A. de Sousa. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. CARRAHER, David W. Senso crítico: do dia-a-dia às ciências humanas. São Paulo: Pioneira, 2003. CARVALHO, Maria Cecília M. de (org.) Construindo o saber: metodologia científica- fundamentos e técnicas. 13. ed. Campinas-SP: Papirus, 2002. CERVO, Amado; BERVIAN, Pedro. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2004. DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987. FAZENDA, Ivani.(org.) Metodologia da Pesquisa Educacional. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2002. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. KÖCHE, José Carlos. Fundamentos da metodologia científica: teoria e da ciência e da iniciação científica. 20.ed. Petrópolis: Vozes, 2002. MACHADO, Anna Raquel et ali. Resenha. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. MARCONI, M. de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABNT. Referências bibliográficas. Rio de Janeiro: 2009 ____. Apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro; 2009. DENCKER, A . F. M. Métodos e técnicas de pesquisa em Turismo. 9 ed.São Paulo: Futura, 2001. DIENTRICH, Heinz. Novo guia para a pesquisa científica. [S.l.:s.n.],2000 FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. FLICK, Uwe. Introdução à metodologia da pesquisa: um guia para iniciantes. São Paulo: Penso, 2012. KAPLAN, Abrahan. A conduta na pesquisa. São Paulo: Herder, 1969 KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A Construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamento, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2005. RICHARDSON, Roberto J. e colaboradores. Pesquisa social: métodos e técnicas. SP: Atlas, 1999. SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Curitiba: Ibpex, 2007. SANTOS, Antonio R. dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 5ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2005. SCHLUTER, R. Metodologia da pesquisa em turismo e hotelaria. São Paulo. Aleph. 2003. VEAL, J. Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo. Aleph. 2011.
Periódicos
Caderno Virtual de Turismo. Disponível em <http://www.ivt-rj.net/caderno> Estudios y Perspectivas en Turismo. Buenos Aires. Disponível em <http://www.estudiosenturismo.com.ar/> Revista Turismo e Sociedade. DETUR/UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo> Revista Turismo em Análise. São Paulo: ECA/USP. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/rta> Revista Turismo: Visão e Ação. Balneário Camboriú: UNIVALI. Disponível em <http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva> Revista Brasileira de Turismo. Disponível em <http://www.rbtur.org.br> |