• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DAA0317 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO I - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Introdução: Sociologia da educação: uma "sociologia especial"? (06/08/2018 - 07/08/2018)
Esta introdução tem como proposta questionar o lugar da educação nas análises sociológicas como disciplina especial. Nosso ponto de partida, na disciplina, é compreender a educação como objeto de análise sociológica.
Antecipação de aula 13.08 (07/08/2018 - 07/08/2018)
Aula Extra.
A educação como objeto de estudo sociológico (08/08/2018 - 29/08/2018)
1.1. A educação como processo socializador 1.2. A missão colonizadora da escola 1.3. Funções das gerações novas no processo socializador 1.4. Durkheim e a sociologia da educação no Brasil
   ATIVIDADE AVALIATIVA - câmera subjetiva 
Prezadx alunx, Leiam o dispositivo “Fotografias narradas” abaixo e pratiquem esse exercício de forma a apreender “de que modos os sujeitos do trabalho se veem em sua atividade, seja ela produtiva, artística ou qualquer outra? Como um marceneiro, zelador, um pescador, um gari, um dançarino, etc. se ver trabalhando? Qual é o componente social desses processos de aprendizagem? Em outras palavras, procurem mostrar, por meio deste dispositivo, uma atividade prática, como ela é executada. Segue roteiro em anexo. Data de entrega: 24.09.18 Atenciosamente,
O estudo sociológico da escola (03/09/2018 - 10/10/2018)
2.1. Educação sociológica weberiana: elementos para pensar a escola 2.2. Os letrados chineses como sociedade burocrática da educação 2.3. A estrutura da escola: o subgrupo de ensino e sistemas escolares
  Estudo dirigido sobre texto Letrados Chinese - Weber 
Prezadx educandx, Quem faltou a aula hoje deve responder o estudo dirigido do primeiro e segundo grupos, justamente as questões discutidas na aula desta sexta (28/09). Atenciosamente,
  Estudo dirigido sobre texto "Subgrupo de ensino" 
Prezadx alunx, Quem faltou a última aula poderá fazer a atividade avaliativa para entregar dia 22/10. Ela poderá ser feita em dupla. Segue, em anexo, atividade avaliativa de um estudo dirigido sobre texto "Subgrupo de ensino". Atenciosamente,
  ATIVIDADE AVALIATIVA - Espaços vazios 
Prezadx alunx, Leiam o dispositivo “Espaços vazios” abaixo e pratiquem esse exercício de forma a apreender “os espaços, objetos, cores que pertencem de alguma forma aos sujeitos do trabalho, sejam eles produtivos, artística ou qualquer outra? Para isso, deem continuidade a profissão que escolheram nos exercícios anteriores, seja um marceneiro, zelador, um pescador, um gari, um dançarino, etc.! Procurem perceber nos espaços componentes físicos, sociais, simbólicos-culturais desses processos de aprendizagem! Em outras palavras, procurem mostrar, por meio deste dispositivo, elementos da atividade profissional na prática. Segue roteiro em anexo. Data de entrega: 07.11.18 Atenciosamente,
Antecipação de aulas (02/10/2018 - 02/10/2018)
Antecipação horário professora Socorro
A educação e Ideologia (15/10/2018 - 12/12/2018)
3.1. Educação e classe social 3.2. Alienação, reificação e fetichismo 3.3. A ideologia pedagógica da competência 3.4. ?Planificação democrática? e educação 3.5. Dilema educacional brasileiro
  Estudo dirigido sobre texto Educação e classes sociais 
Prezadx educandx, Quem faltou a aula ou não participou da atividade sobre o estudo dirigido Educação e classes sociais, segue a atividade para fazer e entregar dia 12/11. Atenciosamente,
  Modelo projeto documentário 
Prezadx alunx, Segue, em anexo, modelo de documentário. Favor discutir em grupo. Tirarei dúvidas somente na quarta-feira. Att.
  CONSIDERAÇÕES SOBRE PRODUÇÃO DOCUMENTADA PELXS EDUCANDXS DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II/ 03.12.2018 
Prezadx alunx, No geral, queremos dizer que a produção documentada de todos os grupos conseguiram atingir o objetivo proposto pela disciplina. Nesse sentido, todos eles têm média aprovativa. O que vai diferenciar na nota serão os elementos de iluminação (como luz direta, indireta, dura e difusa), enquadramento e planificação (onde será levado em consideração a posição e distância da câmera), movimento de câmera (utilizado em determinadas cenas), aspectos físicos e psicológicos dos entrevistados, utilização do material dos dispositivos trabalhados durante o semestre, bem como de forma indireta com o conteúdo programático da disciplina. Ficamos surpresos com o resultado das produções audiovisuais, todas com aspectos bem interessantes, seja em sua “forma” e/ou “conteúdo”, seja enfatizando mais o “visual” – por meio de fotografias e/ou vídeos, ou mesmo informações a partir de textos escritos – ou mais o “auditivo” – com as falas dos sujeitos e/ou “ambiências sonoras”. Além disso, vocês levaram em conta uma gama de questões, relacionadas à disciplina e/ou extrapolando-na, ligadas ao trabalho de outras pessoas e à própria profissão como pedagogo/a e suas várias possíveis nuances. Quem desejar entregar a versão final com modificações, estaremos recebendo na sexta-feira (07/12), às 10h, na minha sala. Lembrando que as modificações serão importantes para a avaliação final da terceira nota. Todas as orientações seguem no arquivo anexado. No mais, queremos agradecer pela experiência e até breve!
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
06 07 08 15 20 22 27 10 12 17 19 24 26 01 02 03 10 17 22 24 31 05 07 12 14 19 21 26 28 03
1 2018903**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
5 2018903**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
6 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018903**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 14
9 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 10
10 2018902**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 14
11 2018902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
12 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 12
15 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018903**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 14
18 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018902**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
20 2018900**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
21 2018901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
22 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
25 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 10
28 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
30 2018900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2018901**** 0 2 2 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 14
32 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
35 2018900**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 12
36 2018901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
37 2018901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
40 2018901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
41 2018903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
42 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2018900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018901**** 3,5 10,0 10,0 7.8 10 AM
2 2018902**** 7,3 10,0 10,0 9.1 6 AM
3 2018903**** 8,7 10,0 10,0 9.6 6 AM
4 2018902**** 7,0 10,0 10,0 9.0 2 AM
5 2018902**** 7,8 10,0 9,0 8.9 0 AM
6 2018901**** 8,7 10,0 9,0 9.2 2 AM
7 2018901**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
8 2018901**** 7,5 10,0 10,0 9.2 4 AM
9 2018902**** 6,0 10,0 10,0 8.7 14 AM
10 2018901**** 7,2 10,0 10,0 9.1 0 AM
11 2018903**** 7,0 10,0 9,0 8.7 8 AM
12 2018901**** 8,2 10,0 10,0 9.4 0 AM
13 2018902**** 8,5 10,0 10,0 9.5 2 AM
14 2018901**** 8,7 10,0 10,0 9.6 8 AM
15 2018901**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
16 2018903**** 8,0 10,0 10,0 9.3 8 AM
17 2018901**** 7,0 10,0 10,0 9.0 14 AM
18 2018900**** 5,8 10,0 9,0 8.3 12 AM
19 2018903**** 8,0 10,0 9,0 9.0 14 AM
20 2018900**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
21 2018901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
22 2018902**** 8,7 10,0 10,0 9.6 8 AM
23 2018901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
24 2018900**** 5,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
25 2018901**** 8,8 10,0 10,0 9.6 0 AM
26 2018901**** 7,0 10,0 10,0 9.0 6 AM
27 2018900**** 7,5 10,0 10,0 9.2 2 AM
28 2018900**** 8,5 10,0 9,0 9.2 2 AM
29 2018900**** 6,5 10,0 10,0 8.8 0 AM
30 2018900**** 7,0 10,0 10,0 9.0 2 AM
31 2018900**** 8,5 10,0 10,0 9.5 2 AM
32 2018902**** 6,0 10,0 9,0 8.3 0 AM
33 2018900**** 8,7 10,0 10,0 9.6 0 AM
34 2018902**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
35 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
36 2018901**** 8,7 10,0 10,0 9.6 2 AM
37 2018901**** 7,5 10,0 10,0 9.2 0 AM
38 2018901**** 7,2 10,0 10,0 9.1 2 AM
39 2018901**** 5,5 10,0 10,0 8.5 12 AM
40 2018903**** 8,0 7,5 7,8 7.8 14 AM
41 2018900**** 8,7 10,0 10,0 9.6 2 AM
42 2018900**** 7,2 10,0 9,0 8.7 10 AM
43 2018902**** 6,5 10,0 10,0 8.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas;
• Sala de aula invertida;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Provas Escritas (individual, sem consulta bibliográfica);
Trabalho Integrado (em equipes/individual, articulado com outras disciplinas).
Horário de atendimento: 08-12
Bibliografia: FERNANDES, F. Sociologia da educação como “sociologia especial”. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
CANDIDO, A. Tendências no desenvolvimento da sociologia da educação. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
DURKHEIM, E. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. A missão colonizadora da escola. In: FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil: um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (pp.147-199, capítulo 4).
MANNHEIM, K. Funções das gerações novas no processo socializador. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
DIAS, F. C. Durkheim e a sociologia da educação no Brasil. Em Aberto, Brasília, ano 9, n.46, pp.33-48. abr.jun 1990.
SILVA, J. A. M.; AMORIM, W. L. Estudo de Caso: O pensamento sociológico de Max Weber e a Educação. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.6, n.1, p.100-110, Tri I. 2012.
WEBER, Max. Os letrados chineses. In: GERTH, H.H. e WRIGHT MILLS, C. (orgs.) Max Weber - Ensaios de sociologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar ed., 1971.
CANDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
MANNHEIM, K.; STEWART, W. A. C. O subgrupo de ensino. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
AZEVEDO, F. Os sistemas escolares. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
WRIGHT MILLS, C. Educação e classe social. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
ENGUITA, Mariano. Alienação, reificação e fetichismo; a realidade invertida. In: Trabalho, escola e ideologia - Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
CHAUÍ, M de S. Ideologia e Educação. Educação & Sociedade. 1980, nº5, pp. 24-40.
MANNHEIM, K. “Planificação democrática” e educação. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
FERNANDES, F. Dilema educacional brasileiro. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/08/2018
07/08/2018
Introdução: Sociologia da educação: uma "sociologia especial"?
07/08/2018
07/08/2018
Antecipação de aula 13.08
08/08/2018
29/08/2018
A educação como objeto de estudo sociológico
03/09/2018
10/10/2018
O estudo sociológico da escola
02/10/2018
02/10/2018
Antecipação de aulas
15/10/2018
12/12/2018
A educação e Ideologia
Avaliações
Data Descrição
24/09/2018 1ª Avaliação
05/11/2018 2ª Avaliação
03/12/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Depoimento da monitora para vocês 12/12/2018
Atividade avaliativa - Produção documentário 26/11/2018
Aula dia 22.10.18 19/10/2018
Aula extra - 02.09.18 01/10/2018
Avaliação 22/09/2018
Atividade da aula dia 15.08.18 11/08/2018
Antecipação de aula 07.08 06/08/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:14