Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O curso será desenvolvido em dois momentos pedagógicos a serem realizados com base nos estudos teóricos para fundamentar aspectos teóricos da interdisciplinaridade e meio ambiente de modo a entender as bases epistemológicas, concepção e princípios filosóficos sobre as pesquisas ancoradas nessa abordagem (desafios e limitações). Durante esta etapa, os discentes deverão registrar os aprofundamentos teóricos e práticos suas reflexões no memorial, aulas práticas por meio de visitação no campo para fins de reflexões e análises empíricas com base nas instruções dos docentes responsáveis pela orientação prática. Em aula serão ainda elaborados grupos de estudo para análise crítica de projetos e pesquisas e elaboração de propostas interdisciplinares, de forma disciplinar e interdisciplinar, de maneira a entender a dinâmica da elaboração de estudos interdisciplinares. Na segunda parte nas instituições de pesquisa de origem dos doutorandos ocorrerá o aprofundamento de leituras pelos discentes dos diversos textos indicados para leituras na perspectiva de elaborar, organizar, planejar e avaliar discussão teóricas sobre a temática. Neste sentido, a organização de grupo de estudos entre os discentes para o desenvolvimento de seminários com ampliação da discussão em sala de aula, definidos a priori como grupos temáticos para a elaboração do relatório final consubstanciado com o referencial teórico para a sua devolutiva. Para isso, serão utilizados textos sobre a fundamentação teórico-metodológica e estudos de caso, projeção de filmes temáticos, equipamentos de áudio visual como aparelho de TV, CD-ROM, data show, entre outros. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação será processual, contínua e cumulativa atribuindo-se notas a partir dos critérios estabelecidos durante o período das atividades didático pedagógicas por meio de realização de trabalhos. Essas práticas deverão ser efetivadas e avaliadas mediante o somatório das notas, conforme os critérios de participação e desempenho durante as aulas ministradas; assiduidade e participação nos encontros presenciais; autoavaliação entre os pares nos grupos de estudos nas IES; produção de textos e relatório final com base no princípios teóricos apresentados e aprofundados no decorrer da disciplina. |
Horário de atendimento:
| Sábados das 08:00 as 12:00h |
Bibliografia:
| FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. IN: JANTSCH, A. P.;BIANCHETTI, L. (Orgs). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 8. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes 2008. GALEFFI, D. A. Prefácio: In: MACEDO, R. S. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA. 2000.
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