-

PPGO035 - DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e normas de funciona-mento da disciplina Enfoques e técnicas didáticas em função da aprendizagem O professor e o aluno como protagonis-tas: novos papéis e representações no espaço institucional (07/03/2018 - 07/03/2018)
Apresentação e normas de funcionamento da disciplina Enfoques e técnicas didáticas em função da aprendizagem O professor e o aluno como protagonistas: novos papéis e representações no espaço institucional
   Aula 1 
Didática e Ética (14/03/2018 - 14/03/2018)
Didática e Ética
O projeto pedagógico e o projeto de ensino e aprendizado (21/03/2018 - 21/03/2018)
O projeto pedagógico e o projeto de ensino e aprendizado.
Planejamento do ensino e aprendizado (28/03/2018 - 28/03/2018)
Planejamento do ensino e aprendizado
Workshop de ensino e aprendizado (28/03/2018 - 28/03/2018)
Aula Extra.
Princípios de avaliação do aprendizado (04/04/2018 - 04/04/2018)
Workshop de plano de ensino e plano de aula
Workshop de avaliação do aprendizado (04/04/2018 - 04/04/2018)
Aula Extra.
Princípios da apresentação oral (11/04/2018 - 11/04/2018)
Princípios de avaliação do aprendizado
Diálogos sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem A problematização (18/04/2018 - 18/04/2018)
Workshop de avaliação do aprendizado
Problem-Based Learning (PBL) (25/04/2018 - 25/04/2018)
Princípios da apresentação oral
Recursos tecnológicos utilizados em apresentações orais Os mapas conceituais (02/05/2018 - 02/05/2018)
Recursos tecnológicos utilizados em apresentações orais Os mapas conceituais
Problem-Based Learning (PBL) (09/05/2018 - 09/05/2018)
Diálogos sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem A problematização
Problem-Based Learning (PBL) (16/05/2018 - 16/05/2018)
Aula Extra.
Team Based Learning (TBL) (16/05/2018 - 23/05/2018)
Problem-Based Learning (PBL)
Avaliação (23/05/2018 - 23/05/2018)
. (30/05/2018 - 06/06/2018)
Team-Based Learning (PBL)
. (06/06/2018 - 06/06/2018)
. (13/06/2018 - 13/06/2018)
Avaliação
. (20/06/2018 - 20/06/2018)
. (27/06/2018 - 27/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20
1 2018100**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
2 2018100**** 8,6 8.6 0 AM
3 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
4 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
5 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
6 2018100**** 8,6 8.6 0 AM
7 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
8 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
9 2018100**** 8,6 8.6 0 AM
10 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
11 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
12 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
13 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
14 2018100**** 8,8 8.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A didática no contexto do ensino superior. Planejamento de ensino. Conhecimentos e habilidades pedagógicas. Recursos Tecnológicos. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada sob a forma de aulas teórico-expositivas, leituras de textos básicos e consul-tas a fontes complementares, AS QUARTAS-FEIRAS AS 14H, na sala de aulas do PPGO.
Durante a operacionalização da disciplina serão realizadas as seguintes atividades:
a) Resolução de exercícios escritos;
b) Fóruns de discussões;
c) Orientações personalizadas.
d) Apresentações de trabalhos sob a forma de seminários pelos alunos;
e) Trabalhos em grupo e individuais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações contemplarão aspectos qualitativos e quantitativos do desempenho dos alunos no decorrer da disciplina, que serão realizados por meio das seguintes estratégias:
a) Atividades de participação, assiduidade e pontualidade do aluno às atividades da disciplina;
b) Realização de tarefas e provas escritas.
Horário de atendimento: quartas-feiras das 14 às 18h
Bibliografia: BOLLELA, VR; SENGER, MH; TOURINHO, FSV; AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equi-pes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto) 2014;47(3):293-300.
ENRICONE, Délcia (Org.). Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS,2005.
FERRÃO, Vera Maria (Org.). Rumo a uma nova Didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
GARCIA, C.M. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sisifo/ Revista de ci-ências da educação. N.º 8. Na/abr/09.
GIL, A.C. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 1997.
GRILLO, M. Didática e formação inicial do professor universitário. In: EGGERT, Edla et al. Traje-tórias e processos de ensinar e aprender: didática em formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS,2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.2006.
IBIAPINA, I. M. L. de M. O planejamento como atitude. In IBIAPINA, I. M. L. de M. (Org.). Forma-ção de professores: texto e contexto. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4ed. Goiânia: Editora alterna-tiva, 2001.
MASETTO, M. T. Docência universitária: repensando a aula. In TEODORO, Antonio; VASCON-CELOS, M. L. (Org.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosi-dade na formação universitária. São Paulo: (Mackenzie, 2005).
MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: Autores Associados, 1990.
MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissi-onal em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, Dec. 2008.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2006.
PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Porto/Portugal: porto, 1999.
PADILHA, R.P Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire,2001.
RODRIGUES JÚNIOR, José Florêncio. Avaliação do Estudante Universitário. Brasília, SE-NAC, 2009.
VOLPATO, Gilson Luiz. Ciência: da filosofia à publicação / Gilson Luiz Volpato. – São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007. 245p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2018
07/03/2018
Apresentação e normas de funciona-mento da disciplina Enfoques e técnicas didáticas em função da aprendizagem O professor e o aluno como protagonis-tas: novos papéis e representações no espaço institucional
14/03/2018
14/03/2018
Didática e Ética
21/03/2018
21/03/2018
O projeto pedagógico e o projeto de ensino e aprendizado
28/03/2018
28/03/2018
Planejamento do ensino e aprendizado
28/03/2018
28/03/2018
Workshop de ensino e aprendizado
04/04/2018
04/04/2018
Workshop de avaliação do aprendizado
04/04/2018
04/04/2018
Princípios de avaliação do aprendizado
11/04/2018
11/04/2018
Princípios da apresentação oral
18/04/2018
18/04/2018
Diálogos sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem A problematização
25/04/2018
25/04/2018
Problem-Based Learning (PBL)
02/05/2018
02/05/2018
Recursos tecnológicos utilizados em apresentações orais Os mapas conceituais
09/05/2018
09/05/2018
Problem-Based Learning (PBL)
16/05/2018
23/05/2018
Team Based Learning (TBL)
16/05/2018
16/05/2018
Problem-Based Learning (PBL)
23/05/2018
23/05/2018
Avaliação
30/05/2018
06/06/2018
.
06/06/2018
06/06/2018
.
13/06/2018
13/06/2018
.
20/06/2018
20/06/2018
.
27/06/2018
27/06/2018
.
Avaliações
Data Descrição
23/05/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cancelamento aula de 28/3 28/03/2018
INSCRIÇÃO PROSBE 2018 23/02/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:29