Bibliografia:
| BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito, 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças dos velhos. 3ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.
FANON, Frantz. O preto e a psicopatologia, In: Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. (Selecionar apresentador/a e debatedor/a).
LE GOFF, Jacques. Memória, In: História e memória, 5ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História, n. 10, p. 7-28, dez, 1993. PATRASSO, André Luís de; ALVES, Maria da Hora; ZULLI, André Luis Cardoso. Imagens em movimento: cinema, documento e história, In: THIESEN, Icléia. Documentos sensíveis: informação, arquivo e verdade na Ditadura de 1964, 1ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.
PELBART, Peter Pál. Estados de esgotamento, In: O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento, 2ed. São Paulo: n-1 edições, 2013.
PEREIRA, Túlio Henrique; FLEXOR, Maria Helena Ochi. A memória como sujeito e objeto do conhecimento, Anais. VI Enecult ? Facom UFBA, mai, 2010: Salvador, 2010. RIVAS, Manuel. La lengua de las mariposas. In: ¿Qué me quieres, amor?. Traducción de Dolores Vilavedra: Madrid, Alfaquara, 2009 [1995].
ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias. São paulo: Editora UNESP, 2010.
SANTOS, Miriam Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo: Annablume, 2003.
SOUZA, Maria Cecília Cortez Christino de. Escola e o lugar da memória, In: A escola e a memória, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004. _____. A escola e a memória, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004. VECCHI, Roberto; RIBEIRO, Margarida Calafate. A memória poética da guerra colonial de Portugal na África: os vestígios como material de uma construção possível, In: SEDLMAYER, Sabrina; GINZBURG, Jaime (orgs.) Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: editora UFM|G, 2012. VELHO, Gilberto. Memória, identidade e projeto, In: VIANNA, Hermano; KUSCHNIR, Karina; CASTREO, Celso. um antropólogo na cidade: ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. Filmes:
A língua das mariposas (La lengua de las mariposas)/ Origem: España, 1999, Colorido; Duração: 96 min/ Diretor: José Luis Cuerda/ Roteiro: Rafael Azcona, José Luis Cuerda, Manuel Rivas; Fotografia: Javier G. Salmones/ Música: Alejandro Amenábar Ex_Machina: Instinto Artificial (Ex Machina)/ Origem: Reino Unido, EUA, 2015, Colorido; Duração: 1h 48min/ Direção e roteiro: Alex Garland; Cinematografía: Rob Hardy/ Música: Geoff Barrow, Ben Salisburg
Bibliografia complementar:
AROSTEGUI, Julio. La historia vivida: sobre la historia del presente. Madrid: Alianza, 2004. ARTIÉRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Rio de Janeiro: CPDOC, [199-]. BARROS, José d?Assunção. Mentalidades (história das mentalidades, psico-história). In._____. O campo da história; especialidades e abordagens. São Paulo: Vozes, 2004. BENJAMIN, Walter. Escavar e Recordar, In: Fisiognomia da metrópole moderna: representação da História em Walter Benjamin/Willi Bole. São Paulo: EDUSP, 1994. BOSI, Ecléia. O tempo vivo da memória: ensaiosde Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. BRESCINANI, Stella; NAXARA, Márcia (orgs.) Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001. DIEL, Astor Antônio. Cultura historiográfica: memória, identidade e representação. Bauru: EDUSC, 2002. ELIAS, Norbert. Norbert elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001. ERMAKOFF, George. O negro na fotografia brasileira do século XIX. Rio de Janeiro: G. Eemakoff, 2004. FENELON, Déa Ribeiro et al. Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho D?água, 2004. DOLTO, Françoise. A imagem inconsciente do corpo. São Paulo: Perspectiva, 1992. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. HUME, David. Tratado da Natureza Humana, 2ed. São Paulo: UNESP, 2009. KNAUSS, Paulo. Imagem do espaço, imagem da história: a representação espacial da cidade do Rio de Janeiro. Tempo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 135-148, 1997. LEJEUNE, Philippe. O guarda-memória. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 19, 1997. NASCIMENTO, Francisco Alcides do. História e memória: lembranças da cidade ardente. Cadernos de Teresina, Teresina, n. 20, p. 34-45, ago., 1995. PELLEN, Jean-Noel. Memória da literatura oral: a dinâmica discursiva da literatura oral: reflexões sobre a noção de etnotexto. Projeto História, São Paulo, n. 11, jun., 2001. PIETRAFESA DE GODOI, Emília. O trabalho da memória: cotidiano e história no sertão do Piauí. Campinas: UNICAMP, 1999. _____. Memória e identidade social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
Literatura:
BARRETO, Lima. Diário do hospício; O cemitério dos vivos. Prefácio de Alfredo Bosi. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
Pinturas:
MILLET, Jean-François. The Gleanears, 1857, óleo sobre tela, 85,5 x 111 cm. Museu do Louvre, Paris.
MILLET, Jean-François. The Angelous, 1859-60, óleo sobre tela, 56 x 66 cm. Museu d?Orsay, Paris.
MILLET, Jean-François. Peasant with a Wheelbarrow, 1848-52, óleo sobre tela, 45 x 38 cm. Museum of Art, Indianapolis.
MILLET, Jean-François. Peasant-Girls with Brushwood, c. 1852, óleo sobre tela, 38 x 30 cm. The Hermitage, St. Petersburg.
Acesso em: Web Gallery of Art: <https://www.wga.hu/>
Cinema:
A.I Inteligência Artificial (Artificial Intelligence: AI): Ano de lançamento: 2001; Duração: 2h 26min; Diretor: Steven Spielberg
Blade Runner, O caçador de androides (Blade Runner): Ano de lançamento: 1982; Duração: 1h 57min; Diretor: Ridley Scott
Blade Runner 2049: Ano de lançamento: 2017; Duração 2h 44min; Direção: Denis Villeneuve |