-

PPGHB016 - TÓPICOS AVANÇADOS EM HISTÓRIA IX: HISTÓRIA E MEMÓRIA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE I - Apresentação (28/02/2018 - 28/02/2018)
Apresentação dos professores e dos alunos e alunas.
Discussão e aprovação do Plano de Curso (07/03/2018 - 07/03/2018)
- Apresentação do filme: A Língua Das Mariposas (96min/Espanha/1999) - Apresentação do conto: RIVAS, Manuel. La lengua de las mariposas. In: ¿Qué me quieres, amor?. Traducción de Dolores Vilavedra: Madrid, Alfaquara, 2009 [1995].
   La Lengua de Las Mariposas - Manuel Rivas 
Conto
Discussão do filme e do conto A Língua Das Mariposas (14/03/2018 - 14/03/2018)
- Discussão dos textos: SOUZA, Maria Cecília Cortez Christino de. Escola e o lugar da memória, In: A escola e a memória, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.; PEREIRA, Túlio Henrique; FLEXOR, Maria Helena Ochi. A memória como sujeito e objeto do conhecimento, Anais. VI Enecult ? Facom UFBA, mai, 2010: Salvador, 2010.
  A memoria como sujeito e objeto do conhecimento 
Texto complementar para a aula do dia.
Aula expositiva e dialogada: Memória, História e Lugares de memória. (21/03/2018 - 21/03/2018)
- Discussão do texto: NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História, n. 10, p. 7-28, dez, 1993. - Discussão do texto: SOUZA, Maria Cecília Cortez Christino de. A escola e a memória, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004. (Selecionar apresentador/a e debatedor/a).
  Pierre Nora - A problemática dos lugares 
Texto complementar para ser utilizado na aula
Aula expositiva e dialogada: Memória, identidade e projeto (28/03/2018 - 28/03/2018)

Discussão do texto: VELHO, Gilberto. Memória, identidade e projeto, In: VIANNA, Hermano; KUSCHNIR, Karina; CASTREO, Celso. um antropólogo na cidade: ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. (Selecionar apresentador/a e debatedor/a).

Discussão do texto: HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

UNIDADE II - Aula expositiva e dialogada: A memória associada a construção do objeto, da cronologia e da problematização na pesquisa (04/04/2018 - 04/04/2018)
Aula expositiva e dialogada: História, Memória e Tempo (A memória associada a construção do objeto, da cronologia e da problematização na pesquisa). Discussão do texto: LE GOFF, Jacques. Memória, In: História e memória, 5ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. (Selecionar apresentador/a e debatedor/a).
  Jacques Le Goff - História e Memória 
Texto para a aula do dia
Aula expositiva e dialogada: Memória e História (11/04/2018 - 11/04/2018)
Discussão do texto: LE GOFF, Jacques. Memória, In: História e memória, 5ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. (Selecionar apresentador/a e debatedor/a).
Aula expositiva e dialogada: Imagens em movimento: cinema, documento e história (18/04/2018 - 18/04/2018)
Discussão do texto: PATRASSO, André Luís de; ALVES, Maria da Hora; ZULLI, André Luis Cardoso. Imagens em movimento: cinema, documento e história, In: THIESEN, Icléia. Documentos sensíveis: informação, arquivo e verdade na Ditadura de 1964, 1ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. (Selecionar apresentador/a e debatedor/a) - Discussão do texto: VECCHI, Roberto; RIBEIRO, Margarida Calafate. A memória poética da guerra colonial de Portugal na África: os vestígios como material de uma construção possível, In: SEDLMAYER, Sabrina; GINZBURG, Jaime (orgs.) Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: editora UFM|G, 2012. (Selecionar apresentador/a e debatedor/a).
Aula expositiva e dialogada: A memória coletiva (25/04/2018 - 25/04/2018)
Discussão do texto: HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. (Selecionar apresentador/a e debatedor/a).
  Maurice Halbwachs - A memória coletiva 
Texto para utilização na aula do dia
UNIDADE III - Aula expositiva e dialogada: O passado, a arte e as representações (02/05/2018 - 02/05/2018)
? Discussão do texto: BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito, 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Selecionar dois/duas apresentadores/as e dois/duas debatedores/as ? I e II).
Aula expositiva e dialogada: O passado, a arte e as representações II (09/05/2018 - 09/05/2018)
Discussão do texto: BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito, 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Selecionar dois/duas apresentadores/as e dois/duas debatedores/as ? III e IV).
Aula expositiva e dialogada: Possibilidades metodológicas associadas ao campo da história e memória (16/05/2018 - 16/05/2018)
- Discussção do texto: FANON, Frantz. O preto e a psicopatologia, In: Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. - Discussão do texto: ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias. São paulo: Editora UNESP, 2010. (Selecionar dois/duas apresentadores/as e dois/duas debatedores/as).
Apresentação e discussão do filme: Ex_Machina: Instinto Artificial (23/05/2018 - 23/05/2018)
Apresentação do filme: Ex_Machina: Instinto Artificial (1h48m/Reino Unido/2015). - Discussão do texto: PELBART, Peter Pál. I - Estados de esgotamento, In: O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento, 2ed. São Paulo: n-1 edições, 2013.
Prova escrita (30/05/2018 - 30/05/2018)
Conteúdo e análise crítica, argumentação, apropriação das leituras realizadas e dos debates feitos em sala. Utilização da norma culta na redação.
UNIDADE IV -(Seminário de pesquisa): Cultura, Memória e Identidades (06/06/2018 - 06/06/2018)
Seminário de Pesquisa. Texto: BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças dos velhos. 3ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Seminário de Pesquisa (13/06/2018 - 13/06/2018)
Seminário de Pesquisa. Texto: SANTOS, Miriam Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo: Annablume, 2003.
Seminário de Pesquisa (20/06/2018 - 20/06/2018)
Seminário de Pesquisa. Texto: CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.
Entrega artigo final (27/06/2018 - 27/06/2018)
Entrega Artigo. (Relacionar a pesquisa com as discussões teóricas da disciplina).
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 4 12
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 8,1 10,0 9.4 0 AM
2 2018100**** 8,8 8,0 9,0 8.6 0 AM
3 2018100**** 9,6 8,7 8,6 9.0 0 AM
4 2018100**** 9,6 8,0 7,0 8.2 0 AM
5 2018100**** 9,3 8,1 7,0 8.1 0 AM
6 2018100**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
7 2018100**** 8,8 8,1 8,5 8.5 0 AM
8 2018100**** 9,6 8,7 7,0 8.4 0 AM
9 2018100**** 9,8 8,0 10,0 9.3 0 AM
10 2018100**** 9,8 8,1 9,0 9.0 0 AM
11 2018100**** 9,3 8,7 8,0 8.7 0 AM
12 2018100**** 9,8 8,7 7,0 8.5 0 AM
13 2018100**** 9,1 8,7 8,5 8.8 0 AM
14 2018100**** 8,5 8,7 10,0 9.1 0 AM
15 2018100**** 10,0 8,7 8,0 8.9 0 AM
16 2018100**** 9,6 8,1 9,0 8.9 0 AM
17 2018100**** 9,3 8,1 10,0 9.1 0 AM
18 2018100**** 9,6 8,1 10,0 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A constituição da memória e sua dimensão social. Relações entre História e Memória. As práticas culturais e os lugares de memória. Os distintos suportes da memória: cinema, música, fotografia, oralidade, monumentos, paisagens, objetos pessoais, biografias, diários íntimos, autobiografias, literatura e imprensa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será desenvolvido com o suporte de aulas teóricas, expositivas e dialogadas com leitura e discussão de textos e apreciação de documentos (visuais, sonoros, textuais). Reflexões e práticas com o emprego da dialógica e da técnica do seminário, tendo o texto como direcionamento de leitura para cada encontro. Cada expositor poderá lançar mão de ferramentas que considerar mais adequada na execução do seu trabalho. Cada encontro terá um expositor e um comentador previamente determinado, de modo que nossa organização se alicerçará nos seguintes tópicos:
- leitura, discussão de textos e realização de seminários de pesquisa acadêmicos específicos da disciplina;
- apropriação e utilização de instrumentos básicos necessários ao bom desempenho da pesquisa histórica como fontes e bibliografia, considerando as propostas de pesquisa dos mestrandos e mestrandas;
- apreciação e debate sobre materiais e trabalhos desenvolvidos pelos discentes;
- participação e produção textual desenvolvido pelos mestrandos nas atividades promovidas no âmbito do curso, como palestras que serão ministradas por convidados, participação em simpósios, em colóquios, seminários etc.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - 1ª Avaliação ? (Participação individual) Assiduidade, pontualidade, leitura
- 2ª Avaliação ? (Participação em grupo) Seminário de Pesquisa
- 3ª Avaliação ? (Desempenho individual) Artigo

Cada avaliação parcial vale de zero (0,0) a dez (10,0). A média aritmética das quatro notas produz a nota final. Será aprovado o aluno ou aluna que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 ? CEPEX).
Na avaliação também serão considerados aspectos qualitativos como assiduidade, realização das atividades e participação nas discussões propostas.

Critérios de cada avaliação:

1. Assiduidade, pontualidade, leitura dos textos e participação nas discussões.
2. Apresentação de seminários em grupo. Elaboração e desenvolvimento da proposta.
3. Conteúdo e análise crítica, argumentação, apropriação das leituras realizadas e dos debates feitos em sala. Utilização da norma culta na redação. Originalidade na escrita do texto. Pontualidade na entrega.
Horário de atendimento: 15:00
Bibliografia: BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito, 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças dos velhos. 3ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.

FANON, Frantz. O preto e a psicopatologia, In: Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. (Selecionar apresentador/a e debatedor/a).

LE GOFF, Jacques. Memória, In: História e memória, 5ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História, n. 10, p. 7-28, dez, 1993.
PATRASSO, André Luís de; ALVES, Maria da Hora; ZULLI, André Luis Cardoso. Imagens em movimento: cinema, documento e história, In: THIESEN, Icléia. Documentos sensíveis: informação, arquivo e verdade na Ditadura de 1964, 1ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.

PELBART, Peter Pál. Estados de esgotamento, In: O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento, 2ed. São Paulo: n-1 edições, 2013.

PEREIRA, Túlio Henrique; FLEXOR, Maria Helena Ochi. A memória como sujeito e objeto do conhecimento, Anais. VI Enecult ? Facom UFBA, mai, 2010: Salvador, 2010.
RIVAS, Manuel. La lengua de las mariposas. In: ¿Qué me quieres, amor?. Traducción de Dolores Vilavedra: Madrid, Alfaquara, 2009 [1995].

ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias. São paulo: Editora UNESP, 2010.

SANTOS, Miriam Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo: Annablume, 2003.

SOUZA, Maria Cecília Cortez Christino de. Escola e o lugar da memória, In: A escola e a memória, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
_____. A escola e a memória, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
VECCHI, Roberto; RIBEIRO, Margarida Calafate. A memória poética da guerra colonial de Portugal na África: os vestígios como material de uma construção possível, In: SEDLMAYER, Sabrina; GINZBURG, Jaime (orgs.) Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: editora UFM|G, 2012.
VELHO, Gilberto. Memória, identidade e projeto, In: VIANNA, Hermano; KUSCHNIR, Karina; CASTREO, Celso. um antropólogo na cidade: ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
Filmes:

A língua das mariposas (La lengua de las mariposas)/ Origem: España, 1999, Colorido; Duração: 96 min/ Diretor: José Luis Cuerda/ Roteiro: Rafael Azcona, José Luis Cuerda, Manuel Rivas; Fotografia: Javier G. Salmones/ Música: Alejandro Amenábar
Ex_Machina: Instinto Artificial (Ex Machina)/ Origem: Reino Unido, EUA, 2015, Colorido; Duração: 1h 48min/ Direção e roteiro: Alex Garland; Cinematografía: Rob Hardy/ Música: Geoff Barrow, Ben Salisburg



Bibliografia complementar:

AROSTEGUI, Julio. La historia vivida: sobre la historia del presente. Madrid: Alianza, 2004.
ARTIÉRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Rio de Janeiro: CPDOC, [199-].
BARROS, José d?Assunção. Mentalidades (história das mentalidades, psico-história). In._____. O campo da história; especialidades e abordagens. São Paulo: Vozes, 2004.
BENJAMIN, Walter. Escavar e Recordar, In: Fisiognomia da metrópole moderna: representação da História em Walter Benjamin/Willi Bole. São Paulo: EDUSP, 1994.
BOSI, Ecléia. O tempo vivo da memória: ensaiosde Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BRESCINANI, Stella; NAXARA, Márcia (orgs.) Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.
DIEL, Astor Antônio. Cultura historiográfica: memória, identidade e representação. Bauru: EDUSC, 2002.
ELIAS, Norbert. Norbert elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
ERMAKOFF, George. O negro na fotografia brasileira do século XIX. Rio de Janeiro: G. Eemakoff, 2004.
FENELON, Déa Ribeiro et al. Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho D?água, 2004.
DOLTO, Françoise. A imagem inconsciente do corpo. São Paulo: Perspectiva, 1992.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
HUME, David. Tratado da Natureza Humana, 2ed. São Paulo: UNESP, 2009.
KNAUSS, Paulo. Imagem do espaço, imagem da história: a representação espacial da cidade do Rio de Janeiro. Tempo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 135-148, 1997.
LEJEUNE, Philippe. O guarda-memória. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 19, 1997.
NASCIMENTO, Francisco Alcides do. História e memória: lembranças da cidade ardente. Cadernos de Teresina, Teresina, n. 20, p. 34-45, ago., 1995.
PELLEN, Jean-Noel. Memória da literatura oral: a dinâmica discursiva da literatura oral: reflexões sobre a noção de etnotexto. Projeto História, São Paulo, n. 11, jun., 2001.
PIETRAFESA DE GODOI, Emília. O trabalho da memória: cotidiano e história no sertão do Piauí. Campinas: UNICAMP, 1999.
_____. Memória e identidade social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

Literatura:

BARRETO, Lima. Diário do hospício; O cemitério dos vivos. Prefácio de Alfredo Bosi. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Pinturas:

MILLET, Jean-François. The Gleanears, 1857, óleo sobre tela, 85,5 x 111 cm. Museu do Louvre, Paris.

MILLET, Jean-François. The Angelous, 1859-60, óleo sobre tela, 56 x 66 cm. Museu d?Orsay, Paris.

MILLET, Jean-François. Peasant with a Wheelbarrow, 1848-52, óleo sobre tela, 45 x 38 cm. Museum of Art, Indianapolis.

MILLET, Jean-François. Peasant-Girls with Brushwood, c. 1852, óleo sobre tela, 38 x 30 cm. The Hermitage, St. Petersburg.

Acesso em: Web Gallery of Art: <https://www.wga.hu/>

Cinema:

A.I Inteligência Artificial (Artificial Intelligence: AI): Ano de lançamento: 2001; Duração: 2h 26min; Diretor: Steven Spielberg

Blade Runner, O caçador de androides (Blade Runner): Ano de lançamento: 1982; Duração: 1h 57min; Diretor: Ridley Scott

Blade Runner 2049: Ano de lançamento: 2017; Duração 2h 44min; Direção: Denis Villeneuve
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/02/2018
28/02/2018
UNIDADE I - Apresentação
07/03/2018
07/03/2018
Discussão e aprovação do Plano de Curso
14/03/2018
14/03/2018
Discussão do filme e do conto A Língua Das Mariposas
21/03/2018
21/03/2018
Aula expositiva e dialogada: Memória, História e Lugares de memória.
28/03/2018
28/03/2018
Aula expositiva e dialogada: Memória, identidade e projeto
04/04/2018
04/04/2018
UNIDADE II - Aula expositiva e dialogada: A memória associada a construção do objeto, da cronologia e da problematização na pesquisa
11/04/2018
11/04/2018
Aula expositiva e dialogada: Memória e História
18/04/2018
18/04/2018
Aula expositiva e dialogada: Imagens em movimento: cinema, documento e história
25/04/2018
25/04/2018
Aula expositiva e dialogada: A memória coletiva
02/05/2018
02/05/2018
UNIDADE III - Aula expositiva e dialogada: O passado, a arte e as representações
09/05/2018
09/05/2018
Aula expositiva e dialogada: O passado, a arte e as representações II
16/05/2018
16/05/2018
Aula expositiva e dialogada: Possibilidades metodológicas associadas ao campo da história e memória
23/05/2018
23/05/2018
Apresentação e discussão do filme: Ex_Machina: Instinto Artificial
30/05/2018
30/05/2018
Prova escrita
06/06/2018
06/06/2018
UNIDADE IV -(Seminário de pesquisa): Cultura, Memória e Identidades
13/06/2018
13/06/2018
Seminário de Pesquisa
20/06/2018
20/06/2018
Seminário de Pesquisa
27/06/2018
27/06/2018
Entrega artigo final
Avaliações
Data Descrição
07/03/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Lançamentos das notas do seminário 05/07/2018
Boas vindas e dados sobre a reprografia 02/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:28