-

CMR0329 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. (05/03/2018 - 05/03/2018)
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
   PLANO DE CURSO_PSICOLOGIA_E_PROCESSOS_APREND_I_2018.1.pdf 
Relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas acerca da aprendizagem (12/03/2018 - 12/03/2018)
Inatismo-maturacionismo, associacionismo-empirismo, interacionismo e a perspectiva construtivista (19/03/2018 - 19/03/2018)
Processos de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva sociocultural e situada (26/03/2018 - 26/03/2018)
Aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) através da participação em diferentes contextos de atividade. (02/04/2018 - 02/04/2018)
Nova ecologia da aprendizagem: as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como artefatos culturais mediadores dos processos de ensino-aprendizagem (09/04/2018 - 09/04/2018)
Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI (16/04/2018 - 16/04/2018)
Aprendizagem por reforçamento segundo Skinner (23/04/2018 - 23/04/2018)
Rógers e a educação centrada no aluno (30/04/2018 - 30/04/2018)
Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo segundo Piaget (07/05/2018 - 07/05/2018)
Aprendizagem na perspectiva sócio-histórica segundo Vygotsky (14/05/2018 - 14/05/2018)
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa (21/05/2018 - 21/05/2018)
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação (28/05/2018 - 28/05/2018)
Oientações para elaboração do projeto de pesquisa sobre aprendizagem (04/06/2018 - 04/06/2018)
Aprendizagem Verbal Significativa segundo Ausubel (11/06/2018 - 11/06/2018)
Teoria da instrução segundo Bruner. 3ª Avaliação: Entrega do projeto de pesquisa (18/06/2018 - 18/06/2018)
Entrega de projetos que enfocam a aprendizagem como objeto de estudo. Avaliação da disciplina. (25/06/2018 - 25/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25
1 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
4 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
5 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
6 2017911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
7 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
8 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
11 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
12 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017909**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
22 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
24 2017911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2016906**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
28 2016905**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
29 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
30 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2017901**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 0 0 60
38 2017903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2017902**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
40 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
43 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
44 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
45 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
46 2017901**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
47 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
48 2016906**** 0 0 0 4 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
49 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2017902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
3 2016906**** 7,0 7,0 8,0 7.3 0 AM
4 2016900**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
5 2016906**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
6 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2017900**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
8 2017903**** 8,5 10,0 9,0 9.2 0 AM
9 2017911**** 8,5 10,0 9,0 9.2 0 AM
10 2017908**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
11 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2017902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
14 2017900**** 6,0 10,0 10,0 8.7 0 AM
15 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2017902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
17 2017900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
18 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2017911**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
20 2016906**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
21 2017902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
22 2017900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
23 2017902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
24 2017901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
25 2017909**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
26 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2017901**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
28 2017901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
29 2017900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
30 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2017902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
33 2017902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
34 2017902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
35 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2017900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
38 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2017901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
40 2017902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
41 2016905**** 9,5 10,0 8,0 9.2 0 AM
42 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2017901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
45 2017901**** 8,5 9,5 9,0 9.0 0 AM
46 2017903**** 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
47 2017902**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
48 2016905**** 8,5 10,0 8,0 8.8 0 AM
49 2017902**** 7,5 10,0 10,0 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, estudos dirigidos, seminários em grupo, elaboração de textos científicos e de projeto de pesquisa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de textos científicos e planos de intervenção. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um position paper elaborado individualmente (10,0); um seminário elaborado e apresentado em grupo (10,0); e um projeto de pesquisa sobre temáticas relacionadas à disciplina elaborado em grupo (10,0).
Horário de atendimento: Segunas-feiras das 8 às 12h.
Bibliografia: COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 29-64). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
COLL, C. Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 7-21). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
SILVA, S. A.; FOSSATTI, P.; SARMENTO, D. F. Teorias implícitas sobre o ensino e aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 2011, 291-299.
Bibliografia Complementar
ALENCAR, E. S.; TEIXEIRA, C. S. M.; SILVA, C. S.; FERRO, M. G. D.; CARVALHO, M. V. C. A epistemologia genética de Jean Piaget. In: CARVALHO, M. V. C. de; MATOS, K. S. A. L de. Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão (pp. 119-162). 2. Ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.
COLL, C. Constructivismo y educación escolar: ni hablamos siempre de lo mismo ni lo hacemos siempre desde la misma perspectiva epistemológica. Anuario de Psicología, 69, 1996, pp. 153-178.
COLL, C. et. Al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996.
LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDPUCRS, 2003.
FREITAS, L. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1989.
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.
PAIN, S. A função da ignorância na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1971.
PIERRE, M. El desarrollo cognitivo del niño: desde los descubrimientos de Piaget hasta las investigaciones actuales. Contextos Educativos, 4, 2001, pp. 53-77.
POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1996
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2018
05/03/2018
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
12/03/2018
12/03/2018
Relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas acerca da aprendizagem
19/03/2018
19/03/2018
Inatismo-maturacionismo, associacionismo-empirismo, interacionismo e a perspectiva construtivista
26/03/2018
26/03/2018
Processos de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva sociocultural e situada
02/04/2018
02/04/2018
Aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) através da participação em diferentes contextos de atividade.
09/04/2018
09/04/2018
Nova ecologia da aprendizagem: as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como artefatos culturais mediadores dos processos de ensino-aprendizagem
16/04/2018
16/04/2018
Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI
23/04/2018
23/04/2018
Aprendizagem por reforçamento segundo Skinner
30/04/2018
30/04/2018
Rógers e a educação centrada no aluno
07/05/2018
07/05/2018
Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
14/05/2018
14/05/2018
Aprendizagem na perspectiva sócio-histórica segundo Vygotsky
21/05/2018
21/05/2018
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa
28/05/2018
28/05/2018
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
04/06/2018
04/06/2018
Oientações para elaboração do projeto de pesquisa sobre aprendizagem
11/06/2018
11/06/2018
Aprendizagem Verbal Significativa segundo Ausubel
18/06/2018
18/06/2018
Teoria da instrução segundo Bruner. 3ª Avaliação: Entrega do projeto de pesquisa
25/06/2018
25/06/2018
Entrega de projetos que enfocam a aprendizagem como objeto de estudo. Avaliação da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
16/04/2018 1ª Avaliação
23/04/2018 2ª Avaliação
04/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:28