-

CMR0325 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Aula 1: Apresentação do curso (06/03/2018 - 06/03/2018)
   Aula 1- Apresentaçao do curso fisica II MATE.pptx 
Aula 2: A Carga elétrica, processos de eletrização e Lei de Coulomb (08/03/2018 - 08/03/2018)
Aula 3: A lei de Coulomb (09/03/2018 - 09/03/2018)
Aula 4: Distribuiçoes discretas de carga (13/03/2018 - 13/03/2018)
Aula 5: Distribuiçoes continuas de cargas (15/03/2018 - 15/03/2018)
Aula 6: Exercicios (16/03/2018 - 16/03/2018)
Aula 6: introdução ao estudo do campo eletrico (20/03/2018 - 20/03/2018)
Aula 8: A definição de campo, linhas de campo, campo gerado por uma carga pontual, compo em contutores, teorema das cascas, condutores isolados e blindagem eletrostatica (22/03/2018 - 22/03/2018)
Aula 9: Calculo do campo gerado por distribuiçoes pontuais de cargas (23/03/2018 - 23/03/2018)
Aula 10: Calculo do campo gerado por distribuiçoes continuas de carga (27/03/2018 - 27/03/2018)
Aula 11: Exercícios sobre campo elétrico (29/03/2018 - 29/03/2018)
Aula 12: A lei de gaus e suas aplicaçoes (30/03/2018 - 30/03/2018)
Aula 13: Lei de Gaus, simetris esferica, cilindrica (03/04/2018 - 03/04/2018)
Aula 14: Atividade presencial 1-lei de Gauss (05/04/2018 - 05/04/2018)
Aula 15: Atividade presencial 2 (06/04/2018 - 06/04/2018)
Aula 16: Atividade presencial (10/04/2018 - 10/04/2018)
Aula 17: Aula de revisao (12/04/2018 - 12/04/2018)
Aula 18: Exercicios (17/04/2018 - 17/04/2018)
Aula 19: avaliação 1 (19/04/2018 - 19/04/2018)
Aula 20: Correção da avaliação 1 (24/04/2018 - 24/04/2018)
Aula 21: Introdução ao potencial elétrico (26/04/2018 - 26/04/2018)
Aula 22: Potencial eletrico e energia potencial eletrica (27/04/2018 - 27/04/2018)
Aula 23: Exercícios sobre potencial elétrico (03/05/2018 - 03/05/2018)
AuIa: Introducao as tecnicas especiais (04/05/2018 - 04/05/2018)
AuIa 25: O gradiente do potenciaI, equacao de poisson (08/05/2018 - 08/05/2018)
AuIa 26: A equacao de IapIace e suas soIucoes (10/05/2018 - 10/05/2018)
AuIa 27: metodo das imagens (15/05/2018 - 15/05/2018)
AuIa 28: Capacitores (17/05/2018 - 17/05/2018)
AuIa 29: Exercicios capacitores (18/05/2018 - 18/05/2018)
AuIa 30: Atividade presenciaI (22/05/2018 - 22/05/2018)
AuIa 31: AvaIiacao 2 (24/05/2018 - 24/05/2018)
AuIa 32: Eletrodinâmica-Corrente eIetrica (25/05/2018 - 25/05/2018)
Aula 33: Circuitos eletricos (29/05/2018 - 29/05/2018)
Aula 34: Exercícios corrente e circuitos (31/05/2018 - 31/05/2018)
Aula 35: Exercicios circuitos eletricos fem (01/06/2018 - 01/06/2018)
Aula 36: Associação de resistores (05/06/2018 - 05/06/2018)
Aula 37: Introducao ao campo Magnetico- Imas, definicçao de campo magnetico, força magnetica e lei de gaus para o magnetismo (08/06/2018 - 08/06/2018)
Aula 38: Lei de ampere, campo em solenoites, lei de inducao de faraday e equaçoes de Maxwell (12/06/2018 - 12/06/2018)
Aula 39: Exercicios (14/06/2018 - 14/06/2018)
aula 40: Exercicios circuitos e campo magneticos (15/06/2018 - 15/06/2018)
Aula 41: Atividade presencial (19/06/2018 - 19/06/2018)
Aula 42: Avaliação 3 (21/06/2018 - 21/06/2018)
Aula 44: Seminarios (22/06/2018 - 22/06/2018)
Aula 45: atividades experimentais (26/06/2018 - 26/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27
1 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2017903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017909**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2017911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
39 2017901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 62
40 2017903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2017902**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
42 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 2015900**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
46 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
48 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
49 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
50 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
51 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017911**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
2 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2017902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
6 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2017902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
8 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2017900**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
12 2017900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
13 2017900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
14 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2017903**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
16 2016905**** 9,0 9,0 8,5 8.8 0 AM
17 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2017900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
19 20115**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
20 2015900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2017901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
22 2017901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
23 2017900**** 7,5 10,0 9,5 9.0 0 AM
24 2017902**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
25 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2017900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
27 2016906**** 9,0 9,0 8,5 8.8 0 AM
28 2017901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
29 2017902**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
30 2017908**** 7,5 10,0 10,0 9.2 0 AM
31 2017900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
32 2017903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2017901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
34 2016900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
35 2016906**** 7,5 10,0 9,0 8.8 0 AM
36 2017911**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2017901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
39 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2017901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
41 2016905**** 7,0 9,0 8,5 8.2 0 AM
42 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2016906**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
44 2017902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
45 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2017902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
48 2017902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
49 2017902**** 8,0 10,0 9,5 9.2 0 AM
50 2017909**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
51 2017902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Desenvolvimento psicológico do adolescente. Constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento. Abordagem crítica e integradora dessas diferentes visões do desenvolvimento do adolescente. Influências biológicas, históricas, sociais, geo-políticas e ambientais. Discussão de tópicos atuais relacionados com o tema. A Adolescência e vulnerabilidade (doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, toxicomania, delinqüência). A psicopatologia do adolescente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, estudos dirigidos, seminários em grupo, elaboração de textos científicos e de planos de intervenção com atividade realizada em campo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de textos científicos e planos de intervenção. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um position paper elaborado individualmente (10,0); um seminário elaborado e apresentado em grupo (10,0); um plano de intervenção elaborado em grupo com realização de atividade prática em campo. (10,0).
Horário de atendimento: Quartas e sextas-feiras das 10 às 12h.
Bibliografia: Bibliografia Básica<br />COLE, M.; COLE, S. O Desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2004. <br />COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Vol 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. <br />PAPALIA, D. E.; Feldman, R. D. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.<br />Bibliografia Complementar<br />ABERASTURY, A. R. Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981. <br />ALCÂNTARA, R. M.; OLIVEIRA, G. C. S.; OLIVEIRA FILHO, A. B. (2017). Aspectos epidemiológicos do uso de drogas ilícitas por estudantes adolescentes no município de Capanema, Pará. Adolescência e Saúde, v.14, n.2, p. 47-57, 2017. <br />ARIÉS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. S. A., 1981. <br />BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. <br />BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985. <br />BIAGGIO, A. Kohlberg e a "Comunidade Justa": promovendo o senso ético e a cidadania na escola. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.10, n.1, p. 47-69, 1997. <br />BLATT, M.; KOHLBERG, L. The effects of classroom moral discussion upon children's level of moral judgment. Journal of Moral Education, n.4, p. 129-161, 1975. <br />BOCK, A. B. M. Adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Educacional e Escolar, n.1, p. 63-76, 2007. <br />BOCK, A. B. M. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cadernos Cedes, n.62, p. 26-43, 2004. <br />BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002. <br />BUSSAB. V. S. R. Fatores hereditários e ambientais no desenvolvimento: a adoção de uma perspectiva interacionista. Psicologia: Reflexão e Crítica, n.2, p. 233-243, 2000. <br />CALLIGARIS, C. Adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000. <br />CASTORINA, J. A.; BAQUERO, R. J. Dialética e psicologia do desenvolvimento: o pensamento de Piaget e Vygotsky. Porto Alegre: ARTMED, 2013. <br />CORRER, R.; FAIDIGA, M. T. B. O uso do celular por adolescentes: impactos nos relacionamentos. Adolescência e Saúde, v.14, n.2, p. 24-39, 2017. <br />COUTINHO, L. G. A adolescência na contemporaneidade: ideal cultural ou sintoma social. Pulsional Revista de Psicanálise, n. 181, p.13-19, 2005. <br />COZER, M.; MELLO, G. R.; BAÇO, F. M. B.; ALMEIDA, L. E. D. F.; CORREA, M. K. Gravidez na adolescência: estudo nas regionais de saúde do estado do Paraná, Brasil. Adolescência e Saúde, v.14, n.1, p. 55-64, 2017. <br />COZER, M.; ROSA, V. J; ALMEIDA, L. E. D. F.; CORREA, M. K.; PRATES, R. T. C. Fatores de exposição ao tabagismo entre escolares do ensino médio do município de Francisco Beltrão-PR. Adolescência e Saúde, v.14, n.2, p. 114-124, 2017. <br />CEDARO, J. J.; BOAS, L. M. V.; MARTINS, R. M. Adolescência e Sexualidade: Um Estudo Exploratório em uma Escola de Porto Velho-Ro. Psicologia: Ciência e Profissão, v.32, n.2, p. 320-339, 2012. <br />COUTINHO, L. G. A adolescência na contemporaneidade: ideal cultural ou sintoma social. Pulsional Revista de Psicanálise, n.181, p.13-19, 2005. <br />Dani, L. S. C. Conflitos, sentimentos e violência escolar. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 28, p. 571-586, 2009. <br />GROSSMAN, E. A construção do conceito de adolescência no Ocidente. Adolescência e Saúde, v.7, n.3, p. 47-51, 2010. <br />Kohlberg, L. Estadios morales y moralización. El enfoque cognitivo-evolutivo. Infancia y Aprendizaje, 18, 33-51, 1982. <br />Lemos Giráldez, S. La psicopatología de la infancia y la adolescencia: consideraciones básicas para su estudio. Papeles del Psicólogo, v.24, n. 85, p. 19-28, 2003. <br />MACEDO, R. M. A.; BOMFIM, M. C. A. Violências na escola. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 28, p. 605-618, 2009. <br />MACEDO, O. J.; PESSOA, M. C. B.; ALBERTO, M. F. P. Atuação dos Profissionais de Psicologia Junto à Infância e à Adolescência nas Políticas Públicas de Assistência Social. Psicologia: Ciência e Profissão, v.35, n.3, p. 916-931, 2015. <br />MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, v.13, n.2, p. 105-111, 2005. <br />MONTEIRO, K. A. C; RIBEIRO, M. M. C; BASTOS, A. Porta de Entrada para Adolescentes Autistas e Psicóticos numa Instituição. Psicologia, Ciência e Profissão, v.27, n.2, p. 290-303, 2007. <br />OLIVA, A. Desenvolvimento social durante a adolescência. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia evolutiva. v.1. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 350-367. <br />OLIVEIRA, A. M.; BICALHO, C. M. S.; TERUEL, F. M.; KAHEY, L. L.; BOTTI, N. C. L. Comportamento suicida entre adolescentes: Revisão integrativa da literatura nacional. Adolescência e Saúde, v.14, n.1, p. 88-96, 2017. <br />OLIVEIRA, L. F. R.; GOMES, M. J. M.; SOARES, E.; CAVALCANTI, M. A. F.; NASCIMENTO, E. G. C. Consumo de álcool por adolescentes: do ato de liberdade ao comportamento de risco. Adolescência e Saúde, v.14, n.2, p. 58-65, 2017. <br />PALACIOS, J.; OLIVA, A. A adolescência e seu significado evolutivo. In: COLL, C.; MARCHESI, Á.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia evolutiva. v.1. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 309-322. <br />ROSSETTI-FERREIRA, M. C., ALMEIDA, I. G., COSTA, N. R. A., GUIMARÃES, L. A.; MARIANO, F. N.; PAULI-TEIXEIRA, S. C. et al. Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.25, n.2, p. 390-399, 2012. <br />SAMPAIO, R. L. A psicologia e a educação moral. Psicologia, Ciência e Profissão, v.27, n.4, p. 584-595, 2007. <br />TOGNETTA, L. R. P.; BOZZA, T. L. Cyberbullying: um estudo sobre a incidência do desrespeito no ciberespaço e suas relações com as representações que adolescentes têm de si. Nuances, v.23, n.24,164-180, 2012. <br />TOGNETTA, L. R. P., VINHA, T. P. Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Revista Diálogo Educacional, v.9, n.28, p. 525-540, 2009. <br />WENDT, B.; DULLIUS, L. Imagens Sociais sobre Jovens em Acolhimento Institucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v.37 n.2, p. 529-541, 2017. <br />ULBRICH, G. D. S.; OSELAME, G. B.; OLIVEIRA, E. M.; NEVES, E. B. Motivadores da ideação suicida e a autoagressão em adolescentes. Adolesc. Saúde, v.14, n.2, p. 40-46, 2017. <br />UNITED NATIONS CHILDREN’S EMERGENCY FUND (UNICEF). Adolescents in Latin America and the Caribbean: policy guidelines. Bogotá: Unicef, 2001.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2018
07/03/2018
Introdução à Psicologia do Desenvolvimento. Organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. Divisão dos grupos de trabalho.
09/03/2018
09/03/2018
Desenvolvimento psicológico do adolescente e seus determinantes fundamentais.
14/03/2018
14/03/2018
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas do desenvolvimento humano. Desenvolvimento psicossocial segundo as diferentes perspectivas teóricas
16/03/2018
16/03/2018
Puberdade: natureza versus ambiente físico e contexto sociocultural. A adolescência nas diferentes culturas: uma construção social?
21/03/2018
21/03/2018
Pesquisas atuais sobre psicologia do desenvolvimento e adolescência no Brasil.
23/03/2018
23/03/2018
Aspectos psicopatológicos do desenvolvimento do adolescente
28/03/2018
28/03/2018
Orientações para elaboração do position paper e do seminários em grupo.
30/03/2018
30/03/2018
Orientações para elaboração do position paper e do seminários em grupo.
04/04/2018
04/04/2018
Orientações para elaboração do position paper e do seminários em grupo.
06/04/2018
06/04/2018
Avaliação da aprendizagem: entrega do position paper.
11/04/2018
11/04/2018
Apresentação e discussão das temáticas abordadas nos position papers elaborados.
13/04/2018
13/04/2018
Relatos de experiência profissional sobre atuação junto a adolescentes nos diversos contextos: Adolescência e intervenção no âmbito educativo.
18/04/2018
18/04/2018
Relatos de experiência profissional sobre atuação junto a adolescentes nos diversos contextos: Adolescência e promoção de saúde na comunidade.
20/04/2018
20/04/2018
Relatos de experiência profissional sobre atuação junto a adolescentes nos diversos contextos: a prática clínica.
25/04/2018
25/04/2018
Seminário: Desenvolvimento Moral do adolescente segundo Piaget e Kohlberg
27/04/2018
27/04/2018
Seminário: Relações familiares, socialização e violência na escola.
02/05/2018
02/05/2018
Seminário: Adolescência e consumo de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas
04/05/2018
04/05/2018
Seminário: Adolescente em situação de vulnerabilidade: políticas assistenciais e medidas socioeducativas.
09/05/2018
09/05/2018
Seminário: Sexualidade na adolescência: doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, prostituição e abuso sexual.
11/05/2018
11/05/2018
Seminário: Uso das tecnologias da informação e comunicação e cybercultura.
16/05/2018
16/05/2018
Seminário: Adolescência e trabalho: reflexões sobre a escolha profissional
18/05/2018
18/05/2018
Síntese de integração dos temas trabalhados através dos seminários.
23/05/2018
23/05/2018
Estratégias para elaboração de ações junto a adolescentes na escola e na comunidade.
25/05/2018
25/05/2018
Relato de experiência discente com intervenção junto a adolescente no contexto escolar.
30/05/2018
30/05/2018
Fundamentação teórico-metodológica da atuação profissional junto a adolescentes.
01/06/2018
01/06/2018
Construção colaborativa do plano de intervenção referente à atividade prática junto a adolescentes em escolas ou na comunidade.
06/06/2018
06/06/2018
Construção colaborativa do plano de intervenção referente à atividade prática junto a adolescentes em escolas ou na comunidade.
08/06/2018
08/06/2018
Construção colaborativa do plano de intervenção referente à atividade prática junto a adolescentes em escolas ou na comunidade.
13/06/2018
13/06/2018
3ª Avaliação da aprendizagem: atividade prática realizada junto adolscentes na escola ou na comunidade
15/06/2018
15/06/2018
Discussão acerca da atividade prática realizada junto a adolscentes na escola ou na comunidade.
20/06/2018
20/06/2018
Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre.
22/06/2018
22/06/2018
Entrega de notas. Encerramento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
06/04/2018 1ª Avaliação
25/04/2018 2ª Avaliação
13/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 01:19