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CBT0038 - MARKETING TURISTICO - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino (07/03/2018 - 07/03/2018)
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino | Breve introdução. Aula expositiva dialogada
   Morrison (2012, Cap. 1) 
Introdução ao marketing turístico (09/03/2018 - 09/03/2018)
Aula expositiva e dialogada
Conceitos e definições de marketing turístico (14/03/2018 - 14/03/2018)
Aula expositiva e dialogada
Abordagens de marketing no setor do turismo (16/03/2018 - 16/03/2018)
Aula expositiva e discussão de textos
Tendências e desafios do marketing (21/03/2018 - 21/03/2018)
Aula expositiva dialogada
  Morrison (2012, Cap. 3) 
Sistematização dos marketing turístico. Características e benefícios do sistema de marketing turístico. Importância do planejamento de marketing turístico.
Análise de oportunidades de marketing (23/03/2018 - 23/03/2018)
Aula expositiva dialogada
Análise de oportunidades de marketing (28/03/2018 - 28/03/2018)
Aula expositiva dialogada
Pesquisa de marketing (04/04/2018 - 04/04/2018)
Aula expositiva dialogada | Seminário | discussão do texto
Pesquisa de marketing (06/04/2018 - 25/05/2018)
Seminário / discussão do texto
Apresentação T1 - Introdução e análise da situação (11/04/2018 - 11/04/2018)
Seminário de discentes (tema, justificativa, análise externa, análise de mercado e dos consumidores, análise das competências e do setor, análise do macro entorno, análise )
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público e privado (13/04/2018 - 13/04/2018)
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público e privado (18/04/2018 - 18/04/2018)
Aula expositiva dialogada
O comportamento do consumidor em turismo (20/04/2018 - 20/04/2018)
Aula expositiva dialogada
O comportamento do consumidor em turismo (25/04/2018 - 25/04/2018)
Aula expositiva e dialogada
Avaliação escrita (27/04/2018 - 27/04/2018)
Conteúdo referente as aulas anteriores (questões objetivas e dissertativas)
    
Inicia em 27/04/2018 às 0h 0 e finaliza em 27/05/2018 às 23h 0
Seleção e compra do produto turístico (02/05/2018 - 02/05/2018)
Aula expositiva e discussão de textos
Seleção e compra do produto turístico (04/05/2018 - 04/05/2018)
Aula expositiva dialogada
Implementação de estratégias de segmentação (09/05/2018 - 09/05/2018)
Aula expositiva dialogada | Seminário | discussão do texto
Gerenciamento da qualidade (09/05/2018 - 09/05/2018)
Aula expositiva dialogada | Seminário | discussão do texto
Apresentação T2 - Diagnóstico e estratégias relacionadas aos objetivos (11/05/2018 - 11/05/2018)
Seminário de discentes
    
Inicia em 06/06/2018 às 0h 0 e finaliza em 15/06/2018 às 23h 59
Implementação de estratégias de segmentação (16/05/2018 - 16/05/2018)
Aula expositiva dialogada
    
Inicia em 07/06/2018 às 0h 0 e finaliza em 22/06/2018 às 23h 59
Em busca da vantagem competitiva (18/05/2018 - 18/05/2018)
Aula expositiva dialogada
Em busca da vantagem competitiva (23/05/2018 - 23/05/2018)
Aula expositiva dialogada
Marketing e Tecnologia da Informação e Comunicação (25/05/2018 - 25/05/2018)
Aula expositiva dialogada | discussão do texto
Marketing e Tecnologia da Informação e Comunicação (06/06/2018 - 06/06/2018)
Aula expositiva dialogada
Ética em marketing turístico (08/06/2018 - 08/06/2018)
Aula expositiva dialogada | Seminário e discussão de texto
Apresentação T3 - Plano de implantação e controle da estratégia comercial (13/06/2018 - 13/06/2018)
Seminário de discentes | Entrega do trabalho final
    
Inicia em 07/06/2018 às 0h 0 e finaliza em 22/06/2018 às 23h 59
Ética em marketing turístico (15/06/2018 - 15/06/2018)
Aula expositiva dialogada | Seminário | discussão do texto
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
28 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27
1 201395**** 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 18
2 2015905**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 10
3 2015903**** 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 1 0 2 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 39
4 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 8
5 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 20125**** 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
7 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 14
8 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
10 2015904**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
11 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2015905**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 1 11
13 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 5
14 201492**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
15 2014912**** 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015904**** 8,6 9,1 9,3 9.0 2 AM
2 201492**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF
3 2015903**** 0,0 2,9 2,2 1.7 39 RF
4 2015901**** 6,4 6,0 8,5 7.0 14 AM
5 20125**** 8,5 8,5 8,0 8.3 5 AM
6 2016903**** 9,2 9,3 9,0 9.2 2 AM
7 2015904**** 8,9 8,5 8,0 8.5 8 AM
8 2015905**** 8,9 8,5 8,0 8.5 10 AM
9 2015905**** 7,7 8,5 8,0 8.1 8 AM
10 20125**** 6,0 8,7 9,0 7.9 14 AM
11 2014912**** 7,4 8,7 9,0 8.4 14 AM
12 2015904**** 9,4 9,1 9,3 9.3 4 AM
13 2015905**** 6,3 8,5 8,0 7.6 11 AM
14 2015904**** 7,1 9,1 9,3 8.5 6 AM
15 201395**** 0,0 6,0 9,3 0.0 2.6 18 RF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O programa será desenvolvido com base em aulas expositivas, aulas no laboratório de informática, palestras, discussão dos tópicos do programa através da análise de textos/livros/artigos indicados para leitura, trabalhos de grupos na sala, acompanhamento da elaboração do plano de marketing, apresentação de seminários e realização de trabalho escrito individual e em equipe pelos discentes. As aulas terão como apoio textos e artigos de periódicos/livros/websites e filmes e utilizarão os seguintes recursos: quadro, Internet, notebook e projetor.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados em atividades individuais e três trabalhos em grupo, conforme segue:

Tipos de Avaliações Nota

Participação em aula 2
Leitura e discussão de textos 3
01 paper (individual) 5
Prova 10
T1 - Introdução e Análise da Situação 2
T2 - Diagnóstico e Estratégias Relacionadas aos Objetivos 3
T3 - Plano de Implantação e Controle da Estratégia Comercial 2
Apresentação de Seminários (03) 3


ATIVIDADES INDIVIDUAIS

Participação em sala de aula - entende-se que o/a discente são sujeitos ativos e como tal será avaliado/a pela a) objetividade da participação (questionamento e comentários), b) qualidade da participação quanto ao conteúdo exposto e c) articulação com outros conteúdos.

Leitura e discussão de textos - Debates sobre os textos previamente lidos e analisados ou sobre questões teóricas e estudos de casos. Serão avaliados a capacidade de interrogar os textos lidos e relacionar aos conteúdos da disciplina.

Avaliação escrita - Esta, com o objetivo de avaliar o conhecimento construído nas aulas e com conteúdo referente as aulas anteriores a mesma, será realizada na segunda quinzena de abril.

Paper - objetivo de exercitar a interpretação e a elaboração de comentários sobre um texto (analisar os argumento utilizados para descrever um determinado tema).

TRABALHO EM GRUPO

Elaboração e apresentação do Plano de Marketing Turístico (grupo)
Se explorará a problemática e informação disponível sobre um problema prático do marketing turístico, trabalhando em grupo de modo que todos os membros colaborem na construção e execução da pesquisa, assim como análises e redação de todos os materiais elaborados.

Espera-se que o/a discente possa produzir textos mediante organização coletiva, por meio de esforço cooperativo e colaborativo na execução dos trabalhos propostos. Critérios de avaliação: Seminário: clareza, organização e sequência de apresentação, qualidade e fundamentação da argumentação e, adequação no uso de recursos audiovisuais e do tempo; Escrito: clareza em relação ao tema, justificativa, análise externa, análise de mercado e dos consumidores, análise das competências e do setor, análise do macro entorno, análise interna (T1), análise DAFO (SWOT), pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, objetivos a serem alcançados, estratégias de marketing, abordagens de posicionamento (T2) e, para o T3, detalhamento das ações específicas de marketing operacional, plano de atividades, orçamento de marketing, medidas, resultados esperados de cada atividade, cronograma de avaliação) somados à avaliação dos resultados e conclusão do trabalho.

5 grupos de 4 a 5 discentes.

? T1 - Introdução e análise da situação - data da apresentação: 11 de abril (10ª aula) e entrega do trabalho escrito: 13 de abril (até às 23:00 pelo SIGAA).
? T2 - Diagnóstico e estratégias relacionadas aos objetivos - data da apresentação: 11 de maio (19ª aula) e entrega do trabalho escrito: 11 de maio (até às 23:00 pelo SIGAA).
? T3 - Plano de implantação e controle da estratégia comercial e trabalho final - data da apresentação: 13 de junho (28ª aula) e entrega do trabalho escrito: 13 de junho (até às 23:00 pelo SIGAA).



Horário de atendimento: Segundas - 15:00 às 17:00
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DIAS, Reinaldo ; CASSAR, Maurício. Fundamentos do marketing turístico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

MOTA, Keila Cristina Nicolau. Marketing Turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BALANZÁ, I. M. Marketing e Comercialização de Produtos Turísticos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
BIGNÉ, E.; FONT, X. y; ANDREU, L. Marketing de destinos turísticos. Madrid: ESIC Editorial, 2000.
BRASIL, Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: Marcos Conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.
COOPER, C.; FLETCHER, J.; WANHILL, S.; GILBERT, D.; SHEPERD, R. Turismo: Princípios e Práticas. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
KOTLER, P. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. Elsevier: São Paulo, 2010.
KOTLER, P.; GERTNER, D.; REIN, I.; HAIDER, D.. Marketing de Lugares: Como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
MEIRA, P. R. S.; SANTOS, C. P.; MAFRA, D. P. Marketing social: aplicações e métricas no setor público. Brasília: Senado Federal, 2015.
MIDDLETON, V. T. C. Marketing de Turismo: teoria & prática. Rio de Janeiro: Atlas, 2002.
MORRISON, A. M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
PLOG, S. C. Porque a preservação do destino tem sentido econômico. In:THEOBALD, W. F. (org.). Turismo Global. 2ª. edição. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2002. pp. 267-282.
PRINGLE, H.; THOMPSON, M. Marketing Social: marketing para causas sociais e a construção de marcas. São Paulo: Makron Books, 2000.
SANTESMASES, M. M. Marketing. Conceptos e Estrategias. 4ª. ed., Pirámide, Madrid, 1999.
SERRA, A. C. Marketing Turístico. Madrid: Ed. Pirámide, 2011.
SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
ZEITHAML, V.A., BITNER, M. J. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2002.

Periódicos
Caderno Virtual de Turismo. Disponível em <http://www.ivt-rj.net/caderno>
Estudios y Perspectivas en Turismo. Buenos Aires. Disponível em <http://www.estudiosenturismo.com.ar/>
Revista Turismo e Sociedade. DETUR/UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo>
Revista Turismo em Análise. São Paulo: ECA/USP. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/rta>
Revista Turismo: Visão e Ação. Balneário Camboriú: UNIVALI. Disponível em <http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva>
Revista Brasileira de Turismo. Disponível em <http://www.rbtur.org.br>
REMark - Revista Brasileira de Marketing
Revista de Administração Contemporânea ? RAC
Revista de Administração de Empresas ? RAE < http://www.anpad.org.br/publicacoes.php>
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2018
07/03/2018
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino
09/03/2018
09/03/2018
Introdução ao marketing turístico
14/03/2018
14/03/2018
Conceitos e definições de marketing turístico
16/03/2018
16/03/2018
Abordagens de marketing no setor do turismo
21/03/2018
21/03/2018
Tendências e desafios do marketing
23/03/2018
23/03/2018
Análise de oportunidades de marketing
28/03/2018
28/03/2018
Análise de oportunidades de marketing
04/04/2018
04/04/2018
Pesquisa de marketing
06/04/2018
25/05/2018
Pesquisa de marketing
11/04/2018
11/04/2018
Apresentação T1 - Introdução e análise da situação
13/04/2018
13/04/2018
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público e privado
18/04/2018
18/04/2018
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público e privado
20/04/2018
20/04/2018
O comportamento do consumidor em turismo
25/04/2018
25/04/2018
O comportamento do consumidor em turismo
27/04/2018
27/04/2018
Avaliação escrita
02/05/2018
02/05/2018
Seleção e compra do produto turístico
04/05/2018
04/05/2018
Seleção e compra do produto turístico
09/05/2018
09/05/2018
Implementação de estratégias de segmentação
09/05/2018
09/05/2018
Gerenciamento da qualidade
11/05/2018
11/05/2018
Apresentação T2 - Diagnóstico e estratégias relacionadas aos objetivos
16/05/2018
16/05/2018
Implementação de estratégias de segmentação
18/05/2018
18/05/2018
Em busca da vantagem competitiva
23/05/2018
23/05/2018
Em busca da vantagem competitiva
25/05/2018
25/05/2018
Marketing e Tecnologia da Informação e Comunicação
06/06/2018
06/06/2018
Marketing e Tecnologia da Informação e Comunicação
08/06/2018
08/06/2018
Ética em marketing turístico
13/06/2018
13/06/2018
Apresentação T3 - Plano de implantação e controle da estratégia comercial
15/06/2018
15/06/2018
Ética em marketing turístico
Avaliações
Data Descrição
07/04/2018 1ª Avaliação
27/04/2018 2ª Avaliação
15/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA 29/06 (AMANHÃ) - APRESENTAÇÃO 28/06/2018
AULA 20/06 (AMANHÃ) E DEMAIS INFORMES 20/06/2018
AULA DE HOJE (08/06) - CANCELADA 08/06/2018
AULA DE HOJE 30/05/2018
COMUNICADO - AULA DESTA QUARTA-FEIRA (04/04) 04/04/2018
COMUNICADO - AULA DESTA QUARTA-FEIRA (21/03) 21/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:28