-

DAA0322 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO II - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (28/02/2018)

Alteração do início das aulas no Campus Ministro Reis Velloso.

Não Haverá Aula (01/03/2018)

Alteração do início das aulas no Campus Ministro Reis Velloso.

Apresentação da disciplina | Horário das aulas | Normas de convivência | 1. A PESQUISA EM TURISMO - Senso comum e conhecimento científico (07/03/2018 - 07/03/2018)

Aula expositiva dialogada: o que é metodologia?

Texto 1: Schulter (2003, Cap.1)

Texto 2: Dencker (2007, Cap.1 e 2)

Texto 3: Santos et al. (2007, Cap. 1)

   Schluter 2003 - Conhecimento Cientifico 
SCHLÜTER, R. Metodologia da pesquisa em turismo e hotelaria. São Paulo: Aleph, 2003. p. 23-29
  Dencker 2007 - Cap 1 e 2 
DENCKER, A. F. M. Pesquisa em turismo: planejamento, métodos e técnicas. 9 ed. rev. e ampl. São Paulo: Futura, 2007. 335p.
  Santos et al 2007 - Orientações e dicas praticas para trabalhos academicos 
SANTOS, G. R. C. M. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Curitiba, Ibpex, 2007.
1. A PESQUISA EM TURISMO - Senso comum e conhecimento científico (08/03/2018 - 08/03/2018)

Aula expositiva dialogada: o que é metodologia?

Texto 1: Schulter (2003, Cap.1)

Texto 2: Dencker (2007, Cap.1 e 2)

Texto 3: Santos et al. (2007, Cap. 1)

Classificação e abordagens da pesquisa (Com base nos objetivos; Segundo as fontes de dados; Com base nos procedimentos de coleta de dados; Pesquisa qualitativa X Pesquisa quantitativa; Trabalhos científicos (tipos e estrutura) (14/03/2018 - 14/03/2018)

Aula expositiva dialogada | Discussão de textos

Texto 1: Santos (2007, Cap.2)

Texto 2: Rejowski (1996, Cap. 1)

Texto 3: Lakatos e Marconi (2007, Cap. 11 e 12)

Classificação e abordagens da pesquisa (Com base nos objetivos; Segundo as fontes de dados; Com base nos procedimentos de coleta de dados; Pesquisa qualitativa X Pesquisa quantitativa; Trabalhos científicos (tipos e estrutura) | Visita à Biblioteca (15/03/2018 - 15/03/2018)

Aula expositiva dialogada | Discussão de textos

Texto 1: Santos (2007, Cap.2)

Texto 2: Rejowski (1996, Cap. 1)

Texto 3: Lakatos e Marconi (2007, Cap. 11 e 12)

Trabalhos científicos (tipos e estrutura) (21/03/2018 - 21/03/2018)

Aula expositiva dialogada | Discussão de textos

Texto 1: Medeiros (2005, Cap. 7 e 8)

Texto 2: Lakatos e Marconi (2007, 2.3 Resumos)

Texto 3: NBR 6028:2003

Aula prática - Pesquisa Biblioteca (22/03/2018 - 22/03/2018)

Visita e atividade de pesquisa na biblioteca

 

Trabalhos científicos (tipos e estrutura) (28/03/2018 - 28/03/2018)

Aula expositiva dialogada | Discussão de textos

Texto 1: Medeiros (2005, Cap. 7 e 8)

Texto 2: Lakatos e Marconi (2007, 2.3 Resumos)

Texto 3: NBR 6028:2003

2. NORMAS DE APRESENTAÇÃO - Normas de apresentação de trabalhos acadêmicos: resenha, relatório, resumo e artigo científico (29/03/2018 - 29/03/2018)

Aula expositiva dialogada | Discussão de textos | Laboratório de informática

Texto 1: Medeiros (2005, Cap. 7 e 8)

Texto 2: Lakatos e Marconi (2007, 2.3 Resumos)

Texto 3: NBR 6028:2003

    
Inicia em 29/03/2018 às 0h 0 e finaliza em 12/04/2018 às 23h 59
3. A PRÁTICA DA PESQUISA EM TURISMO Etapas básicas do projeto de pesquisa (04/04/2018 - 04/04/2018)

Aula expositiva dialogada 

Texto 1: OMT (2006, Cap. 1)

Texto 2: Richardson (2011, Cap. 4 Roteiro de Projeto de Pesquisa) 

Discussão em sala de aula dos temas, problemas e objetivos (05/04/2018 - 05/04/2018)

Aula expositiva dialogada

Trabalho em grupo na sala

Apresentação dos temas, problemas e objetivos pelos discentes (11/04/2018 - 11/04/2018)

Seminário dos discentes | discussão do texto

    
Inicia em 05/04/2018 às 14h 0 e finaliza em 18/04/2018 às 23h 59
  MODELO APRESENTAÇÃO 
Modelo de apresentação da introdução do pré-projeto. Tempo de apresentação: 5 minutos para cada aluno Critérios de avaliação do seminário: clareza, organização e sequência de apresentação, qualidade e fundamentação da argumentação e, adequação no uso de recursos audiovisuais e do tempo;
3. A PRÁTICA DA PESQUISA EM TURISMO Revisão de literatura (12/04/2018 - 12/04/2018)

Aula expositiva dialogada  | Discussão de textos

Texto 1: Vergara (1998, 3.5)

Texto 2: Fachin (2005, p. 125)

Discussão em sala de aula dos conceitos principais da revisão de literatura (18/04/2018 - 18/04/2018)

Trabalho em grupo na sala | Encontro com pesquisadores

2. NORMAS DE APRESENTAÇÃO Normas de citações e de referência (19/04/2018 - 19/04/2018)

Aula expositiva dialogada e trabalho em sala

Texto 1: NBR 6023:2000

Texto 3: NBR 10520:2002

3. A PRÁTICA DA PESQUISA EM TURISMO Hipóteses/perguntas de pesquisa variáveis (25/04/2018 - 25/04/2018)

Aula expositiva dialogada | Discussão de texto | Encontro com pesquisadores

Texto 1: Gil (2002, Cap. 3)

Texto 2: Gil (1999, Cap 8)

Texto 3: Fachin (2005, Cap 4 e 5)

Hipóteses/perguntas de pesquisa variáveis (26/04/2018 - 26/04/2018)
Aula expositiva e discussão de textos Texto 1: Gil (2002, Cap. 3) Texto 2: Gil (1999, Cap 8) Texto 3: Fachin (2005, Cap 4 e 5)
Apresentação dos tópicos da revisão de literatura pelos discentes (02/05/2018 - 02/05/2018)

Aula expositiva dialogada | seminário 

Apresentação dos tópicos da revisão de literatura pelos discentes (03/05/2018 - 03/05/2018)
Seminário dos discentes
Coleta de dados: técnicas, instrumentos e amostragem (09/05/2018 - 09/05/2018)

Aula expositiva dialogada | discussão do texto | Encontro com pesquisadores 

Texto 1: Gil (1999, Cap. 10)

Texto 2: Fachin (2005, p. 137)

Texto 3: Hair et al. (2005, Cap 5)

Texto 4: Yin (2010)

Texto 5: Thiollent

Texto 6: Hair et al. (2005, Cap 7)

Texto 7: Gil (1999, Cap 11 e 12)

Texto 8: Lakatos e Marconi (1982, Cap 2)

Texto 9: Gil (1999, Cap 9)

Texto 10: Dencker (2007, Cap 9)

Texto 11: Gayle (2001, 6,7,8,9) 

Escalas e Amostragem (10/05/2018 - 10/05/2018)

Aula expositiva dialogada | discussão do texto

Texto 1: Gil (1999, Cap. 10)

Texto 2: Fachin (2005, p. 137)

Texto 3: Hair et al. (2005, Cap 5)

Texto 4: Yin (2010)

Texto 5: Thiollent

Texto 6: Hair et al. (2005, Cap 7)

Texto 7: Gil (1999, Cap 11 e 12)

Texto 8: Lakatos e Marconi (1982, Cap 2)

Texto 9: Gil (1999, Cap 9)

Texto 10: Dencker (2007, Cap 9)

Texto 11: Gayle (2001, 6,7,8,9) 

Observação, Documental, Levantamento/Survey, Estudo de caso, Pesquisa-ação (16/05/2018 - 16/05/2018)

Aula expositiva dialogada | discussão do texto | Encontro com pesquisadores 

Texto 1: Gil (1999, Cap. 10)

Texto 2: Fachin (2005, p. 137)

Texto 3: Hair et al. (2005, Cap 5)

Texto 4: Yin (2010)

Texto 5: Thiollent

Texto 6: Hair et al. (2005, Cap 7)

Texto 7: Gil (1999, Cap 11 e 12)

Texto 8: Lakatos e Marconi (1982, Cap 2)

Texto 9: Gil (1999, Cap 9)

Texto 10: Dencker (2007, Cap 9)

Texto 11: Gayle (2001, 6,7,8,9) 

  MODELO RESENHA 
Apresentação em grupo: 24/05 Resenha de texto: objetivo de exercitar a interpretação e a elaboração de comentários sobre um texto (analisar os argumento utilizados para descrever um determinado tema) Entrega manuscrito (individual) – até 2 laudas (folha de papel almaço)
    
Inicia em 16/05/2018 às 0h 0 e finaliza em 17/05/2018 às 23h 59
Questionário/Formulários, Entrevista, Focus group Técnicas de Coleta de dados (17/05/2018 - 17/05/2018)

Aula expositiva dialogada | discussão do texto

Texto 1: Gil (1999, Cap. 10)

Texto 2: Fachin (2005, p. 137)

Texto 3: Hair et al. (2005, Cap 5)

Texto 4: Yin (2010)

Texto 5: Thiollent

Texto 6: Hair et al. (2005, Cap 7)

Texto 7: Gil (1999, Cap 11 e 12)

Texto 8: Lakatos e Marconi (1982, Cap 2)

Texto 9: Gil (1999, Cap 9)

Texto 10: Dencker (2007, Cap 9)

Texto 11: Gayle (2001, 6,7,8,9) 

Análise de dados: apresentação e interpretação - Análise quanti, quali e mista (?) (23/05/2018 - 23/05/2018)

Aula expositiva dialogada | discussão do texto | Encontro com pesquisadores 

Texto 1: Gil (1999, Cap. 10)

Texto 2: Fachin (2005, p. 137)

Texto 3: Hair et al. (2005, Cap 5)

Texto 4: Yin (2010)

Texto 5: Thiollent

Texto 6: Hair et al. (2005, Cap 7)

Texto 7: Gil (1999, Cap 11 e 12)

Texto 8: Lakatos e Marconi (1982, Cap 2)

Texto 9: Gil (1999, Cap 9)

Texto 10: Dencker (2007, Cap 9)

Texto 11: Gayle (2001, 6,7,8,9) 

Definição dos procedimentos metodológicos (Construção dos instrumentos de coleta de dados) (24/05/2018 - 24/05/2018)

Aula expositiva dialogada

    
Inicia em 17/05/2018 às 0h 0 e finaliza em 30/05/2018 às 23h 59
Apresentação dos procedimentos metodológicos | Seminário (30/05/2018 - 30/05/2018)

Aula expositiva dialogada | Seminário | discussão do texto 

    
Inicia em 17/05/2018 às 0h 0 e finaliza em 15/06/2018 às 23h 59
Apresentação dos procedimentos metodológicos (31/05/2018 - 31/05/2018)
Seminário dos discentes
  MODELO T3 - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 
Modelo de estrutura dos procedimentos metodológicos.
  APRESENTAÇÃO MÉTODOS DA PESQUISA CIENTÍFICA 
Apresentação aula Métodos da Pesquisa Científica
Relatório de pesquisa (06/06/2018 - 06/06/2018)

Aula expositiva dialogada | Discussão de textos | Encontro com pesquisadores

Texto 1: Dicas para escrever bem Burztyn

Texto 2: Andrade (2001, Cap 8)

Texto 3: Santos (2002, Cap 3)

Trabalho de grupo em sala

Redação do texto científico: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão (07/06/2018 - 07/06/2018)
Aula expositiva e discussão de textos Texto1: Dicas para escrever bem Burztyn Texto 2: Andrade (2001, Cap 8) Texto 1: Santos (2002, Cap 3) Trabalho em sala (T4) formatação do pré-projeto final
Normas UFPI e Referência | Acesso a periódicos e portais de pesquisa (13/06/2018 - 13/06/2018)
Normas UFPI e Referência | Portal de Periódicos Capes, Acesso Remoto, Portal da Pesquisa | Atividade supervisionada na Biblioteca com acompanhamento e supervisão de bibliotecária. Realização de atividades avaliativas.
Apresentação dos pré-projetos | Seminário | Reapresentação dos principais tópicos discutidos na disciplina (14/06/2018 - 14/06/2018)

Apresentação dos pré-projetos | Pré-banca | Seminário | discussão do texto

    
Inicia em 17/05/2018 às 0h 0 e finaliza em 24/06/2018 às 23h 59
1. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA (26/02/2018 - 27/03/2018)
1.1. Educação: alguns elementos da sua história 1.2. Adorno e a defesa de uma educação emancipatória 1.3. Mapeando a sociologia da educação: uma perspectiva crítica das desigualdades
  Slides projeto desenho animado 
Carx alunx, Segue, em anexo, slides do projeto de desenho animado. Saudações sociológicas,
  Texto apoio sobre criação de animações 
Carx alunx, Segue, em anexo, um texto de apoio sobre a produção de animações em escolas. Saudações sociológicas,
  Cartilha de produção animações 
Carx alunx, Segue cartilha de produção de animações. Saudações sociológicas,
  Modelo projeto animação 
Carx alunx, Conforme combinado, segue modelo do projeto de animação. Prazo de entrega e apresentação: 14.05.18 Att.
Antecipação aula 19.03 (13/03/2018 - 13/03/2018)
Aula Extra.
Antecipação aula 15.03 (15/03/2018 - 15/03/2018)
Aula Extra.
Reposição de aula (16/03/2018 - 16/03/2018)
Aula Extra.
Não Haverá Aula (19/03/2018)

Licença médica do professor.

Não Haverá Aula (20/03/2018)

Licença médica do professor.

Não Haverá Aula (26/03/2018)

Licença médica do professor.

Não Haverá Aula (27/03/2018)

Licença médica do professor.

2. EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias (02/04/2018 - 21/05/2018)
2.1. Foucault e a educação 2.2. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana 2.3. A emergência da sociologia ?crítica? da educação: onde pensar com Bourdieu 2.4. Os sujeitos da educação: interagindo com Judith Butler
  Estudo dirigido sobre texto A reprodução 
Carx alunx, Segue, em anexo, Estudo dirigido sobre o texto 6_ A reprodução, para conduzir na leitura do texto. Abraço,
Não Haverá Aula (01/05/2018)

Feriado do dia do trabalho.

3. EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO (22/05/2018 - 26/06/2018)
3.1. Alguns traços históricos 3.2. O desafio de uma educação para todos 3.3. Perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
26 27 05 06 12 13 15 16 02 03 09 10 16 17 23 24 30 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19
1 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
3 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2017901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
11 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
12 2017902**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
15 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017902**** 2 2 2 2 2 4 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 60
17 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
19 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2017908**** 0 0 0 0 2 4 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
22 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
26 2017910**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
29 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 14
33 2017902**** 0 0 0 0 2 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 14
34 2017901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
35 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
39 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
41 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
42 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015901**** 5,5 9,5 6,0 7.0 14 AM
2 2017902**** 5,0 9,5 8,5 7.7 12 AM
3 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
4 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
5 2016901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
6 2017902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 4 AM
7 2017902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
8 2017902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 2017900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
10 2017900**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
11 2017901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
12 2017908**** 10,0 9,0 9,0 9.3 2 AM
13 2017901**** 10,0 9,0 8,5 9.2 4 AM
14 2017901**** 9,0 8,5 8,5 8.7 4 AM
15 2017901**** 10,0 9,0 9,5 9.5 4 AM
16 2017902**** 9,5 9,0 8,5 9.0 4 AM
17 2017901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
18 2017902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
19 2017902**** 10,0 8,8 9,0 9.3 2 AM
20 2017900**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 AM
21 2017900**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 AM
22 2017900**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 AM
23 2017900**** 10,0 8,8 10,0 9.6 4 AM
24 2017900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
25 2017902**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
26 2017900**** 8,0 8,5 8,5 8.3 4 AM
27 2017900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
28 2017902**** 7,5 9,5 9,5 8.8 4 AM
29 2017902**** 7,5 8,5 9,0 8.3 6 AM
30 2017908**** 7,5 9,5 9,0 8.7 10 AM
31 2017900**** 10,0 9,0 9,5 9.5 2 AM
32 2017901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
33 2017900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
34 2017910**** 10,0 9,5 8,5 9.3 4 AM
35 2017901**** 9,5 9,5 8,8 9.3 2 AM
36 2017902**** 7,5 9,0 6,0 7.5 14 AM
37 2017901**** 8,0 9,5 9,5 9.0 8 AM
38 2017902**** 8,0 8,8 9,5 8.8 6 AM
39 2017900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
40 2017902**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
41 2017908**** 8,0 9,5 9,0 8.8 4 AM
42 2017901**** 10,0 8,8 9,5 9.4 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:<br />• Aulas expositivas;<br />• Trabalho em equipes de análise de textos (Seminários) e debate em grande grupo;<br />• Produção de animações cinematográficas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliações (discussões, textos produzidos e questões online).<br />Trabalho Integrado – Projeto desenho animado (Apresentação em sala de aula, em atenção aos critérios estabelecidos);<br />Produção do documentário - desenho animado (Apresentação em sala de aula, em atenção aos critérios estabelecidos).<br />
Horário de atendimento: 16-18
Bibliografia: SOUZA, R. Sociologia da educação. São Paulo: Cengage, 2016. pp. 52-68.<br />ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.<br />APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Mapeamento da sociologia da educação: contexto social, poder e conhecimento. In: ______. Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.<br />DUSSEL, I. Foucault e a educação. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.<br />HOADLEY, U.; MULLER, J. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.<br />VAN HAECHT, A. O esquema da reprodução: da escola ao sistema de classes sociais. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.<br />VAN HAECHT, A. As críticas feita ao esquema da reprodução. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.<br />YOUDELL, D. Reconhecendo os sujeitos da educação: interações com Judith Butler. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.<br />VAN HAECHT, A. A emergência da sociologia “crítica” da educação. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.<br />CHARLOT, B. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. In: ______. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.<br />OLSSEN, M. Social-democracia, complexidade e educação: perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.<br /><br />Referências complementares para produção de desenho animado<br />RAMOS, M. Luz, câmera, ação! Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=864&sid=7, acessado em 05 de março de 2018.<br />MAGALHÃES, M. Cartilha Anima Escola: técnicas de animação para professores e alunos. 2. ed. -- Rio de Janeiro: IDEIA - Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação, 2015. Disponível em: http://www.animaescola.com.br/media/arquivos/material%20pedag%C3%B3gico/animaescola_cartilha2015_web.pdf, acessado em 05 de março de 2018.<br />FRANCO, V. N. D. O uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental: possibilidades e desafios. Dissertação de mestrado (Faculdade de Educação) UERJ, 2016. 159 f. Disponível em: http://www.animaescola.com.br/media/leitura/1475163873.pdf, acessado em 05 de março de 2018.<br />OLIVEIRA, D. de; FERREIRA, L. Entre as múltiplas linguagens, os curtas na escola: experimentando a relação de autoria na alfabetização com a produção de animações, SME: RJ, 2013. Disponível em: http://www.animaescola.com.br/media/leitura/1399401235.pdf, acessado em 05 de março de 2018.<br />Milliet, Joana Sobral. Pedagogias da animação: professores criando filmes com seus alunos na escola. Dissertação de mestrado (Faculdade de Educação) UERJ, 2014. 138 f. Disponível em: http://www.animaescola.com.br/media/leitura/1475163471.pdf, acessado em 05 de março de 2018.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/02/2018
27/03/2018
1. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
13/03/2018
13/03/2018
Antecipação aula 19.03
15/03/2018
15/03/2018
Antecipação aula 15.03
16/03/2018
16/03/2018
Reposição de aula
19/03/2018
19/03/2018
Não Haverá Aula
20/03/2018
20/03/2018
Não Haverá Aula
26/03/2018
26/03/2018
Não Haverá Aula
27/03/2018
27/03/2018
Não Haverá Aula
02/04/2018
21/05/2018
2. EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias
01/05/2018
01/05/2018
Não Haverá Aula
22/05/2018
26/06/2018
3. EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO
Avaliações
Data Descrição
02/04/2018 1ª Avaliação
21/05/2018 2ª Avaliação
18/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Atividade avaliativa 22/05/2018
Próximas atividades da disciplina 07/05/2018
Retorno das aulas 30/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 01:19