Bibliografia:
| SOUZA, R. Sociologia da educação. São Paulo: Cengage, 2016. pp. 52-68. ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995. APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Mapeamento da sociologia da educação: contexto social, poder e conhecimento. In: ______. Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013. DUSSEL, I. Foucault e a educação. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013. HOADLEY, U.; MULLER, J. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013. VAN HAECHT, A. O esquema da reprodução: da escola ao sistema de classes sociais. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. VAN HAECHT, A. As críticas feita ao esquema da reprodução. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. YOUDELL, D. Reconhecendo os sujeitos da educação: interações com Judith Butler. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013. VAN HAECHT, A. A emergência da sociologia crítica da educação. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. CHARLOT, B. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. In: ______. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013. OLSSEN, M. Social-democracia, complexidade e educação: perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
Referências complementares para produção de desenho animado RAMOS, M. Luz, câmera, ação! Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=864&sid=7, acessado em 05 de março de 2018. MAGALHÃES, M. Cartilha Anima Escola: técnicas de animação para professores e alunos. 2. ed. -- Rio de Janeiro: IDEIA - Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação, 2015. Disponível em: http://www.animaescola.com.br/media/arquivos/material%20pedag%C3%B3gico/animaescola_cartilha2015_web.pdf, acessado em 05 de março de 2018. FRANCO, V. N. D. O uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental: possibilidades e desafios. Dissertação de mestrado (Faculdade de Educação) UERJ, 2016. 159 f. Disponível em: http://www.animaescola.com.br/media/leitura/1475163873.pdf, acessado em 05 de março de 2018. OLIVEIRA, D. de; FERREIRA, L. Entre as múltiplas linguagens, os curtas na escola: experimentando a relação de autoria na alfabetização com a produção de animações, SME: RJ, 2013. Disponível em: http://www.animaescola.com.br/media/leitura/1399401235.pdf, acessado em 05 de março de 2018. Milliet, Joana Sobral. Pedagogias da animação: professores criando filmes com seus alunos na escola. Dissertação de mestrado (Faculdade de Educação) UERJ, 2014. 138 f. Disponível em: http://www.animaescola.com.br/media/leitura/1475163471.pdf, acessado em 05 de março de 2018. |