Bibliografia:
| MINER, H. Body Ritual among the Nacirema, American Anthropologist, v.58, p. 503-507, june, 1956. (Tradução). ROCHA, E. P. O que é etnocentrismo? São Paulo: Brasiliense, 1984. SOUZA, R. Sociologia da educação. São Paulo: Cengage, 2016. pp. 34-38. SOUZA, R. Sociologia da educação. São Paulo: Cengage, 2016. pp. 39-50. BUSSAB, V. S. R.; RIBEIRO, F. L. Biologicamente cultural. In: SOUZA, L.; SILVA , M. F. Q.; RODRIGUES, M. M. P. (Orgs.). Psicologia - Reflexões (im)pertinentes. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. pp. 175-194. BRANDÃO, C. R.. Sobre teias e tramas de aprender e ensinar anotações a respeito de uma antropologia da educação. Inter-Ação -Rev. Faculdade de Educação da UFG, 27 (2): 1-54, jul./dez. 2002. TOSTA, S. P.; LOPES, W. Etnografias na Educação: um olhar sobre as culturas em escolas no Brasil. In: IX REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL RAM. 10 a 13 de julho. Curitiba PR. 2011. SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARDT, K. (Ogs.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis (RJ): Vozes, 2000, pp. 73-102. GUSMÃO, N. M. M. de. Linguagem, Cultura e Alteridade: Imagens do Outro. Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas, nº 107, pp.41-78, julho 1999. FLEURI, R. M. (et. all.). A questão da diferença na educação: para além da diversidade. 25a. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu(MG), 2002. NASCIMENTO, R. G. do. Rituais de resistência: experiências pedagógicas tapeba. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009. |