• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

MNPEF-UFPI011 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de curso, dastro dos alunos (18/08/2017 - 18/08/2017)
Plano de curso, cadastro dos alunos e apresentação do Estágio: diferentes concepções
   Estágio: diferentes concepções 
Fazer a leitura para após análise do conteúdo fazer uma síntese do tento considerando sua estrutura para fundamentar aula no dia 01.09.17 quando deverá ser entregue.
  Dissertação para modelo 
Uma Dissertação para conhecimento da metodologia e modelo identificando os procedimentos metodologicos
  Metodologia 
A metodologia de minha Tese, para conhecimento e modelo
Trabalho prático estudos e sinteses (19/08/2017 - 19/08/2017)
Prabalho prático acerca das concepções de estágios (25/08/2017 - 25/08/2017)
Estudo e sintese, acerca das concepções de estágios (26/08/2017 - 26/08/2017)
Socialização e discussão das concepções de estágios (01/09/2017 - 01/09/2017)
  Estágio: diferentes concepções 
síntese, discussão e reflexão acerca doestágio
Elaboração do plano de estudo (02/09/2017 - 02/09/2017)
  O estágio nas disciplinas específicas: contribuições da didática 
Reflexão acerca do papel das disciplinas pedagógicas, especialmente da Didática, no ensino dos conteúdos específicos
estudo da metodologia da pesquisa (08/09/2017 - 08/09/2017)
trabalho prático:elaboração da metodologia (09/09/2017 - 09/09/2017)
Roda de conversa acerca da metodologia da pesquisa (15/09/2017 - 15/09/2017)
trabalho prático construindo a metodologia do estudo (16/09/2017 - 16/09/2017)
socialindo ametodologia do estudo (22/09/2017 - 22/09/2017)
Socializando a metodologia do estudo (23/09/2017 - 23/09/2017)
Avaliando a metodologia do estudo (29/09/2017 - 29/09/2017)
trabalho prátco leitura do livro: A CABEÇA BEM FEITA (30/09/2017 - 30/09/2017)
Roda de conversa de Convesa sobre o livro Cabeça bem Feita (06/10/2017 - 06/10/2017)
Finalização da construção da metodologia (07/10/2017 - 07/10/2017)
Planejamento: escritura do Produto educacional (13/10/2017 - 13/10/2017)
Trabalho de campo (14/10/2017 - 14/10/2017)
Trabalho de campo (20/10/2017 - 20/10/2017)
Trabalho de campo (21/10/2017 - 21/10/2017)
Trabalho de campo (27/10/2017 - 27/10/2017)
Trabalho de campo (28/10/2017 - 28/10/2017)
Trabalho de campo (03/11/2017 - 03/11/2017)
Trabalho de campo (04/11/2017 - 04/11/2017)
Entrega da metododologia corrigida e da 1ª versão do produto educacional (10/11/2017 - 10/11/2017)
Trabalho de campo (11/11/2017 - 11/11/2017)
Artigo Científico:Dicas para sua realização (17/11/2017 - 17/11/2017)
  Artigo Científico 
Dicas para elaboração de um Artigo
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
18 19 25 26 01 02 08 09 15 16 22 23 29 30 06 07 13 14 20 21 27 28 03 04 10 11 17 18 24 25 01 02
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2016101**** 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 52
3 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2016100**** 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 14
6 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 8
8 2016100**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 12
9 2016100**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 12
10 2016100**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
5 2016101**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
6 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
7 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
8 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
9 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
10 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Esta disciplina consta como obrigatória nas diretrizes da CAPES para o Mestrado Profissional em Ensino. Trata-se, na prática, de um acompanhamento do processo de implementação de estratégia didática que deve gerar o produto educacional do MNPEF. Esse acompanhamento deverá conter observações feitas pelo orientador durante uma ou mais etapas da referida implementação. A rigor, não é uma disciplina mas que para a grade curricular é equivalente a uma disciplina obrigatória de quatro créditos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso terá como princípio básico a pratica reflexiva-crítica e será desenvolvido por meio de reflexões, discussões e atividades que possibilitem a articulação teórico-prática privilegiando o diálogo e o respeito mútuo.
Na operacionalização da disciplina serão desenvolvidas durantes as aulas, orientação quanto as atividades de participação, investigação reflexão, descrição, registro, ação e socialização do trabalho de campo.
Haverá momentos de leituras, aulas expositivas dialogada, seminários, debates acerca das ações desenvolvidas em sala de aula que irão subsidiar as atividades que serão realizadas na escola da Educação Básica - campo de atuação do aluno da disciplina - que subsidiarão a análise e discussão do fenômeno educativo; observação e caracterização da escola, fora da escola , dentro da escola e fora da sala de aula e dentro da escola e da sala de aula Trabalho individual e em grupo para estudos, discussões e produção de textos;
Também acontecerão momentos para orientações gerais e individuais que servirão para esclarecimento de dúvidas pertinentes ao estágio, encaminhamentos relacionados à elaboração e desenvolvimento do plano de estágio e do relatório final do estágio.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado individualmente e em grupo por meio do acompanhamento das atividades desenvolvidas na sala de aula e extra sala de aula, observando os seguintes aspectos:
? Frequência mínima de 75% da Carga Horária;
? Participação ativa do aluno nas atividades de discussão e crítica das leituras realizadas, observando: responsabilidade, interesse, participação, compromisso com as atividades, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos;
? Autonomia na exposição na exposição de ideias dos autores estudados e das próprias produções teórico-práticas;
? Avaliação de aulas no campo de estágio, por meio dos gestores da escola;
? Análise de relatório crítico da prática vivenciada no campo de estágio, contemplando a investigação da realidade.
O aluno estagiário exercitará a autoavaliação, fornecendo informações sobre o aprendido, visando ao progresso quanto aos objetivos propostos e o redimensionamento no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
A avaliação somativa para efeito do registro de notas será através de trabalhos individuais e em grupo e o relatório final.
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógico)
LIMA, Maria Socorro Lucena... [et al]. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 4. ed., Fortaleza: Edições demócrito Rocha.
PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 5. ed. Campinas Papirus, 2000. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico).

REFERÊNCIA COMPLEMENTAR

MORIN, Edigar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. - 14ª ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/08/2017
18/08/2017
Apresentação do plano de curso, dastro dos alunos
19/08/2017
19/08/2017
Trabalho prático estudos e sinteses
25/08/2017
25/08/2017
Prabalho prático acerca das concepções de estágios
26/08/2017
26/08/2017
Estudo e sintese, acerca das concepções de estágios
01/09/2017
01/09/2017
Socialização e discussão das concepções de estágios
02/09/2017
02/09/2017
Elaboração do plano de estudo
08/09/2017
08/09/2017
estudo da metodologia da pesquisa
09/09/2017
09/09/2017
trabalho prático:elaboração da metodologia
15/09/2017
15/09/2017
Roda de conversa acerca da metodologia da pesquisa
16/09/2017
16/09/2017
trabalho prático construindo a metodologia do estudo
22/09/2017
22/09/2017
socialindo ametodologia do estudo
23/09/2017
23/09/2017
Socializando a metodologia do estudo
29/09/2017
29/09/2017
Avaliando a metodologia do estudo
30/09/2017
30/09/2017
trabalho prátco leitura do livro: A CABEÇA BEM FEITA
06/10/2017
06/10/2017
Roda de conversa de Convesa sobre o livro Cabeça bem Feita
07/10/2017
07/10/2017
Finalização da construção da metodologia
13/10/2017
13/10/2017
Planejamento: escritura do Produto educacional
14/10/2017
14/10/2017
Trabalho de campo
20/10/2017
20/10/2017
Trabalho de campo
21/10/2017
21/10/2017
Trabalho de campo
27/10/2017
27/10/2017
Trabalho de campo
28/10/2017
28/10/2017
Trabalho de campo
03/11/2017
03/11/2017
Trabalho de campo
04/11/2017
04/11/2017
Trabalho de campo
10/11/2017
10/11/2017
Entrega da metododologia corrigida e da 1ª versão do produto educacional
11/11/2017
11/11/2017
Trabalho de campo
17/11/2017
17/11/2017
Artigo Científico:Dicas para sua realização
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula dia 08/09 07/09/2017
Texto para estudo análise e sintese 23/08/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:18