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PPGS003 - SEMINÁRIO DE PROJETO - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Orientação (19/08/2017 - 19/08/2017)
- Discussão do plano de trabalho e definição de calendário acadêmica
Orientação (02/09/2017 - 02/09/2017)
- Discussão sobre elaboração do projeto - Orientação de leituras
Elaboração do projeto (09/09/2017 - 30/09/2017)
- Realização de leituras e elaboração de fichamento - Elaboração do projeto
orientação (07/10/2017 - 07/10/2017)
- Discussão sobre elaboração do Projeto - Orientação para trabalho de campo
Elaboração do TRabalho (14/10/2017 - 04/11/2017)
- Realização de leituras e elaboração de fichamento - Elaboração do projeto
Orientação (11/11/2017 - 11/11/2017)
- Acompanhamento elaboração do projeto
Elaboração do Trabalho (18/11/2017 - 02/12/2017)
- Realização de leituras e elaboração de fichamento - Elaboração do projeto
Orientação (09/12/2017 - 09/12/2017)
- Fechamento do projeto para pré qualificação
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão e orientação do instrumental teórico-metodológico complementar ao projeto de pesquisa à elaboração da dissertação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Encontros para discussão sobre a elaboração do projeto;

- Discussão de leitura realizada
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - Elaboração do projeto de pesquisa

- Projeto final
Horário de atendimento: 8:00 ao 12:0
Bibliografia: ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação. n 5 e 6, p. 25-36, maio/dez. 1997.
ABRAMOVAY, Miriam. Introdução. In: Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para as políticas públicas. Brasília: UNESCO, BID, 2002, p. 13-15.
ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis. O lazer no Brasil: de Getúlio Vargas à globalização. São Paulo: Phorte, 2011.
BAIERL, Luzia Fátima. Medo social: da violência visível ao invisível da violência. São Paulo: Cortez, 2004.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós- Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 1, 2005, p. 68-80.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, v. 10, n. 1, 2007, p. 11-27.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>.Acesso em 10.out.2016.
______. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, que institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/cc-ivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm>. Acesso em 10.out.2016.
BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo. DAYRELL, Juarez. Culturas do lazer e do tempo livre dos jovens brasileiros. In: ABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo Martoni Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005. p. 175-214.
CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. Tradução de Frank de Oliveira Henrique Monteiro. São Paulo: Editora 34; Edusp, 2000.
DIÓGENES, Glória. Enigmas do medo- juventude, afetos e violência. IN: , Juarez;MOREIRA, Maria Ignez Costa; STENGEL, Márcia (Orgs.). Juventudes contemporâneas: Um mosaico de possibilidades DIÓGENES, Glória. Enigmas do medo – juventude, afetos e violência. In: Dayrell, Juarez; Belo Horizonte: PUC Minas, 2011, p. 209-227.
ELIAS, Norbert. Dunning, Eric. A busca da excitação no lazer. In: A Busca da Excitação. Tradução: Maria Manuela Almeida e Silva. Lisboa: DIFEL, 1992.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin.W. ; GASKELL, George. (ed.) Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução: Pedrinho A. Guareschi. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p.64-89.
GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisa: como fazer pesquisa. Rio de Janeiro: Record, 8ª ed, 2004.
GOMES, Christianne Luce. lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 1, n.1, p.3-20, jan./abr. 2014, p. 3-20.
__________. Lazer, trabalho e educação: relações históricas, questões contemporâneas. (2ª ed ver e ampl. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
__________. ; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Multiplicidade de olhares sobre o lazer como direito social. IN:__________ (Org). O Direito social ao lazer no Brasil. Campinas: Autores Associdados, 2015, p. 1-6.
GROPPO, Luís Antonio. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. São Paulo: Difel, 2000.
__________. Teorias pós-críticas da juventude: juvenilização, tribalismo e
socialização ativa. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 13 (2), p. 567-579.
KAUFMANN, Jean Claude. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Tradução de Thiago de Abreu e Lima Florencio. Petrópoles: Vozes; Macéio: Edufal, 2013.
LIMA, Dália Maria Maia Cavalcanti de. A violência urbana e a sensação de insegurança nos espaços públicos de lazer das cidades contemporâneas. Geoconexões, ano 1, v. 2, p. 15-16.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. O direito social ao lazer na cidade do nosso tempo. In: GOMES, Christianne Luce; ISAYAMA, Hélder Ferreira (Orgs.). O direito social ao lazer no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2015, p. 7-22.
_________. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana.Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, v. 17, n. 49, 2002, p. 11-29.
MARCELINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas. Autores Associados. 1996.
_________. Lazer e sociedade: algumas aproximações. IN: Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Editora Alínea, 2008, p. 11-26.
MARTINELLI, Maria Lúcia. Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999.
MASCARENHAS, Fernando. Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer (Doutorado) – Faculdade de Educação Física, Unicamp, Campinas, 2005.
MEGUIS, Thiliane Regina Barbosa; CASTRO, Cleber Augusto Trindade. Shopping center como espaço de lazer: o caso do pátio Belém. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v.2, n.2, p.135-160, mai./ago. 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.).Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
_________. Violência e Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.
_________. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
_________. (Org.).Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 28ª ed. 2009.
MULLER, Elaine. “As palavras nunca voltam vazias”: reflexões sobre classificações etárias. IN: Rosilene Alvim; Teresa Queiroz e Edísio Ferreira Junior (orgs.).Jovens & Juventude. João Pessoa: Editora Universitária- PPGS/ UFPB, 2005, p. 67-85.
ODALIA, Nilo. O que é violência? São Paulo: Brasiliense, 1983.
OLIVEIRA, Luis Roberto Cardoso de. “Pesquisa em versus pesquisa com seres humanos”. IN: VICTORIA et al. (Org). Antropologia e ética: o debate atual no Brasil. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2004, p. 33-44.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/08/2017
19/08/2017
Orientação
02/09/2017
02/09/2017
Orientação
09/09/2017
30/09/2017
Elaboração do projeto
07/10/2017
07/10/2017
orientação
14/10/2017
04/11/2017
Elaboração do TRabalho
11/11/2017
11/11/2017
Orientação
18/11/2017
02/12/2017
Elaboração do Trabalho
09/12/2017
09/12/2017
Orientação
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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