-

PPGGEO049 - ESTUDOS DO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Conceituando Currículo (15/08/2017 - 05/12/2017)
Teorias do currículo (22/08/2017 - 22/08/2017)
Teorias tradicionais do currículo (29/08/2017 - 29/08/2017)
Modernidade, Geografia e currículo (05/09/2017 - 05/09/2017)
Estruturalismo e curriculo (12/09/2017 - 12/09/2017)
Curriculo e identidade I (19/09/2017 - 19/09/2017)
Curriculo e Identidade II (26/09/2017 - 26/09/2017)
Curriculo e poder (03/10/2017 - 03/10/2017)
Curriculo e ideologia (10/10/2017 - 10/10/2017)
O conceito de ideologia em Althusser (17/10/2017 - 17/10/2017)
Althusser e os Aparelhos Ideológicos de Estado (24/10/2017 - 24/10/2017)
Teoria crítica e resistência em currículo: a contribuição de M. Apple (31/10/2017 - 31/10/2017)
Estudo dirigido: educação e poder em Michael Apple. (07/11/2017 - 07/11/2017)
A teoria de Bourdieu e a educação (14/11/2017 - 14/11/2017)
Discussão dos conceitos bourdianos (21/11/2017 - 21/11/2017)
O pós-modernismo e o discurso da crítica educacional/Discussão sobre artigos (28/11/2017 - 28/11/2017)
Discussão sobre os artigos da disciplina/ Fechamento da disciplina (05/12/2017 - 05/12/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28
1 2017100**** 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2017100**** 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 10,0 9,7 10,0 10,0 9.9 4 AM
2 2017100**** 9,5 9,6 10,0 9,8 9.7 8 AM
3 2017100**** 9,8 9,5 10,0 10,0 9.8 12 AM
4 2017100**** 9,6 9,5 9,8 9,7 9.7 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As concepções de currículo no pensamento da Geografia Escolar. Reformas Educativas e o currículo de Geografia no Brasil. O pensamento contemporâneo do currículo no ensino de Geografia. O livro didático de Geografia e a questão curricular.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada por meio de aulas discursivas e debates a partir da leitura prévia e fichamento dos textos indicados, atividades escritas sobre os textos estudados, bem como a elaboração de um artigo final.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será realizada mediante a participação ativa nas discussões em sala de aula, elaboração de estudos dirigidos e de um artigo final, envolvendo as temáticas estudadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
BOURDIEU, Pierre.Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
_______________. O poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
CANCLINI, Nestor García. Culturas Híbridas. São Paulo, EDUSP, 3ª ed., 2000.
CARVALHO, Maria Inez. Fim de século: a escola e a geografia. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
EVANGELISTA, et al. Fundamentos de Didática da Geografia. Teresina: Edufpi, 2010.
EVANGELISTA, A. M. . Geografia Escolar Hoje: Obstáculos e desafios para o Trabalho Docente. In: NASCIMENTO, Ilma de Oliveira; MELO, Maria Alice; DIAS, Ana Maria Iório.. (Org.). Política de Pós-Graduação: Projetos Institucionais de Formação de Pesquisadores. São Luis: EDUFMA/UFC/UFPI, 2009, v , p.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.
GIROUX, Henri. O pós-modernismo e o discurso da crítica educacional. In: Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2009.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo: Questões Atuais. Campinas, SP: 1997.
ORTIZ, R. (org.). A procura de uma sociologia da prática. In: BOURDIEU, P. Sociologia. São Paulo: Ática, 1994.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu. Sociologia da educação e pedagogia crítica em tempos pós-modernos. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2017
05/12/2017
Conceituando Currículo
22/08/2017
22/08/2017
Teorias do currículo
29/08/2017
29/08/2017
Teorias tradicionais do currículo
05/09/2017
05/09/2017
Modernidade, Geografia e currículo
12/09/2017
12/09/2017
Estruturalismo e curriculo
19/09/2017
19/09/2017
Curriculo e identidade I
26/09/2017
26/09/2017
Curriculo e Identidade II
03/10/2017
03/10/2017
Curriculo e poder
10/10/2017
10/10/2017
Curriculo e ideologia
17/10/2017
17/10/2017
O conceito de ideologia em Althusser
24/10/2017
24/10/2017
Althusser e os Aparelhos Ideológicos de Estado
31/10/2017
31/10/2017
Teoria crítica e resistência em currículo: a contribuição de M. Apple
07/11/2017
07/11/2017
Estudo dirigido: educação e poder em Michael Apple.
14/11/2017
14/11/2017
A teoria de Bourdieu e a educação
21/11/2017
21/11/2017
Discussão dos conceitos bourdianos
28/11/2017
28/11/2017
O pós-modernismo e o discurso da crítica educacional/Discussão sobre artigos
05/12/2017
05/12/2017
Discussão sobre os artigos da disciplina/ Fechamento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
26/09/2017 1ª Avaliação
07/11/2017 2ª Avaliação
28/11/2017 3ª Avaliação
05/12/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Resultado 26/12/2017
Plano de curso e ficha 30/10/2017
AULA 03 DE OUTUBRO 02/10/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:24