Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Estratégia didática: 1) Aulas expositivas, dialogadas e interativas. 2) Grupos de discussão; estudos dirigidos; leitura de artigos científicos; seminários. 3) Aulas práticas. Recursos didáticos: 1) Projetor multimídia; 2) Artigos científicos e pesquisa em sites de busca na internet e em revistas indexadas on line; 3) Quadro, pincéis; 4) Roteiros de aula prática, vidrarias e equipamentos para laboratório; 5) Esquemas, tabelas, gráficos e figuras relacionadas ao conteúdo programático.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem é pautada na Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEX/UFPI. Serão realizadas pelo menos 3 formas distintas de avaliação: 1) 03 avaliações dissertativas sobre o conteúdo teórico (valor da avaliação: 0 a 10 pontos, com média 7,0) notas N1, N2, N3. 2) Relatórios de aulas práticas (valor de cada relatório: 0 a 10 pontos, com média 7,0), a média dos relatórios será somada às notas de demais trabalhos e atividades avaliativas às notas da 1ª, 2ª e 3ª avaliações, compondo médias que corresponderão respectivamente a 1ª nota, 2ª nota e 3ª nota. Para os relatórios e trabalhos entregues fora da data pré-agendada será atribuído nota zero e essa nota será incluída na média dos relatórios. 3) seminários apresentados na forma escrita (trabalho manuscrito) e na forma oral (apresentação) realizados individualmente que comporão a 3ª nota (valor de cada seminário: 0 a 10 pontos, com média 7,0). Para os trabalhos/seminários entregues fora da data pré-agendada será atribuído nota zero e essa nota será incluída na média desses trabalhos. 4) Média aritmética da disciplina será: M = (N1 + N2 + N3) / 3 5) Os alunos que não obedecerem aos prazos e datas marcadas antecipadamente para realização do seminário ficarão como nota 0 (zero), salvo os casos previstos na Resolução n. 043/95 do CEPEX/UFPI. A avaliação final (exame final), quando necessária constará de todo o conteúdo programático. Os critérios que norteiam a aprovação ou reprovação do aluno na disciplina são: a) média aritmética igual ou maior que 7,0 nas avaliações parciais e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; b) média aritmética igual ou maior que 4,0 e menor que 7,0 e frequência igual ou maior que 75%: submetido a exame final; c) média aritmética menor que 4,0: reprovado por nota; d) média aritmética maior que 6,0 (resultante da média aritmética das avaliações parciais e do exame final) e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; e) média aritmética menor que 6,0 (média aritmética das avaliações parciais e do exame final): reprovado; f) frequência menor que 75 % da carga horária da disciplina: reprovado por falta.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| ALLINGER, N. L. Química Orgânica. 2. ed. Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1978. CAMPOS, M. Fundamentos de Química Orgânica. Edgard Blücher, São Paulo, 1971. GONÇALVES, D.; WAL, E.; ALMEIDA, R. R. Química Orgânica Experimental. McGraw-Hill, São Paulo, 1988. MORRISSON, R.; BOYD, R. N. Organic Chemistry. 6. ed. McGraw-Hill, New York, 1993. SOARES, B. G.; SOUZA, N. A.; PIRES, D. X. Química Orgânica - teoria e técnicas de preparação, purificação e identificação de compostos orgânicos. Guanabara, Rio de Janeiro, 1988. SOLOMONS, T. W.; FRYHLE, C. B. Química Orgânica. v. 1 e 2. Livros Técnicos e Científicos S.A., Rio de Janeiro, 2005. VOGEL, A. Análise Orgânica Qualitativa. v. 1, 2 e 3. Ao Livro Técnico S. A., Rio de Janeiro, 1985. ZUBRICK, J. W. Manual de sobrevivência no laboratório de Química Orgânica: guia de técnicas para o aluno. Livros Técnicos e Científicos S.A., Rio de Janeiro, 2005.
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