21/08/2017
|
21/08/2017
|
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI.
|
28/08/2017
|
28/08/2017
|
Relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas acerca da aprendizagem. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa
|
04/09/2017
|
04/09/2017
|
Processos de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva sociocultural e situada (aprendizagem significativa, influencia educativa, aprendizagem colaborativa, identidade de aprendiz, personalização da aprendizagem). Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa.
|
11/09/2017
|
11/09/2017
|
Aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) através da participação em diferentes contextos de atividade. Nova ecologia da aprendizagem: as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como artefatos culturais mediadores dos processos de ensino-aprendizagem. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa.
|
18/09/2017
|
18/09/2017
|
1ª avaliação da aprendizagem. Orientações para a elaboração dos seminários e projeto de pesquisa.
|
25/09/2017
|
25/09/2017
|
Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
|
02/10/2017
|
02/10/2017
|
Teoria da Aprendizagem por Reforçamento segundo Skinner. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
|
09/10/2017
|
09/10/2017
|
Rógers e a educação centrada no aluno. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
|
16/10/2017
|
16/10/2017
|
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
|
23/10/2017
|
23/10/2017
|
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
|
30/10/2017
|
30/10/2017
|
Orientações para a elaboração do projeto de pesquisa. Aprendizagem na perspectiva sócio-histórica segundo Vygotsky.
|
06/11/2017
|
06/11/2017
|
Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Orientações para a elaboração do projeto de pesquisa
|
13/11/2017
|
13/11/2017
|
Orientações para a elaboração e apresentação do projeto de pesquisa
|
20/11/2017
|
20/11/2017
|
Apresentação dos projetos de pesquisa, se possível com os dados coletados.
|
27/11/2017
|
27/11/2017
|
Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre.
|
04/12/2017
|
04/12/2017
|
Entrega de notas. Encerramento da disciplina.
|