• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

CMR0034 - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E DE BIOLOGIA - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (14/03/2017)

Aula cancelada pela Direção para manutenção da rede elétrica do Campus.

Não Haverá Aula (15/03/2017)

Aula cancelada pela Direção para manutenção da rede elétrica do Campus.

Pensar ciências e aprender ciências (21/03/2017 - 21/03/2017)
O conhecimento cotidiano
   Plano da Disciplina 
O conhecimento cotidiano (22/03/2017 - 22/03/2017)
O conhecimento cotidiano (28/03/2017 - 28/03/2017)
O conhecimento cientifico (29/03/2017 - 29/03/2017)
O conhecimento cientifico (04/04/2017 - 04/04/2017)
A aprendizagem de conceitos científicos (05/04/2017 - 05/04/2017)
O ensino das Ciências Biológicas no contexto educacional brasileiro (11/04/2017 - 11/04/2017)
O ensino das Ciências Biológicas no contexto educacional brasileiro (12/04/2017 - 12/04/2017)
A disciplina de Biologia e seu papel nos currículos escolares (18/04/2017 - 18/04/2017)
A disciplina de Biologia e seu papel nos currículos escolares (19/04/2017 - 19/04/2017)
O aluno como sujeito da aprendizagem cientifica (25/04/2017 - 25/04/2017)
O aluno como sujeito da aprendizagem cientifica (26/04/2017 - 26/04/2017)
Avaliação 01 (02/05/2017 - 02/05/2017)
Tendências pedagógicas e abordagens de ensino de ciências e de biologia (03/05/2017 - 03/05/2017)
Tendências pedagógicas e abordagens de ensino de ciências e de biologia (09/05/2017 - 09/05/2017)
Não Haverá Aula (09/05/2017)

Problema de saude da professora

A história da Ciência no ensino de ciências e de biologia (10/05/2017 - 10/05/2017)
A história da Ciência no ensino de ciências e de biologia (16/05/2017 - 16/05/2017)
A concepção prévia e a experimentação no ensino de ciências e de biologia (17/05/2017 - 17/05/2017)
O cotidiano no ensino de ciências e de biologia (23/05/2017 - 23/05/2017)
O cotidiano no ensino de ciências e de biologia (24/05/2017 - 24/05/2017)
Artes e o ensino de ciências e de biologia (30/05/2017 - 30/05/2017)
Artes e o ensino de ciências e de biologia (06/06/2017 - 06/06/2017)
Avaliação 02 (07/06/2017 - 07/06/2017)
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia: Contéudos (13/06/2017 - 13/06/2017)
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia: Contéudos (14/06/2017 - 14/06/2017)
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia: Métodos (20/06/2017 - 20/06/2017)
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia: Recursos Didáticos (21/06/2017 - 21/06/2017)
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia: Recursos Didáticos (27/06/2017 - 27/06/2017)
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia: Avaliação (04/07/2017 - 04/07/2017)
Avaliação 03: Projeto de Ensino de Ciências e de Biologia (05/07/2017 - 05/07/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
21 22 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03 10 16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 20 21 27 28 04
1 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201492**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
3 201491**** 0 2 0 2 0 0 2 2 0 2 0 0 2 2 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15
4 2015903**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2015900**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
6 2015900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2015902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2015900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 10
9 2015902**** 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 2015900**** 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
11 201495**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
12 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 201396**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
14 2017902**** 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 10
15 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2015900**** 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 201396**** 0 2 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
20 2015901**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
21 201494**** 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 14
22 2015902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2015902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
25 2015902**** 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201494**** 6,0 9,5 7,5 7.7 14 AM
2 2017902**** 7,5 10,0 8,5 8.7 10 AM
3 201495**** 9,0 8,0 7,5 8.2 0 AM
4 2015901**** 5,5 9,0 8,5 7.7 2 AM
5 2015900**** 6,5 9,5 9,5 8.5 4 AM
6 2015900**** 8,0 9,5 9,0 8.8 10 AM
7 2015902**** 10,0 9,5 9,0 9.5 8 AM
8 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
9 201396**** 6,5 9,5 8,5 8.2 12 AM
10 2015902**** 8,5 10,0 8,5 9.0 8 AM
11 2015900**** 6,5 8,0 7,5 7.3 6 AM
12 201496**** 8,0 8,5 9,0 8.5 6 AM
13 201492**** 3,5 8,5 9,0 7.0 12 AM
14 2015902**** 7,5 9,5 8,0 8.3 6 AM
15 201491**** 7,5 8,5 7,0 7.7 15 AM
16 2015900**** 5,0 9,0 8,5 7.5 4 AM
17 2015901**** 8,0 9,5 9,5 9.0 0 AM
18 2015903**** 7,5 10,0 9,0 8.8 6 AM
19 2015901**** 6,5 10,0 8,5 8.3 8 AM
20 2015900**** 9,5 9,5 8,0 9.0 10 AM
21 201496**** 6,5 8,0 7,5 7.3 2 AM
22 2015902**** 6,5 10,0 9,0 8.5 4 AM
23 2015902**** 10,0 9,5 9,5 9.7 8 AM
24 201495**** 5,0 9,0 7,5 7.2 10 AM
25 201492**** 6,0 8,5 7,0 7.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Campo de Estudo das Ciências; Fundamentação Científica; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Ciências-conceito, classificação, caracterização, importância e utilização; A Biologia no contexto científico; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Biologia.
Objetivos: Geral : Preparar os alunos para o planejamento e a organização das atividades docentes necessárias ao ensino de ciências propiciando-lhes a vivência e a reflexão da prática docente. Específicos : • conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências; • discutir as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas de ciências no ensino fundamental e médio; • discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências e de biologia; • conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Aula expositivo-dialogada com apoio de diferentes recursos didáticos;
? Atividades envolvendo seminários, dinâmicas e discussão em grupo;
? Desenvolvimento de atividades práticas;
? Orientação em grupo, direcionada à reflexão e discussão de atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino;
? Desenvolvimento de projeto de ensino e atividade docente na escola pública pertinentes ao conteúdo desenvolvido na disciplina e às necessidades da escola.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita por meio de participação nas discussões e atividades de sala de aula; de atividades de avaliação da aprendizagem a partir do conteúdo abordado; da elaboração de relatórios e da elaboração e execução de um projeto de ensino de ciências e de biologia.
Horário de atendimento: Terça-feira 16/18 hs
Bibliografia: CACHAPUZ, Antonio et al. (org). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CRATO, Nuno. Passeio Aleatório pela ciência do dia a dia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. & PERNAMBUCO, M.P. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: 2a Edição. Ed. Cortez, 2007.
GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia B. Divulgação científica na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí. 2015.
LEMOS, Jesus R. Botânica na Escola: enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Curitiba: Ed. CRV, 2016.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E.; FERREIRA, Marcia S. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: 1ª. Edição. Ed. Cortez, 2009.
POZO, Juan I.; GÓMEZ CRESPO, Miguel Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: 5ª. Edição. Artmed, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/03/2017
14/03/2017
Não Haverá Aula
15/03/2017
15/03/2017
Não Haverá Aula
21/03/2017
21/03/2017
Pensar ciências e aprender ciências
22/03/2017
22/03/2017
O conhecimento cotidiano
28/03/2017
28/03/2017
O conhecimento cotidiano
29/03/2017
29/03/2017
O conhecimento cientifico
04/04/2017
04/04/2017
O conhecimento cientifico
05/04/2017
05/04/2017
A aprendizagem de conceitos científicos
11/04/2017
11/04/2017
O ensino das Ciências Biológicas no contexto educacional brasileiro
12/04/2017
12/04/2017
O ensino das Ciências Biológicas no contexto educacional brasileiro
18/04/2017
18/04/2017
A disciplina de Biologia e seu papel nos currículos escolares
19/04/2017
19/04/2017
A disciplina de Biologia e seu papel nos currículos escolares
25/04/2017
25/04/2017
O aluno como sujeito da aprendizagem cientifica
26/04/2017
26/04/2017
O aluno como sujeito da aprendizagem cientifica
02/05/2017
02/05/2017
Avaliação 01
03/05/2017
03/05/2017
Tendências pedagógicas e abordagens de ensino de ciências e de biologia
09/05/2017
09/05/2017
Não Haverá Aula
09/05/2017
09/05/2017
Tendências pedagógicas e abordagens de ensino de ciências e de biologia
10/05/2017
10/05/2017
A história da Ciência no ensino de ciências e de biologia
16/05/2017
16/05/2017
A história da Ciência no ensino de ciências e de biologia
17/05/2017
17/05/2017
A concepção prévia e a experimentação no ensino de ciências e de biologia
23/05/2017
23/05/2017
O cotidiano no ensino de ciências e de biologia
24/05/2017
24/05/2017
O cotidiano no ensino de ciências e de biologia
30/05/2017
30/05/2017
Artes e o ensino de ciências e de biologia
06/06/2017
06/06/2017
Artes e o ensino de ciências e de biologia
07/06/2017
07/06/2017
Avaliação 02
13/06/2017
13/06/2017
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia: Contéudos
14/06/2017
14/06/2017
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia: Contéudos
20/06/2017
20/06/2017
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia: Métodos
21/06/2017
21/06/2017
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia: Recursos Didáticos
27/06/2017
27/06/2017
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia: Recursos Didáticos
04/07/2017
04/07/2017
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia: Avaliação
05/07/2017
05/07/2017
Avaliação 03: Projeto de Ensino de Ciências e de Biologia
Avaliações
Data Descrição
02/05/2017 1ª Avaliação
07/06/2017 2ª Avaliação
05/07/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Envio do material do almanaque para correção 14/06/2017
Não haverá encontro presencial hoje 13/06/2017
Não haverá aula 09/05/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:21