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PPGL007 - TÓPICOS EM VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTO - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Plano da disciplina (09/09/2016 - 09/09/2016)

Apresentação da disciplina, ementa e metodologia de avaliação.

EMENTA: Consciência linguística crítica. Práticas discursivas de letramento; o modelo ideológico. Identidade e mudança. Fortalecimento da identidade nos gêneros discursivos da educação. Poder e metodologia de pesquisa. Etnografia crítica.

 

   Plano 
Análise de discurso crítica e mudança social. (23/09/2016 - 23/09/2016)

Leitura 1:  MAGALHÃES, Izabel. Introdução: a análise de discurso crítica. DELTA [online]. 2005, vol.21, n.spe, pp.1-9.

Leitura 2:  FAIRCLOUGH, Norman. Critical discourse analysis as a method in social scientific research. IN: Wodak, R.; Meyer, J. Methods of critical discourse analysis. 2 ed. Londres: Sage, 2005. p. 121-138.

  Leitura 1 
  Leitura 2 
Fortalecimento/enfraquecimento da identidade no discurso (30/09/2016 - 30/09/2016)

Leitura 3:  BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

Metodologia Qualitativa Etnográfica: Leitura de Textos (07/10/2016 - 14/10/2016)

Texto 5:YIN, Robert K. Compreendendo a pesquisa qualitativa. IN: YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso: Porto Alegre, 2016.

Texto 6: HAMMERSLEY, M.; ATKINSON, P. What is ethnography?. IN: HAMMERSLEY, M.; ATKINSON, P. Ethnography: principles in practice. 3ª ed. London: Routledge, 2007.

  Texto 5 
Novos Estudos do Letramento: Leitura de Textos (21/10/2016 - 11/11/2016)

Texto 7: RIOS, G. V. Letramento, discurso e gramática funcional. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 11, p. 167-183, 2010.

Texto 8: STREET, Brian. New literacies studies. IN: GRENFELL, Michael et alli. Language, ethnography and education: bridging new literacy studies and Bourdieu. London: Routledge, 2012.

Texto 9: BARTON, David. Literacy practices. IN: Jonathan Culpeper et alli. English language: description, variation and context. London: Palgrave, 2009.

Texto 10: STREET, Brian.  Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Texto 11: RIOS, G. V. Letramentos do mundo da vida e letramentos de sistemas: revisitando os letramentos dominantes. Revista Signótica, v. 25, p. 327-348, 2014.

  Texto 7 
  Texto 11 
Seminário (18/11/2016 - 18/11/2016)
Seminário (25/11/2016 - 25/11/2016)
Seminário (16/12/2016 - 16/12/2016)
Trabalho Final da Disciplina (23/12/2016 - 23/12/2016)

Entrega da resenha

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
09 23 30 07 14 21 04 11 18 25 16 23
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016100**** 0 0 0 2 0 0 0 4 4 0 0 0 10
3 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 8,0 7,0 6,0 7.0 10 AM
2 2016100**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
3 2016100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
4 2016100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas, seminários e produção de resenha.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Um seminário individual (10 pontos), frequência e participação nas aulas (10 pontos) e uma resenha entregue ao final da disciplina (10 pontos).
Horário de atendimento: 14h às 18h
Bibliografia: ADAMS, LAURA. The mascot research. Identity, power and knowledge in fielk. Journal of Contemporary Etnography, 28 (4): 331- 363, 1999.
ANDRÉ, MARLI. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2003.
ATKINSON, PAUL. Understanding ethnographic texts. Qualitative Research Methods Series 25. Newbury Park, London, New Delhi: Sage Publications, 1992.
ATKINSON, PAUL; HAMMERSLEY, MARTYN. Ethnography principles in practice. London: Routledge. 1983.
ATKINSON, PAUL; PUGSLEY, LESLEY. Making sense of ethnography and medical educa-tion. Medical Education. 39 (2): 228-234, 2005.
AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Pa-pirus, 2005.
BAEZ, BENJAMIN. Confidentiality in qualitative research: reflections on secrets, power and agency. Qualitative Research 2 (1): 35-38, 2002.
BARTON, D. 2007. Literacy: An introduction to the ecology of written language. Oxford: Blackwell.
BAUER, MARTIN & GASKELL, GEORGE. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Trad: Pedrinho Guareschi. 4ªed. Petrópolis: Vozes. 2005.
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BAYNHAM, M. & PRINSLOO, M. 2009. The future of literacy studies. London: Palgrave Mcmillan.
CAMERON, DEBORAH. et allii. Researching language: issues of power and method. Lon-don/New York: Routledge. 1992.
CLARK, ROMY, et allii. Critical language awareness- Part I : A critical review of three current approaches to language awareness. Lancaster, England: Lacaster University, 1990.
_____. Critical language awareness- Part II: towards critical alternatives. Lancater, England: Lan-caster University, 1991.
CLIFFORD, JAMES. Notes on (Field)notes. SANJEK, ROGER (org). Fieldnotes. The makings of anthropology. Ithaca and London: Cornell University Press, pp. 47-70, 1990.
CORACINI, M. José (Org.). Identidade e discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas: Unicamp, 2003.
DEMO, PEDRO. Pesquisa e informação qualitativa. Campinas, São Paulo: Papirus, 2004.
DENZIN, NORMAN. & LINCOLN, YVONNA (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitati-va. Teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
_____. Interpretive interactionism. Newbury Park, CA: Sage. 1989.
DUBAR, Claude. A crise das identidades. A interpretação de uma mutação. Porto: Afrontamentos, 2006.
FIAD, R.S. A escrita na Universidade. Revista Abralin, v. eletrônica, n. especial, p.
357-369. 2ªparte 2011. Disponível em http://www.abralin.org/site/data/uploads/revistas/2011-vol-especial-2o-parte/raquel-salek-fiad.pdf.
FLICK, UWE. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
GIEVE, SIMON. e MAGALHAES, IZABEL. (ed). Power, ethics and validity. Lancaster: Lancas-ter University. (CRILE OCCASIONAL REPORT. Center for Research in Language Education). 1994.
HAGUETE, TERESA. Metodologias qualitativas na sociologia. 2.ed. Petrópolis: Vozes. 1987.
HALLIDAY, M. A. K. e MATTHIESSEN, C. M. I. M. 2004. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold.
JÄGUER, SIEGFRIED. Discurso Y conocimento:aspectos teóricos y metodológicos da la crítica del discurso y del análisis de dispositivos.2001. In: Wodak & Meyer (orgs.) Métodos de análisis del discurso. Trad: Tomás F. e Beatriz E. Espanha: Ed. Gedisa. 2003. p: 61- 100.
KRESS, G. (org.). 2012. Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras.
LE BRETON, David. Sinais da identidade. Tatuagens, piercings e outras marcas corporais. Lis-boa: Miosótis, 2004.
LEPARGNEUR, Hubert. Destino e identidade. Campinas, São Paulo: Papirus,1989.
LOPES, Luiz Paulo da Moita (Org.). Discurso de identidades. São Paulo: Mercado de Letras, 2003.
McCRACKEN, GRANT. The long interview. Newbury Park, London, New Delhi: Sage Publica-tions, 1988 (Qualitative research methods 13).
MAGALHÃES, M. I. 1995. Práticas discursivas de letramento: a construção da identidade em rela-tos de mulheres. In: Kleiman, A (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. SãoPaulo: Mercado de Letras: 201-235.
. 1995b Beliefs about literacy in a Brazilian community. International Journal of Educati-onal Development 15,3. 263-76.
. (org.). 2012. Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras.
MALINOWSKI, BRONISLAW. Um diário no sentido estrito do termo. SP: Editora Re-cord.1967. (1989).
MARINHO, M.; CARVALHO G. T. (org.). 2010. Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG.
MASON, JENNIFER. Qualitative researching. London: Sage. 2002.
MILLER, MELVIN. Ethics and understanding through interrelationship: I and Thou in dia-logue. In: JOSSELSON, RUTHELLEN (ed) Ethics and process in the narrative study of lives. Thousand Oaks, London, New Delhi; Sage Publications, 1996.
OLIVEIRA, Roberto C. de. Caminhos da Identidade. SP: Editora Unesp/Brasília: Paralelo 15, 2006.
RIOS, G. Letters in a community organization: A case of powerful literacy. DELTA, 21,
2005, pp. 105-128.
. 2009. Literacy discourses. Saarbrücken: Verlag Dr. Müller.
. Letramento, discurso e gramática funcional. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 11 (2), p. 167-183, 2010.
. Considerações sobre letramento, escolarização e avaliação educacional. In RESENDE. V. e PEREIRA, F. (orgs.). Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares. Covilhã, Portugal. Livros Labcom, 2010, pp. 77-107.
. Representações discursivas do letramento em contextos locais: entre discursos dominan-tes e dominados. In BATISTA JR., J. e SATO, D. Contribuições da Análise do Discurso Crítica no Brasil. Campinas: Pontes, 2013, pp. 309-335.
. Letramentos do mundo da vida e letramentos de sistemas: revisitando os letramentos dominantes”. Signótica, v. 5, n. 2, jul./dez. 2013, pp. 327-348.
RODRIGUES, E. G. 2006. Repensando a consciência (e) (a) crítica: por uma redefinição da noção de fortalecimento das identidades sociais. In: Rajagopalan, K. e Ferreira, D. M. M. (orgs.) Políticas em linguagem: perspectivas identitárias. São Paulo: Editora Mackenzie, 107-142.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
SILVA, DENIZE. Percursos teóricos e metodológicos em análise do discurso: uma pequena intro-dução. In: SILVA, D & VIEIRA, J. (orgs.). Análise do discurso: percursos teóricos e metodoló-gicos. Brasília: Oficina Editorial IL/UnB e Plano, 2002.
_____. A ética na pesquisa: reflexões sobre metodologia na coleta de dados. In: VIEIRA, J. & SIL-VA, D. (orgs.). Práticas de análise de discurso. Brasília: Plano; Oficina Editorial do Instituto de Letras, 161-171, 2003.
SILVA, F. Cordelia Oliveira da. A construção social de identidades étnico-raciais: uma análise discursiva do racismo no Brasil. Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
____. A representação da raça negra no Brasil: ideologia e identidades. Dissertação (Mestra-do)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
____. O uso de metáforas e a construção de identidades étnicas. In: VIEIRA, Josenia Antunes et al. Olhares em Análise de Discurso Crítica. Brasília: CEPADIC, 2009.
SILVERMAN, DAVID. Qualitative research theory, method and practice. London: Sage Publi-cations. 1997.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Nº 25, Jan/Fev/Mar/Abr. 2004, pp. 5-17.
STREET, B. V. 1984. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press.
______. (Org). 1993. Cross Cultural Approaches to Literacy. Cambridge: Cambridge University Press.
______. 1995. Social literacies. Critical approaches to literacy in development, ethnography and education. Londres/Nova York: Longman.
______. 2003. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to Literacy in theory and practice. Current issues in comparative education 5 (2), , p. 77–91.
______. 2009. The Future of Social Literacies. In: BAYHAM, M.; PRINSLOO, M (Orgs.) The future of Literacy Studies. London: Palgrave Macmillan, p. 21-37.
STREET, B. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, vol. 28, n. 2, jul/dez. 2010, pp. 541-567.
______. 2010. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, M.; CARVALHO G. T. (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. 33-53.
______. 2012. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, I. (org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 69-92.
STREET, B. & STREET, J. The schooling of literacy. In: STREET, B. Social literacies. Critical approaches to literacy in development, ethnography and education. Londres/Nova York: Longman, 1995. (A Editora Parábola traduziu este livro em 2012).
THOMAS, JIM. Doing critical ethnography. Newbury Park, California: Sage Publications. 1993.
VAN MAANEN, JOHN. Tales of the field. Chicago: The University of Chicago Press. 1988.
VIEIRA, J. A. e SILVA, D. E. G. (orgs.) 2003. Práticas de Análise do Discurso. Brasília: Plano Editora-Oficina editorial do Instituto de Letras, UnB, 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/09/2016
09/09/2016
Plano da disciplina
23/09/2016
23/09/2016
Análise de discurso crítica e mudança social.
30/09/2016
30/09/2016
Fortalecimento/enfraquecimento da identidade no discurso
07/10/2016
14/10/2016
Metodologia Qualitativa Etnográfica: Leitura de Textos
21/10/2016
11/11/2016
Novos Estudos do Letramento: Leitura de Textos
18/11/2016
18/11/2016
Seminário
25/11/2016
25/11/2016
Seminário
16/12/2016
16/12/2016
Seminário
23/12/2016
23/12/2016
Trabalho Final da Disciplina
Avaliações
Data Descrição
25/11/2016 1ª Avaliação
23/12/2016 2ª Avaliação
05/01/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Curso de Extensão a distância: Letramento, discurso e ensino - uma perspectiva crítica 07/09/2016
CONVITE 11/08/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:29