-

MSC021 - DIDÁTICA - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Explicitação do plano de curso; diagnóstico dos conhecimentos prévios da didática e exposição dialogada dos fundamentos da didática (MELO; URBANETZ, 2008). (14/09/2016 - 14/09/2016)

Apresentação docente/discente e da proposta de trabalho;

Caracterização dos conhecimentos prévios sobre a disciplina;

Necessidade da disciplina no Programa de Mestrado em Saúde e Comunidade;

Discussão compartilhada dos fundamentos da didática.

   A didática e seus fundamentos (MELO; URBANETZ, 2008) 
Sistematização do conceito de didática
  Profissão docente 
Docência como atividade profissional
  Formação de Professores: um campo de possibilidades inovadoras 
Formação de Professores para educação básica
Estudos dos paradigmas conservadores e inovadores da prática educativa (BERHENS, 2010). (21/09/2016 - 21/09/2016)
Caracterização das abordagens explicitadas por Behren (2010); discussão compartilhada do planejamento de ensino: conceito, níveis e variáveis. (28/09/2016 - 28/09/2016)
Exposição dialogada do texto planejamnto da ação docente de Bandeira (2016); oficina pedagógica de construção dos planos de ensino e de aula (GIL, 20008; LIBÂNEO, 2013). (05/10/2016 - 05/10/2016)
A aula como manifestação pedagógica (26/10/2016 - 26/10/2016)

Conceito, caracterísiticas e tipologias de aulas; aula em espaços não convencionais; apresentação de microaulas.

  a aula no contexto histórico 
gênese da aula.
Operacionalização de microaulas, identificação das necessidades nos planos de aula e análise do procedimento desenvolvido. (09/11/2016 - 09/11/2016)

Plano de aula e desenvolvimento de microaulas.

Continuação das microaulas; explicação sobre a produção do artigo como trabalho final; redimensionamento do diagnóstico da didática proposto no início do período letivo. (16/11/2016 - 16/11/2016)
Orientação sobre a estrutura do Artigo (23/11/2016 - 23/11/2016)

Estrutura do Artigo

Apresentação do plano de trabalho na unidade Formação de Professores; reflexão dialogada sobre a Formação de Professores no Brasil: Dilemas e perspectivas (30/11/2016 - 30/11/2016)

Formação de Professores no Brasil: Realidades e perspectivas

    
Inicia em 30/11/2016 às 0h 0 e finaliza em 14/12/2016 às 23h 59
  Resolução CNE/CP nº 02 de 03 de 07.2015 
Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
  

O papel do Professor

O vídeo está em processo de conversão. Por favor, aguarde alguns minutos e acesse esta página novamente.

Trata da postura do professor frente a turma

Docência como atividade profissional (07/12/2016 - 07/12/2016)

Docência como atividade profissional, Sentido da formação de professores e Identidade profissional: o ser e o estar na profissão.

    
Inicia em 07/12/2016 às 0h 0 e finaliza em 14/12/2016 às 23h 59
Formação de Professores: Um campo de possibilidades inovadoras (14/12/2016 - 14/12/2016)

A formação do professor para educação básica

    
Inicia em 14/12/2016 às 0h 0 e finaliza em 21/12/2016 às 23h 59
    
Inicia em 14/12/2016 às 14h 0 e finaliza em 20/12/2016 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
14 21 28 05 19 26 09 16 23 30 07 14
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
5 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2016100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
8 2016100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 3 4 0 0 11
9 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
11 2016100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2016100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2016100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 7
15 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 9,5 9,0 10,0 9.5 4 AM
2 2016100**** 9,7 9,5 9,5 9.6 0 AM
3 2016100**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
4 2016100**** 9,8 9,5 9,0 9.4 4 AM
5 2016100**** 9,0 9,5 8,5 9.0 2 AM
6 2016100**** 9,8 9,5 10,0 9.8 3 AM
7 2016100**** 10,0 9,5 8,5 9.3 0 AM
8 2016100**** 9,5 9,0 9,5 9.3 7 AM
9 2016100**** 8,5 9,5 9,5 9.2 4 AM
10 2016100**** 9,5 9,0 9,5 9.3 4 AM
11 2016100**** 9,8 8,5 9,0 9.1 11 AM
12 2016100**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
13 2016100**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
14 2016100**** 9,5 9,0 9,0 9.2 8 AM
15 2016100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de aulas expositivas/dialogadas, atividades em grupo e individual, produção de textos, oficina pedagógica com elaboração do plano de curso, apresentação de painéis.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme dispositivos legais dessa IES. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, observando os seguintes aspectos:
Freqüência mínima de 75% da carga horária;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Qualidade dos trabalhos produzidos e autoavaliação;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Para efeito de registro de notas:
1ª Nota: Elaboração dos planos e microaulas;
2ª Nota: Seminários;
3ª Nota: Produção de artigo.
Horário de atendimento: 14:00 ás 18:00
Bibliografia: Referências Básicas
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.(p. 39-93).
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. (p.49-55).
DAMIS, Olga Teixeira. Arquitetura da aula: um espaço de relações. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005. (p.33-41).
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed., São Paulo: Cortez, 2003.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas (Org.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2011.

Referências Complementares
ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática e docência na educação superior: implicações pra formação de professores (Orgs.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis. In: Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade. Salvador: UNEB, n. 42, v. 23, p. 107-117, jul./dez. 2014. Disponível em: <www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/ download/1031/711>. Acessado em: 18 abr. 2016.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As formas e práticas de interação entre professore e alunos. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Lições de didática. Campinas: SP: Papirus, 2006.
MELO, Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didática. 20 ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
MORIN, EDGAR. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2012.
RIOS, Teresinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 5 ed., São Paulo: Cortez, 2005.
SCARPATO, Marta (Org). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da. A escola mudou. Que mude a formação de professores! (Orgs.). 3 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/09/2016
14/09/2016
Explicitação do plano de curso; diagnóstico dos conhecimentos prévios da didática e exposição dialogada dos fundamentos da didática (MELO; URBANETZ, 2008).
21/09/2016
21/09/2016
Estudos dos paradigmas conservadores e inovadores da prática educativa (BERHENS, 2010).
28/09/2016
28/09/2016
Caracterização das abordagens explicitadas por Behren (2010); discussão compartilhada do planejamento de ensino: conceito, níveis e variáveis.
05/10/2016
05/10/2016
Exposição dialogada do texto planejamnto da ação docente de Bandeira (2016); oficina pedagógica de construção dos planos de ensino e de aula (GIL, 20008; LIBÂNEO, 2013).
26/10/2016
26/10/2016
A aula como manifestação pedagógica
09/11/2016
09/11/2016
Operacionalização de microaulas, identificação das necessidades nos planos de aula e análise do procedimento desenvolvido.
16/11/2016
16/11/2016
Continuação das microaulas; explicação sobre a produção do artigo como trabalho final; redimensionamento do diagnóstico da didática proposto no início do período letivo.
23/11/2016
23/11/2016
Orientação sobre a estrutura do Artigo
30/11/2016
30/11/2016
Apresentação do plano de trabalho na unidade Formação de Professores; reflexão dialogada sobre a Formação de Professores no Brasil: Dilemas e perspectivas
07/12/2016
07/12/2016
Docência como atividade profissional
14/12/2016
14/12/2016
Formação de Professores: Um campo de possibilidades inovadoras
Avaliações
Data Descrição
05/10/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
sobre encintro extra 21/12/2016
sobre o artigo 17/12/2016
Ultimo Encontro 13/12/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:09