Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será ministrada através de conteúdos teóricos, conteúdos práticos e ainda pode utilizar recursos de exposições dialogadas, grupos de discussão, seminários, debates competitivos, apresentação e discussão de artigos e casos práticos, onde os conteúdos podem ser trabalhados mais dinamicamente, estimulando o senso crítico e científico dos alunos.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
No decorrer de cada período letivo são desenvolvidas 03 (três) avaliações, para efeito do cálculo da média parcial. A média parcial é calculada pela média aritmética as três avaliações efetuadas. O aluno que alcançar a média parcial maior ou igual a 7,0 (sete) é considerado aprovado. O aluno que não alcançar a média parcial faz em exame final. São aplicadas avaliações dos tipos: 1 prova teórica, seminários, trabalhos individuais ou em grupo e outras atividades em classe e extraclasse. O exame final é, obrigatoriamente, prova escrita.
|
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| BÁSICA: BIENFAIT, M. Fáscias e Pompages: Estudo e Tratamento do Esqueleto Fibroso. 2 ed. São Paulo : Summus, 1999. BROWN. Massagem Terapêutica: Introdução e prática. São Paulo: Manole, 2000. CASSAR. Manual De Massagem Terapêutica: um guia completo de massoterapia para estudante e para terapeuta. São Paulo: Manole, 2001. HOLLIS. Massagem na Fisioterapia. 1. ed. São Paulo. Santos, 2001. LEDERMAN, E. Fundamentos da Terapia Manual. Manole. São Paulo, 2001. COMPLEMENTAR: CHAITOW, L. Técnicas Neuromusculares Modernas. São Paulo: Manole, 2001. CHAITOW, L. Técnicas Neuromusculares Posicionais de Alívio da Dor: Aplicação no Tratamento da Fibromialgia e da Síndrome de Dor Miofascial. São Paulo: Manole, 2001. KISNER, C; COLBY, L.A. Exercícios Terapêuticos: fundamentos e técnicas. 5. ed. Barueri, SP: Manole, 2009. SULLIVAN, S. B. O. Fisioterapia:avaliação e tratamento. 5. ed. São Paulo: Manole, 2010.
|