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MSC008 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE PÚBLICA - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e informações gerais da disciplina; Por que e como redigir artigos científicos? ­Redação - modalidade e dicas para escrever bem; Tarefa 1: escolher tema e problema (pergunta) do artigo (17/03/2016 - 17/03/2016)
Não Haverá Aula (feriado) (24/03/2016)
Questões éticas e legislação; fator de impacto e Qualis; Seleção do periódico; Processo de revisão por pares (31/03/2016 - 31/03/2016)
Elementos constitutivos do artigo cientifico; Título do artigo; Como escrever a introdução (07/04/2016 - 07/04/2016)
Referências: como procurar e citar; Busca de referências bibliográficas (PubMed, Scielo, Periódicos CAPES); Tarefa 3: escrever uma introdução sobre seu objeto de estudo (14/04/2016 - 14/04/2016)
Não Haverá Aula (feriado) (21/04/2016)
Revisão integrativa (28/04/2016 - 28/04/2016)
Pesquisa com dados secundários (sistemas de informação, inquéritos) (05/05/2016 - 05/05/2016)
Artigo científico: elementos constitutivos de manuscritos científicos quantitativos - metodologia (12/05/2016 - 12/05/2016)
Artigo científico: elementos constitutivos de manuscritos científicos quantitativos - resultados e discussão (19/05/2016 - 19/05/2016)
Não Haverá Aula (feriado) (26/05/2016)
Artigo científico: elementos constitutivos e manuscritos científicos quantitativos - conclusão e resumo (02/06/2016 - 02/06/2016)
Revisão e submissão do artigo (09/06/2016 - 09/06/2016)
Apresentação das comunicações em Saúde Pública: banner; power point/comunicação oral; Orientação para a apresentaçõ da versão final dos artigos (16/06/2016 - 16/06/2016)
Entrega da versão final do artigo a ser submetido (23/06/2016 - 23/06/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
17 31 07 14 28 05 12 19 02 09 16 23
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2016100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
9 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 9,0 8,5 8,5 8.7 0 AM
2 2016100**** 8,5 8,0 8,0 8.2 0 AM
3 2016100**** 9,0 7,8 7,8 8.2 0 AM
4 2016100**** 9,0 8,5 8,5 8.7 0 AM
5 2016100**** 9,0 8,3 8,3 8.5 0 AM
6 2016100**** 9,0 7,5 7,5 8.0 0 AM
7 2016100**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
8 2016100**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
9 2016100**** 9,0 8,5 8,5 8.7 0 AM
10 2016100**** 8,5 7,7 7,7 8.0 0 AM
11 2016100**** 9,0 8,8 8,8 8.9 0 AM
12 2016100**** 9,0 8,5 8,5 8.7 0 AM
13 2016100**** 9,0 7,5 7,5 8.0 0 AM
14 2016100**** 9,0 7,5 7,5 8.0 0 AM
15 2016100**** 9,0 8,5 8,5 8.7 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Redação e comunicação científica. Modalidades de comunicação científica: artigos, resumos, pôsteres, comunicação coordenada. Tipos de artigo. Preparação para a redação de um artigo científico. Estrutura do artigo científico: título, resumo, introdução, métodos, resultados, discussão, referências. Critérios de autoria. Revisão por pares. Ética na publicação científica. Elaboração de resumos. Elaboração de material audiovisual: pôsteres e diapositivos. Ilustrações: tabelas, figuras, mapas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Nas aulas serão adotados os seguintes procedimentos metodológicos de efetivação da aprendizagem: exposição com apoio áudio-visual, leituras, discussões, realização de exercícios de forma individual e em pequenos grupos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados pela participação nas discussões em sala de aula e por meio da elaboração e apresentação das atividades solicitadas.
Horário de atendimento: 14:00 - 18:00
Bibliografia: ­ GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. Revisões sistemáticas da literatura: passos para a sua elaboração. Epidemiol Serv Saúde. Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, jan-mar. 2014.
­ PEREIRA, M. A introdução de um artigo científico. Epidemiol Serv Saúde. Brasília, v. 21, n. 4, p. 675-676, out-dez. 2012.
­ ______. A seção de discussão de um artigo científico. Epidemiol Serv Saúde. Brasília, v. 22, n. 3, p. 537-538, jul-set. 2013.
­ ______. A seção de método de um artigo científico. Epidemiol Serv Saúde. Brasília, v. 22, n. 1, p. 183-184, jan-mar. 2013.
­ ______. A seção de resultados de um artigo científico. Epidemiol Serv Saúde. Brasília, v. 22, n. 2, p. 353-354, abr-jun. 2013.
­ ______. Estrutura do artigo científico. Epidemiol Serv Saúde. Brasília, v. 21, n. 2, p. 351-352, abr-jun. 2012.
­ ______. O resumo de um artigo científico. Epidemiol Serv Saúde. Brasília, v. 22, n. 4, p. 707-708, out-dez. 2013.
­ ______. Preparo para a redação do artigo científico. Epidemiol Serv Saúde. Brasília, v. 21, n. 3, p. 515-516, jul-set. 2012.
­ Pithan, LH; Vidal, TRA. O plágio acadêmico como um problema ético, jurídico e pedagógico. Direito e Justiça. Porto Alegre, v. 39, n. 01, p. 78-82, 2013.
­ Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publications. ICMJE. http://www.icmje.org/
­ VON ELM, E. et al. The Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) statement: guidelines for reporting observational studies. Bull World Health Organ. Genebra, v. 85, n. 11, p. 867-72, nov. 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/03/2016
17/03/2016
Apresentação e informações gerais da disciplina; Por que e como redigir artigos científicos? ­Redação - modalidade e dicas para escrever bem; Tarefa 1: escolher tema e problema (pergunta) do artigo
24/03/2016
24/03/2016
Não Haverá Aula (feriado)
31/03/2016
31/03/2016
Questões éticas e legislação; fator de impacto e Qualis; Seleção do periódico; Processo de revisão por pares
07/04/2016
07/04/2016
Elementos constitutivos do artigo cientifico; Título do artigo; Como escrever a introdução
14/04/2016
14/04/2016
Referências: como procurar e citar; Busca de referências bibliográficas (PubMed, Scielo, Periódicos CAPES); Tarefa 3: escrever uma introdução sobre seu objeto de estudo
21/04/2016
21/04/2016
Não Haverá Aula (feriado)
28/04/2016
28/04/2016
Revisão integrativa
05/05/2016
05/05/2016
Pesquisa com dados secundários (sistemas de informação, inquéritos)
12/05/2016
12/05/2016
Artigo científico: elementos constitutivos de manuscritos científicos quantitativos - metodologia
19/05/2016
19/05/2016
Artigo científico: elementos constitutivos de manuscritos científicos quantitativos - resultados e discussão
26/05/2016
26/05/2016
Não Haverá Aula (feriado)
02/06/2016
02/06/2016
Artigo científico: elementos constitutivos e manuscritos científicos quantitativos - conclusão e resumo
09/06/2016
09/06/2016
Revisão e submissão do artigo
16/06/2016
16/06/2016
Apresentação das comunicações em Saúde Pública: banner; power point/comunicação oral; Orientação para a apresentaçõ da versão final dos artigos
23/06/2016
23/06/2016
Entrega da versão final do artigo a ser submetido
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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