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PPGSNP096 - PEDOLOGIA - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Histórico e fundamentos da ciência do solo (15/03/2016 - 15/03/2016)
  

Vamos falar sobre solos

A animação VAMOS FALAR SOBRE SOLOS enfatiza a dependência da humanidade dos solos e descreve como o desenvolvimento sustentável é ameaçado por certas tendências de como os solos são manejados e como a terra é governada. O filme oferece opções para transformar a nossa gestão dos solos rumo à sustentabilidade.

  

2015 - Ano Internacional dos Solos

EXIBIDO EM 27/01/2015 - A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2015 como o Ano Internacional do Solo. Um dos objetivos da ação é a conscientização em torno da proteção de solos produtivos. Degradação, perda de nutrientes, erosão e desertificação são problemas que afetam os solos e podem interferir na sua capacidade de produção. Sobre as causas e as práticas para combater a degradação dos solos, o programa recebe Djalma Martinhão, pesquisador da Embrapa.

  

Decifrando os solos do Brasil - Alfredo Scheid Lopes

Professor da Universidade Federal de Lavras desde 1962, o mineiro Alfredo Scheid Lopes é uma das maiores autoridades mundiais em fertilidade de solos. PhD pela Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), Scheid Lopes já realizou mais de 600 palestras sobre o tema, no Brasil e no exterior.

Rochas e minerais (22/03/2016 - 22/03/2016)
  

O ciclo das rochas representado em uma animação

O ciclo das rochas é um conceito básico em geologia que descreve as transformações através do tempo geológico, entre os três principais tipos de rochas: sedimentares, metamórficas e ígneas. Cada um dos tipos de rochas são alterados ou destruídos ,quando ele é forçado para fora das suas condições de equilíbrio.

  

Informações básicas sobre os minerais

Não Haverá Aula (22/03/2016)

Férias Docente

Intemperismo e minerais de argila (29/03/2016 - 29/03/2016)
Não Haverá Aula (29/03/2016)

Férias Docente

Rochas e minerais (05/04/2016 - 05/04/2016)
  

Mineralogia #1 - Introdução

Vídeo didático muito útil para relembrar alguns conceitos de mineralogia que já foram vistos durante a graduação. Escutem com muita atenção, pois o audio está bem rápido.

  

Mineralogia #2 - Identificando os Minerais

Identificando os minerais. Corrigindo 1 erro:
1 - Mica é Laminar (também Tabular)

  

Mineralogia #3 - Cristalografia

O estudo dos átomos em sólidos.

  

Mineralogia #4 - Classe Sistemática

A classificação sistemática dos minerais tem como base a composição química e a estrutura cristalina dos mesmos, pois estes dois universos constituem a essência de um mineral e condicionam suas propriedades físicas e químicas.

Não Haverá Aula (05/04/2016)

Prezados, por razões pessoais, não será possível termos aula nesta terça-feira (05/04/16). Ela será reposta no sábado (09/04/16), às 8:00h.

Rochas e minerais (09/04/2016 - 09/04/2016)
Reposição da aula cancelada do dia 05/04/2016.
Intemperismo e minerais de argila (12/04/2016 - 12/04/2016)
Cargas do solo (19/04/2016 - 19/04/2016)
Fatores de formação do solo (26/04/2016 - 26/04/2016)
Fatores de formação do solo (03/05/2016 - 03/05/2016)
Fatores de formação do solo (10/05/2016 - 10/05/2016)
Processos de formação do solo (17/05/2016 - 17/05/2016)
Processos de formação do solo (24/05/2016 - 24/05/2016)
Processos de formação do solo (31/05/2016 - 31/05/2016)
Morfologia do solo (07/06/2016 - 07/06/2016)
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (14/06/2016 - 14/06/2016)
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (21/06/2016 - 21/06/2016)
Avaliação escrita individual (28/06/2016 - 28/06/2016)
Data limite para entrega do trabalho em formato de artigo (05/07/2016 - 05/07/2016)
Não Haverá Aula (12/07/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
15 09 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2016100**** 4 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
7 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2015100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2015100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2015100**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
12 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 8,5 8.5 0 AM
2 2015100**** 8,2 8.2 0 AM
3 2015100**** 8,6 8.6 0 AM
4 2015100**** 8,7 8.7 0 AM
5 2016100**** 7,0 7.0 4 AM
6 2015100**** 7,5 7.5 0 AM
7 2015100**** 7,0 7.0 4 AM
8 2015100**** 7,6 7.6 0 AM
9 2016100**** 2,3 2.3 52 RF
10 2015100**** 0,0 0.0 60 RF
11 2015100**** 7,0 7.0 4 AM
12 2015100**** 8,9 8.9 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina de Pedologia tem como ponto de partida a discussão acerca dos conceitos de solo e da importância da disciplina para as atividades agrícolas. Em seguida, o foco é o estudo sobre rochas e seus minerais, em especial aqueles encontrados do sul do Piauí, juntamente com as transformações físicas e químicas que os mesmos são submetidos na natureza. Estes estudos subsidiam o aprofundamento sobre fatores e processos de formação do solo. A morfologia do solo também é detalhada, assim como o sistema taxonômico oficial de classificação de solos no Brasil e sua relação com o Soil Taxonomy a nível de ordem. A disciplina finaliza-se com o estudo das potencialidades e limitações das principais classes de solo do Brasil e do estado do Piauí, sempre relacionando-os com a paisagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada utilizando-se de aulas expositivas com constante participação do corpo discente. As aulas práticas compõe parte importante da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O nível de aprendizado dos discentes será avaliado por meio de três avaliações:

a) A avaliação I será feita por meio de prova escrita com todo o conteúdo da disciplina, a ser realizada no final do semestre.

b) A avaliação II será feita pela apresentação, em formato de artigo, de um de estudo sobre a gênese de solos a ser realizado em qualquer local dentro da região piauiense do MATOPIBA.

c)A avaliação III será atribuído uma nota a um seminário na qual deverá ser feita uma análise crítica de artigo científico (individualmente).

Detalhes: No início de cada aula, um(a) aluno(a) será sorteado para apresentar uma análise crítica sobre um artigo que será disponibilizado anteriormente. O(A) aluno(a) sorteado(a) terá entre 20 e 25 minutos para realizar sua apresentação e deverá ser argüido(a) pelos colegas por tempo indeterminado. Serão avaliados itens como postura, qualidade de slides, domínio do conteúdo e desenvoltura durante a argüição. A apresentação dos seminários terá início no dia 22 de março. Lembrando que, caso o(a) aluno(a) sorteado(a) esteja ausente, o mesmo terá nota nula neste segmento.
Horário de atendimento: Quinta-feira de 08 às 12 horas
Bibliografia: BÁSICA:

BRADY, N.C.; BUCKMAN, H.O. Natureza e propriedades dos Solos, 6 ed. Rio de Janeiro, Freitas Bastos. 1983. 647p.
DANA, J.D. Manual de mineralogia., Rio de Janeiro, RJ, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, v. 1 e 2, 1969. 642p.
KER, J. C.; CURI, N.; SCHAEFER, C. E.; TORRADO, P. V. (Ed.). Pedologia: Fundamentos. Viçosa, MG: SBCS, 2012. 343p.
LEPSCH, I. 19 lições de Pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 456p.
LEPSCH, I.F. Formação e conservação de solos. Ed. Oficina de Textos, São Paulo. 2002.
LEPSCH, I.F. Solos, formação e conservação. 2 ed. Ed. Melhoramentos-Prisma. 1993.
OLIVEIRA, J.B.; JACOMINE, P.K.T. & CAMARGO, M.N. Classes gerais de solos do Brasil. Guia auxiliar para seu reconhecimento. Jaboticabal, FUNEP, 1992.
PRADO, H. Pedologia fácil: Aplicações em solos tropicais. 4. ed. Piracicaba: H. do Prado, 2013. 284p.
RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S.B.; CORRÊA, J.F. Pedologia: base para distinção de ambientes. 5.ed. ver. Lavras: Editora UFLA, 2007. 322p.
SANTOS, H.G.; JACOMINE, P.K.T.; ANJOS, L.H.C.; OLIVEIRA, V.A.; LUMBRERAS, J.F.; COELHO, M.R.; ALMEIDA, J.A.; CUNHA, T.J.F.; OLIVEIRA, J.B. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 3.ed. ver. ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2013. 353p.
SANTOS, R.D.; LEMOS, R.C.; SANTOS, H.G.; KER, J.C.; ANJOS, L.H.C.; SHIMIZU, S.H. Manual de descrição e coleta de solos no campo. SBCS. 6 ed. Viçosa. 2013.
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M.C.M.; FAIRCHILD, T.R.; & TAIOLI, F. Decifrando a terra. São Paulo, Ed. Oficina de Textos, 2000. 557pg.

COMPLEMENTAR:
ALVAREZ V., V.H.; FONTES, L.E.F.; FONTES, M.P.F. (Eds.) O solo nos grandes domínios morfoclimáticos do Brasil e o desenvolvimento sustentado. Viçosa: SBCS, UFV, DPS, 1996. 930p.
BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. São Paulo: Ícone. 1999. 356p.
BRADY, N.C. Natureza e propriedades do solo. 7.ed. Freitas Bastos. 1989. 898p.
CASTRO FILHO, C.; MUZILLI, O. (Eds.) Uso e manejo dos solos de baixa aptidão agrícola. Londrina: IAPAR. 1999. 270p.
DERPSCH, R.; ROTH, C.H.; SIDIRAS, C.H.; KÖPKE, U. Controle da erosão no Paraná, Brasil: sistemas de cobertura do solo, plantio direto e preparo conservacionista do solo. Eschoborn: Deutsche Gessellschaft Für. 1991. 272p.
FERREIRA, P.H. de M. Princípios de manejo e de conservação do solo. 3.ed. São Paulo: Nobel. 1986. 135p.
FLEURY, J.M. Curso de geologia básica. Goiânia: Editora da UFG, 1995. 261p.
LAL, R. Métodos para avaliação do uso sustentável dos recursos solo e água nos trópicos. MEDUGNO, C.C.; DYNIA, J.F. (Tradução e adaptação). Jaguariúna: EMBRAPA Meio Ambiente. 1999. 97p.
LEPSCH, I.F. Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no sistema de capacidade de uso. Campinas, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 1991. 175p.
MELO, V.F. & ALLEONI, L.R. Química e mineralogia do solo. Parte I - Conceitos básicos. Viçosa, MG: SBCS, 2009. 665p.
MELO, V.F. & ALLEONI, L.R. Química e mineralogia do solo. Parte II – Aplicações. Viçosa, MG: SBCS, 2009. 685p.
OLIVEIRA, V.A. (Coord.). Manual técnico de pedologia. 2 ed. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de recursos naturais e estudos ambientais, 2007. 300 p. (Manuais técnicos em geociências, n. 4).
RAMALHO FILHO, A.; BEEK, K.J. Sistema de avaliação da aptidão agrícola das terras. 3.ed. Rio de Janeiro: EMBRAPA-CNPS, 1994. 65p.

SITES RELACIONADOS:
www.periodicos.capes.gov.br
www.pedologiafacil.com.br
www.sbcs.org.br
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/03/2016
15/03/2016
Histórico e fundamentos da ciência do solo
22/03/2016
22/03/2016
Não Haverá Aula
22/03/2016
22/03/2016
Rochas e minerais
29/03/2016
29/03/2016
Não Haverá Aula
29/03/2016
29/03/2016
Intemperismo e minerais de argila
05/04/2016
05/04/2016
Rochas e minerais
05/04/2016
05/04/2016
Não Haverá Aula
09/04/2016
09/04/2016
Rochas e minerais
12/04/2016
12/04/2016
Intemperismo e minerais de argila
19/04/2016
19/04/2016
Cargas do solo
26/04/2016
26/04/2016
Fatores de formação do solo
03/05/2016
03/05/2016
Fatores de formação do solo
10/05/2016
10/05/2016
Fatores de formação do solo
17/05/2016
17/05/2016
Processos de formação do solo
24/05/2016
24/05/2016
Processos de formação do solo
31/05/2016
31/05/2016
Processos de formação do solo
07/06/2016
07/06/2016
Morfologia do solo
14/06/2016
14/06/2016
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos
21/06/2016
21/06/2016
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos
28/06/2016
28/06/2016
Avaliação escrita individual
05/07/2016
05/07/2016
Data limite para entrega do trabalho em formato de artigo
12/07/2016
12/07/2016
Não Haverá Aula
Avaliações
Data Descrição
28/06/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cancelamento de Aulas 17/03/2016

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