-

PPGED059 - SEMINÁRIO DE PESQUISA III - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de disciplina, da professora e dos discentes (15/03/2016 - 15/03/2016)
FORMAS DE PESQUISAR (15/03/2016 - 15/03/2016)
Apresentação do plano de disciplina, da professora e dos discentes
AULA EXPOSITIVA INICIAL SOBRE CONCEITOS E MODO DE OPERAR PESQUISA (22/03/2016 - 22/03/2016)
AULA EXPOSITIVA SOBRE O PESQUISAR EM GRUPO (29/03/2016 - 29/03/2016)
AULA EXPOSITIVA SOBRE OS LUGARES DE FACILITDOR (05/04/2016 - 05/04/2016)
AULA EXPOSITIVA SOBRE PESQUISAR COM DISPOSITIVOS ARTÍSTICO (12/04/2016 - 12/04/2016)
AULA EXPOSITIVA SOBRE PESQUISAR COM O CORPO TODO (19/04/2016 - 19/04/2016)
AULA EXPOSITIVO SOBRE O PESQUISAR COM GRUPOS DE RESISTÊNCIAS (26/04/2016 - 26/04/2016)
REVISÃO FINAL DOS CONTEÚDOS (03/05/2016 - 03/05/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
15 22 29 05 12 19 26 03
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discute a versão preliminar da tese em sua estrutura completa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
? Aulas dialogadas
? Experimentações estéticas e Metodologias ativas
? Oficinas Sociopoéticas com o uso de dispositivos artísticos e com o corpo todo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: ? Serão utilizados como critérios de avaliação a produção do portfólio (diários de itinerâncias, fotografias, artigos, performances, vídeos entre outros) como registros e estratégias propícias a sua auto-avaliação das experimentações estéticas vividas na disciplina e na pesquisa. Ao final, propomos círculos de pesquisas para escolha e aprofundamento dos aportes metodológicos d@s discentes.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ADAD, Shara Jane Holanda Costa et al (org.). Tudo que não inventamos é falso: dispositivos artísticos para pesquisar, ensinar e aprender com a Sociopoética. Fortaleza: Ed.UECE, 2014.
ADAD, Shara Jane Holanda Costa. Corpos de rua: cartografia dos saberes juvenis e o sociopoetizar dos desejos dos educadores. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
FONSECA, Tânia Mara Galli; KIRST, Patrícia Gomes (Org.). Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003.
FONSECA, Tânia Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Livia; MARASCHIN, Cleci. (Org.) Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.
GAUTHIER, Jacques. Sociopoética: encontro entre arte, ciência e democracia na pesquisa em ciências humanas e sociais, enfermagem e educação. Rio de Janeiro: AnnaNery/UFRJ, 1999a.
GAUTHIER, Jacques. Sociopoética: o livro do iniciante e do orientador. 2010. (digital)
GAUTHIER, Jacques. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. Curitiba: Editora CRV, 2012.
GUATTARI, Félix. Transversalidade. Psicanálise e transversalidade: ensaios de análise institucional. São Paulo: Editora Idéias e Letras, 2004.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Subjetividade e história. In: Micropolítica: Cartografias do Desejo. 4.ed. Petropólis, RJ: Vozes, 1996.
JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2012.
JACQUES, Paola Berenstein; BRITTO, Fabiana Dultra. Corpocidade: debates, ações e articulações. Salvador: EDUFBA, 2010.
KASTRUP, Virgínia. O método da cartografia e os quatro níveis da pesquisa intervenção. Pesquisa intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Trarepa/FAPERJ, 2008.
KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo; TEDESCO, Silvia. Políticas da Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.
NASCIMENTO, Romário Ráwlyson Pereira do. DESCOLONIZANDO SEXUALIDADES E
SOARES, Sandro. Memória, cotidianidade e implicações: construindo o Diário de Itinerância na pesquisa. Entrelugares: revista de sociopoética e abordagens afins. Vol. 1, Nº 1. Setembro 2008/Fevereiro, 2009. Disponível em:
http://www.entrelugares.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=19:memoria-cotidianidade-e-implicacoes-construindo-o-diario-de-itinerancia-na-pesquisa&Itemid=12 Acesso em: 16/09/2012.
SCKÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade.
PETIT, Sandra Haydée.; ADAD, Shara Jane H. Costa. Ideias sobre confetos e o diferencial da sociopoética. Entrelugares: revista de sociopoética e abordagens afins. Vol. 1, Nº 2. Março/Agosto, 2009. Disponível em: http://www.entrelugares.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=56:ideias-sobre-confetos-e-o-diferencial-da-sociopoetica&Itemid=12 Acesso em: 15/09/2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/03/2016
15/03/2016
Apresentação do plano de disciplina, da professora e dos discentes
15/03/2016
15/03/2016
FORMAS DE PESQUISAR
22/03/2016
22/03/2016
AULA EXPOSITIVA INICIAL SOBRE CONCEITOS E MODO DE OPERAR PESQUISA
29/03/2016
29/03/2016
AULA EXPOSITIVA SOBRE O PESQUISAR EM GRUPO
05/04/2016
05/04/2016
AULA EXPOSITIVA SOBRE OS LUGARES DE FACILITDOR
12/04/2016
12/04/2016
AULA EXPOSITIVA SOBRE PESQUISAR COM DISPOSITIVOS ARTÍSTICO
19/04/2016
19/04/2016
AULA EXPOSITIVA SOBRE PESQUISAR COM O CORPO TODO
26/04/2016
26/04/2016
AULA EXPOSITIVO SOBRE O PESQUISAR COM GRUPOS DE RESISTÊNCIAS
03/05/2016
03/05/2016
REVISÃO FINAL DOS CONTEÚDOS
Avaliações
Data Descrição
26/04/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:18