Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
? Serão utilizados como critérios de avaliação a produção do portfólio (diários de itinerâncias, fotografias, artigos, performances, vídeos entre outros) como registros e estratégias propícias a sua auto-avaliação das experimentações estéticas vividas na disciplina e na pesquisa. Ao final, propomos círculos de pesquisas para escolha e aprofundamento dos aportes metodológicos d@s discentes. |
Bibliografia:
| ADAD, Shara Jane Holanda Costa et al (org.). Tudo que não inventamos é falso: dispositivos artísticos para pesquisar, ensinar e aprender com a Sociopoética. Fortaleza: Ed.UECE, 2014. ADAD, Shara Jane Holanda Costa. Corpos de rua: cartografia dos saberes juvenis e o sociopoetizar dos desejos dos educadores. Fortaleza: Edições UFC, 2011. FONSECA, Tânia Mara Galli; KIRST, Patrícia Gomes (Org.). Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003. FONSECA, Tânia Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Livia; MARASCHIN, Cleci. (Org.) Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012. GAUTHIER, Jacques. Sociopoética: encontro entre arte, ciência e democracia na pesquisa em ciências humanas e sociais, enfermagem e educação. Rio de Janeiro: AnnaNery/UFRJ, 1999a. GAUTHIER, Jacques. Sociopoética: o livro do iniciante e do orientador. 2010. (digital) GAUTHIER, Jacques. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. Curitiba: Editora CRV, 2012. GUATTARI, Félix. Transversalidade. Psicanálise e transversalidade: ensaios de análise institucional. São Paulo: Editora Idéias e Letras, 2004. GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Subjetividade e história. In: Micropolítica: Cartografias do Desejo. 4.ed. Petropólis, RJ: Vozes, 1996. JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2012. JACQUES, Paola Berenstein; BRITTO, Fabiana Dultra. Corpocidade: debates, ações e articulações. Salvador: EDUFBA, 2010. KASTRUP, Virgínia. O método da cartografia e os quatro níveis da pesquisa intervenção. Pesquisa intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Trarepa/FAPERJ, 2008. KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo; TEDESCO, Silvia. Políticas da Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008. NASCIMENTO, Romário Ráwlyson Pereira do. DESCOLONIZANDO SEXUALIDADES E SOARES, Sandro. Memória, cotidianidade e implicações: construindo o Diário de Itinerância na pesquisa. Entrelugares: revista de sociopoética e abordagens afins. Vol. 1, Nº 1. Setembro 2008/Fevereiro, 2009. Disponível em: http://www.entrelugares.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=19:memoria-cotidianidade-e-implicacoes-construindo-o-diario-de-itinerancia-na-pesquisa&Itemid=12 Acesso em: 16/09/2012. SCKÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. PETIT, Sandra Haydée.; ADAD, Shara Jane H. Costa. Ideias sobre confetos e o diferencial da sociopoética. Entrelugares: revista de sociopoética e abordagens afins. Vol. 1, Nº 2. Março/Agosto, 2009. Disponível em: http://www.entrelugares.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=56:ideias-sobre-confetos-e-o-diferencial-da-sociopoetica&Itemid=12 Acesso em: 15/09/2012.
|