Metodologia: |
Considerando os objetivos propostos, procurar-se-á desenvolver a disciplina adotando os princípios metodológicos que permitam uma maior articulação entre o ementário definido e o programa desenvolvido na Pós-Graduação em História do Brasil, utilizando: - leitura, discussão e reelaboração do Projeto de Pesquisa a partir das análises realizadas e dos textos estudados, que subsidiarão a elaboração do trabalho avaliativo dos alunos matriculados na disciplina; - apropriação e utilização de instrumentos básicos necessários ao bom desempenho da pesquisa histórica como fontes e bibliografia, considerando as propostas de pesquisa dos mestrandos; - apreciação e debate sobre a produção historiográfica brasileira que recorre às fontes históricas como suporte de pesquisa, incluindo pesquisas realizadas no âmbito piauiense; - participação de pesquisadores convidados com pesquisas correlatas, bem como discussão de textos publicados no âmbito da Pós-graduação em História. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Cada avaliação parcial vale de zero (0,0) a dez (10,0). A média aritmética das três notas produz a nota final. Será aprovado o aluno que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 CEPEX). A avaliação nesta disciplina terá caráter processual e contínuo, pois todas as discussões visam contribuir para a elaboração do texto da Dissertação de Mestrado dos discentes matriculados. Por isso, será exigida a reelaboração do projeto de pesquisa que norteará a realização da pesquisa. O(a) acadêmico(a) será avaliado(a) por seu desempenho individual, conforme sua atuação durante a disciplina, observando sua fundamentação, colaboração com os projetos de pesquisa dos demais mestrandos, indicação de fontes e referenciais teóricos. Na avaliação também serão considerados aspectos qualitativos como assiduidade, realização das atividades e participação nas discussões propostas.
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Bibliografia:
| BENJAMIN, , Walter. Magia e Estética, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. BURKE, Peter. História e Teoria Social. São Paulo: Editora da UNESP, 2002. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. CHALHOUB, Sidney e PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (Organizadores). A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. CASTELO BRANCO, Edwar de A (Org). História, Cinema e outras imagens juvenis. Teresina: Edições UFPI, 2009. DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visual (1979-2004). Santa Catarina: Editora da UFSC, 2012. GASKELL, Ivan. História das Imagens. In: BURKE, Peter. A Escrita da História: Novas perspectivas. São Paulo: editora da UNESP, 2002. HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados: cultura e sociedade no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. BAUMAN, Zigmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. WHITE, Hayden. Enredo e verdade na escrita da História. In: MALERBA, Jurandir (org.). A História escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2008. QUEIROZ, Teresinha. Os Literatos e a República: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as tiranias do tempo. 3. ed. Teresina: EDUFPI, 2011. MAUAD, Ana Maria; LOPES, Marcos Felipe de Brum. Imagem. História e Ciência. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 9, n. 2, p. 283-286, maio-ago. 2014. NASCIMENTO, Francisco de Assis de Sousa; MEDEIROS, Hermano Carvalho. História & Música Popular. Teresina: EDIUFPI, 2013. KOLSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. Da PUC Rio, 2006. RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-Fraçois (orgs.). Para uma história cultural. Lisboa: Porto, 2008. SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. SPINK, Mary Jane. (org.). Práticas Discursivas e Práticas de Sentidos no Cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 1999. WHITE, Hayden. Enredo e verdade na escrita da História. In: MALERBA, Jurandir (org.). A História escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2008.
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