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PPGHB042 - SEMINÁRIO DA LINHA DE PESQUISA I - HISTÓRIA, ARTE E CULTURA - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do Seminário de Linha I: História, Arte e Cultura (24/08/2015 - 24/08/2015)
História, Família e Gênero: representações (31/08/2015 - 31/08/2015)
História e Gênero (07/09/2015 - 07/09/2015)
Apresentação do Projeto de Pesquisa Camila (14/09/2015 - 14/09/2015)
Mulheres pobres e criminalidade em Teresina (1890-1920) (21/09/2015 - 21/09/2015)
Sabichonas de saia: condição feminina na vida e na obra de Amélia Carolina de Freitas Beliváqua (28/09/2015 - 28/09/2015)
História, Gênero e Trabalho (05/10/2015 - 05/10/2015)
História e Literatura (12/10/2015 - 12/10/2015)
Arte, Memória e Ensino (19/10/2015 - 19/10/2015)
Educação no Piauí: instrução feminina para educar (1900-1930) (26/10/2015 - 26/10/2015)
Torquato Neto: o avesso de uma história (02/11/2015 - 02/11/2015)
Feminilidade, corpo e gênero: um estudo sobre as fotografias de moda em Teresina (09/11/2015 - 09/11/2015)
Família, Casamento e sociedade: um estudo de documentos cartoriais do Piauí, no final do século XIX (16/11/2015 - 16/11/2015)
Representações da Amazônia por meio do cinema (23/11/2015 - 23/11/2015)
Representações sobre a Mulher nas revistas femininas das décadas de 1960 e 1970 (30/11/2015 - 30/11/2015)
O Governo de João Pereira Caldas no Piauí (07/12/2015 - 07/12/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
24 31 14 21 28 05 19 26 09 16 23 30
1 2015100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 8
2 2015100**** 0 4 2 0 2 3 0 0 0 2 2 0 15
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
6 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
7 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
8 2015100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 4 0 12
9 2015100**** 4 4 2 0 0 4 0 0 0 0 0 1 15
10 2015100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 4 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2015100**** 7,0 7.0 0 AM
6 2015100**** 9,5 9.5 0 AM
7 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2015100**** 9,5 9.5 0 AM
10 2015100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Promovendo uma apropriação histórica de expressões artísticas e literárias e concebendo a cultura como uma categoria ampla, que não pode ser compreendida apenas a partir de uma oposição à natureza, mas como um objeto histórico de cuja historicidade pode-se perceber como o universo humano se articula ao mundo, esta linha permitirá estudar a História do Brasil a partir de duas subáreas: a cultura, entendida tanto como uma estratégia de interlocução humana com a natureza quanto como um instrumento identitário que nos articula a diferentes sistemas de racionalidade, com suas implicações éticas e histórico-sociais, e a arte, através da qual se pensará o produto artístico-ficcional – nas suas mais variadas formas, inclusive a literária – como um repertório simbólico que é indicativo das virtualidades de diferentes lugares e épocas. Essas duas subáreas contemplarão estudos cujas ambiências temáticas e conceituais façam a articulação entre História, Historiografia, Imaginário, Cultura, Literatura e Arte. As pesquisas realizadas no âmbito da linha deverão estudar Historiografia, as Identidades de Gênero, as relações entre História e Literatura e, bem como, a historicidade de discursos cinematográficos, musicais e pictóricos, favorecendo o conhecimento, naquilo que diz respeito à História do Brasil, das diferentes linguagens produzidas nas complexas experiências sócio-históricas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Considerando os objetivos propostos, procurar-se-á desenvolver a disciplina adotando os princípios metodológicos que permitam uma maior articulação entre o ementário definido e o programa desenvolvido na Pós-Graduação em História do Brasil, utilizando:
- leitura, discussão e reelaboração do Projeto de Pesquisa a partir das análises realizadas e dos textos estudados, que subsidiarão a elaboração do trabalho avaliativo dos alunos matriculados na disciplina;
- apropriação e utilização de instrumentos básicos necessários ao bom desempenho da pesquisa histórica como fontes e bibliografia, considerando as propostas de pesquisa dos mestrandos;
- apreciação e debate sobre a produção historiográfica brasileira que recorre às fontes históricas como suporte de pesquisa, incluindo pesquisas realizadas no âmbito piauiense;
- participação de pesquisadores convidados com pesquisas correlatas, bem como discussão de textos publicados no âmbito da Pós-graduação em História.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Cada avaliação parcial vale de zero (0,0) a dez (10,0). A média aritmética das três notas produz a nota final. Será aprovado o aluno que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 – CEPEX).
A avaliação nesta disciplina terá caráter processual e contínuo, pois todas as discussões visam contribuir para a elaboração do texto da Dissertação de Mestrado dos discentes matriculados. Por isso, será exigida a reelaboração do projeto de pesquisa que norteará a realização da pesquisa.
O(a) acadêmico(a) será avaliado(a) por seu desempenho individual, conforme sua atuação durante a disciplina, observando sua fundamentação, colaboração com os projetos de pesquisa dos demais mestrandos, indicação de fontes e referenciais teóricos.
Na avaliação também serão considerados aspectos qualitativos como assiduidade, realização das atividades e participação nas discussões propostas.
Horário de atendimento: segunda-feiras, 15 as 19h
Bibliografia: BENJAMIN, , Walter. Magia e Estética, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BURKE, Peter. História e Teoria Social. São Paulo: Editora da UNESP, 2002.
CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CHALHOUB, Sidney e PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (Organizadores). A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
CASTELO BRANCO, Edwar de A (Org). História, Cinema e outras imagens juvenis. Teresina: Edições UFPI, 2009.
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visual (1979-2004). Santa Catarina: Editora da UFSC, 2012.
GASKELL, Ivan. História das Imagens. In: BURKE, Peter. A Escrita da História: Novas perspectivas. São Paulo: editora da UNESP, 2002.
HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados: cultura e sociedade no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BAUMAN, Zigmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
WHITE, Hayden. Enredo e verdade na escrita da História. In: MALERBA, Jurandir (org.). A História escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2008.
QUEIROZ, Teresinha. Os Literatos e a República: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as tiranias do tempo. 3. ed. Teresina: EDUFPI, 2011.
MAUAD, Ana Maria; LOPES, Marcos Felipe de Brum. Imagem. História e Ciência. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 9, n. 2, p. 283-286, maio-ago. 2014.
NASCIMENTO, Francisco de Assis de Sousa; MEDEIROS, Hermano Carvalho. História & Música Popular. Teresina: EDIUFPI, 2013.
KOLSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. Da PUC Rio, 2006.
RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-Fraçois (orgs.). Para uma história cultural. Lisboa: Porto, 2008.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SPINK, Mary Jane. (org.). Práticas Discursivas e Práticas de Sentidos no Cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 1999.
WHITE, Hayden. Enredo e verdade na escrita da História. In: MALERBA, Jurandir (org.). A História escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2008.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/08/2015
24/08/2015
Apresentação do Seminário de Linha I: História, Arte e Cultura
31/08/2015
31/08/2015
História, Família e Gênero: representações
07/09/2015
07/09/2015
História e Gênero
14/09/2015
14/09/2015
Apresentação do Projeto de Pesquisa Camila
21/09/2015
21/09/2015
Mulheres pobres e criminalidade em Teresina (1890-1920)
28/09/2015
28/09/2015
Sabichonas de saia: condição feminina na vida e na obra de Amélia Carolina de Freitas Beliváqua
05/10/2015
05/10/2015
História, Gênero e Trabalho
12/10/2015
12/10/2015
História e Literatura
19/10/2015
19/10/2015
Arte, Memória e Ensino
26/10/2015
26/10/2015
Educação no Piauí: instrução feminina para educar (1900-1930)
02/11/2015
02/11/2015
Torquato Neto: o avesso de uma história
09/11/2015
09/11/2015
Feminilidade, corpo e gênero: um estudo sobre as fotografias de moda em Teresina
16/11/2015
16/11/2015
Família, Casamento e sociedade: um estudo de documentos cartoriais do Piauí, no final do século XIX
23/11/2015
23/11/2015
Representações da Amazônia por meio do cinema
30/11/2015
30/11/2015
Representações sobre a Mulher nas revistas femininas das décadas de 1960 e 1970
07/12/2015
07/12/2015
O Governo de João Pereira Caldas no Piauí
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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