-

CMR0359 - ACONSELHAMENTO PSICOLOGICO - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Aula Inaugural (10/03/2015 - 10/03/2015)
Check-in da turma, Apresentação do Plano de Curso e Diálogo com a turma a respeito do método de aprendizagem e de avaliação.
Planejamento dos Estudos Dirigidos (17/03/2015 - 17/03/2015)
Alunos terão o horário da aula para estudo e planejamento dos Estudos Dirigidos
Apresentação G1 e G2 (24/03/2015 - 24/03/2015)

1º MOMENTO DA DISCIPLINA: TEÓRICO

G1: Introdução ao Aconselhamento Psicológico (história, conceitos, diferenciação entre aconselhamento, orientação e psicoterapia, evolução e tipos, campo de atuação)

Alunos deverão sintetizar o conteúdo e apresentar de forma criativa, trazendo simulações de roleplay com os exemplos trazidos no livro. A respeito dos campos de atuação, deverão fazer um levantamento na internet sobre alguns dos possíveis locais de atuação com aconselhamento, questões éticas envolvidas e postura profissional.

Referências: Aconselhamento psicológico centrado na pessoa (Rosenberg, 1987; abertura, pg. IX até ‘uma referência histórica’, pg.16); Aconselhamento psicológico: teoria e prática (Scheeffer, 1985, CAP1; CAP2, pgs. 12-33 e CAP6, pgs. 58-68) ; Forghieri, CAP2, pg. 41-47);

G2: O Aconselhamento como processo e a Fase da Descoberta Inicial

Alunos deverão sintetizar o conteúdo e apresentar de forma criativa, trazendo simulações de roleplay com os exemplos trazidos no livro.

Referências: O aconselhamento terapêutico (Forghieri, CAP 12, pgs 109 -114) e O processo de aconselhamento (Patterson, 2001, CAPs 2 e 3, pgs. 19 a 53);

Entrega da 1ª Análise crítica de um dos textos trabalhados nesta aula. Quem apresentar na data não necessita entregar análise.

Apresentação G3 e G4 (31/03/2015 - 31/03/2015)
Apresentação G5 e G6 (07/04/2015 - 07/04/2015)
   AP e Psicanálise 
Apresentação G7 e G8 (14/04/2015 - 14/04/2015)
Treinamento de habilidades (21/04/2015 - 12/05/2015)

Vídeos de atendimento, Vivências, Roleplaying, articulando o que foi estudado na teoria, com a prática da Triagem, do Aconselhamento Psicológico, do Plantão e dos Atendimentos que os alunos em breve iniciarão em seus Estágios.

Vídeo de atendimento & Roleplaying (19/05/2015 - 19/05/2015)

Preparação, Visita ao SEP, Inserção dos alunos na prática do Plantão Psicológico no SEP, atividades que serão supervisionadas.

 

Alunos serão divididos em grupos de trabalho com dois componentes, e estarão juntos para realizar estudos, plantões no mesmo horário, e estudo de caso, a ser entregue até 6ª feira, 22/05/15, noite.

Momento de prática da disciplina (21/05/2015 - 21/05/2015)
Experiência com plantão psicológico, segundo os combinados com a turma.
Momento de prática da disciplina (22/05/2015 - 22/05/2015)
Experiência com plantão psicológico, segundo os combinados com a turma.
SUPERVISÃO (23/05/2015 - 23/05/2015)
Aula destinada à supervisão dos alunos que realizaram atendimentos na modalidade de plantão psicológico nesta semana.
Avaliação da Disciplina e Fechamento (26/05/2015 - 26/05/2015)

Encontro dedicado à avaliação final da disciplina em que os alunos farão um relato verbal da disciplina, trazendo inclusive uma auto-avaliação. Todos deverão estar presentes pois sendo uma atividade de grupo e verbal, não será passível de reposição. Valerá a útlima nota da disciplina.

Prova Final (02/06/2015 - 02/06/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
10 17 24 31 07 14 28 05 12 19 21 22 23 26 02
1 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
3 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 2 0 0 4 0 0 10
4 20116**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20116**** 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 12
9 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
10 20116**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 20116**** 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
12 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
14 20115**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
16 20116**** 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 8
17 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 4 0 0 12
18 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 20116**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
20 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 20116**** 0 0 4 0 0 0 0 4 0 2 0 0 4 0 0 14
22 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1
23 20116**** 4 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
24 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1
25 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
27 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 8
28 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 20116**** 4 0 4 0 2 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 13
30 20116**** 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
31 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 8
32 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 8
33 20116**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
34 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 8
39 20116**** 0 0 4 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 10,0 6,8 8,0 8.3 12 AM
2 20115**** 9,0 9,2 8,0 8.7 4 AM
3 20116**** 9,8 10,0 10,0 9.9 8 AM
4 20116**** 9,3 9,0 9,0 9.1 4 AM
5 20116**** 9,0 9,1 8,5 8.9 8 AM
6 20116**** 9,5 9,4 8,5 9.1 14 AM
7 20116**** 10,0 8,8 10,0 9.6 0 AM
8 20116**** 9,5 9,8 9,5 9.6 4 AM
9 20116**** 9,5 8,8 9,5 9.3 0 AM
10 20116**** 9,8 9,0 10,0 9.6 0 AM
11 20116**** 9,3 9,0 9,0 9.1 0 AM
12 20116**** 9,2 10,0 8,0 9.1 4 AM
13 20116**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
14 20116**** 9,5 9,8 8,5 9.3 0 AM
15 20116**** 9,5 9,8 10,0 9.8 0 AM
16 20116**** 9,2 7,1 9,0 8.4 8 AM
17 20115**** 9,8 10,0 9,0 9.6 4 AM
18 20116**** 9,0 4,0 8,0 7.0 8 AM
19 20116**** 9,0 8,5 8,0 8.5 8 AM
20 20116**** 9,0 9,3 8,5 8.9 4 AM
21 20116**** 10,0 7,8 8,0 8.6 12 AM
22 20116**** 9,3 9,5 8,0 8.9 4 AM
23 20116**** 9,0 6,3 8,0 7.8 8 AM
24 20116**** 9,5 9,3 8,0 8.9 10 AM
25 20116**** 9,0 8,5 9,5 9.0 0 AM
26 20116**** 9,3 8,8 8,5 8.9 8 AM
27 20116**** 9,2 6,2 8,5 8.0 1 AM
28 20116**** 9,0 6,3 8,5 7.9 8 AM
29 20115**** 9,8 7,4 8,0 8.4 12 AM
30 20116**** 9,3 8,3 8,5 8.7 4 AM
31 20116**** 10,0 8,0 9,5 9.2 0 AM
32 20116**** 9,5 7,0 8,0 8.2 13 AM
33 20116**** 9,0 6,1 8,0 7.7 8 AM
34 20116**** 9,0 3,5 8,5 7.0 4 AM
35 20116**** 9,5 8,5 9,5 9.2 12 AM
36 20116**** 9,5 7,8 8,5 8.6 8 AM
37 20116**** 9,5 9,8 9,5 9.6 0 AM
38 20116**** 9,8 9,4 10,0 9.7 0 AM
39 20115**** 9,5 7,5 8,0 8.3 1 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aconselhamento psicológico na abordagem cognitivo-comportamental. A diretividade: prós e contras. Aconselhamento psicológico na abordagem humanista-existencial-fenomenológica (Gestalt-terapia e ACP), enfatizando a teoria e a prática nas diversas modalidades de atendimento ( individual, grupo e em instituições).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta inicial da disciplina é que seja dividida em três momentos principais:
1º MOMENTO: TEÓRICO;
2º MOMENTO: VIVENCIANDO HABILIDADES e
3º MOMENTO: INTERVENÇÃO PRÁTICA.

As aulas serão expositivas e dialogadas, com apresentação de estudos dirigidos pelos alunos, com o auxílio da professora, em grupo, promoção de debates, relatos de experiência, discussão de textos, trechos de atendimento em vídeo, estudo de caso, roleplay.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 1ª NOTA= Apresentação de Estudos Dirigidos (em grupo) = 10

Será avaliado, de modo geral, o estudo e a compreensão do texto pelos alunos, a coesão e a ética entre o grupo, a criatividade na exploração das temáticas.

2ª NOTA= Análises Críticas

Serão ao todo 04, devendo ser entregues uma por semana, na data do estudo do texto correspondente, ou seja, os alunos deverão ir para aula tendo lido os textos sugeridos. O aluno escolherá um dos textos estudados na semana para analisar e entregar, preferencialmente para o e-mail da professora (b.tokuo@gmail.com), mas poderá ser impresso ou escrito à mão, de acordo com as possibilidades do aluno

? Cada análise valerá de 0,0 ATÉ 2,5, dependendo de sua qualidade/ conteúdo/ aprofundamento da escrita e da discussão realizada pelo aluno a partir de suas leituras)


OBS.: Análises entregues após o prazo valerão a metade de seu valor original



3ª NOTA= Parte vivencial e prática = 10

Esta nota será dada através:

- da assiduidade, abertura, postura ética e participação do aluno das aulas vivenciais e da prática = 4,0
- da pontualidade na entrega do diário de afetação dos atendimentos realizados (individual)= 2,0
- da entrega dentro do prazo estabelecido de estudo de um caso atendido por qualquer um dos membros do grupo, à escolha do grupo (serão formados trios para um horário de plantão, que será definido em sala de aula) = 4,0
Horário de atendimento: 3ªs 8h
Bibliografia: AMATUZZI, M. O resgate da fala autêntica. São Paulo, Papirus, 1996.
BECK, A. Terapia cognitiva da depressão. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
MAY, R. A Arte do aconselhamento psicológico. Petrópolis, Vozes, 2000.
PETRELLI, R. Fenomenologia: teoria e prática. Goiânia, UCG, 2001.
RODRIGUES, H. E. Introdução à gestalt-terapia. Petrópolis, Vozes

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


(Org.). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. São Paulo : EPU, 1987. p. 75-83.
Aconselhamento psicológico Centrado na Pessoa. São Paulo : EPU, 1987. p. 1-13.
ANGERAMI-CAMON, V. A. (2003). Temas existenciais em psicoterapia. São Paulo: Thomson.
CARVALHO (2008). HOSPITAL GERAL: Dos Impasses às Demandas ao Saber Psicanalítico. Como Opera o Psicanalista?
COREY, G. (1983). Técnicas de Aconselhamento e Psicoterapia. Rio de Janeiro: Ed. Campus.
DATTILIO, F. M.; FREEMAN, A. (Org.) (2003). Estratégias cognitivo-comportamentais de intervenção em situações de crises. 2 ed. São Paulo: Artmed.
DIAS (2006). Aconselhamento Psicológico a jovens do ensino superior.
DUTRA, E. M. & REBOUÇAS, M. S. (2010). Plantão psi uma prática clínica da modernidade
Estudos de Psicologia, Campinas, v. 21, n. 1, p. 65-72, jan./abr. 2004.
FORGHIERI, Y. C. Aconselhamento terapêutico: origens, fundamentos e práticas. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
MAHFOUD, M. A vivência de um desafio: plantão psicológico: In: ROSENBERG, R. L.
MIRANDA, C. F. & MIRANDA, M. L. (1988). Construindo a relação de ajuda. Belo Horizonte: Crescer.
MORATO (SD). Plantão Psicológico: Inventividade e Plasticidade
MORATO, H. (coord.) Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
MORATO, H. et al. (org.) Aconselhamento Psicológico numa Perspectiva Fenomenológica Existencial: Uma Introdução. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
OLIVEIRA & MORATO (2008). Uma experiência de plantão psicológico na PM .
PATTERSON, L. E.; EISENBERG, S. (2003). O processo de aconselhamento. São Paulo, Martins Fontes.
ROCHA (2011). Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentos
ROGERS & KINGET (1977). Psicoterapia e Relações Humanas, Volume.1.
ROGERS, C. R. (1987). Psicoterapia e consulta psicológica. São Paulo: Martins Fontes.
ROSENBERG, R. L. (Org.) Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. São Paulo: EPU, 1987.
ROSENBERG, R. L. Introdução: biografia de um serviço. In: ______ (Org.).
SANTOS, O. B. Aconselhamento Psicológico & Psicoterapia. São Paulo: Livraria Pioneira, 1982.
SCHEEFFER, R. Aconselhamento psicológico. São Paulo: Atlas, 1993
SCHEEFFER, R. Teorias de aconselhamento. São Paulo: Atlas, 1993.
SCHMIDT, M. L. S.(2009). O nome, a taxonomia e o campo do Aconselhamento Psicológico. In: MORATO, H. T. P. (Org.) ? Aconselhamento psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial: uma introdução. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (Cap. 01).
Yehia, G. Y. Interlocuções entre plantão psicológico e o psicodiagnóstico colaborativo.
YOSHIDA, E.; ENÉAS, M. Psicoterapias Psicodinâmicas Breves: Propostas Atuais. 2ª edição. Campinas, SP: Alínea Editora, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2015
10/03/2015
Aula Inaugural
17/03/2015
17/03/2015
Planejamento dos Estudos Dirigidos
24/03/2015
24/03/2015
Apresentação G1 e G2
31/03/2015
31/03/2015
Apresentação G3 e G4
07/04/2015
07/04/2015
Apresentação G5 e G6
14/04/2015
14/04/2015
Apresentação G7 e G8
21/04/2015
12/05/2015
Treinamento de habilidades
19/05/2015
19/05/2015
Vídeo de atendimento & Roleplaying
21/05/2015
21/05/2015
Momento de prática da disciplina
22/05/2015
22/05/2015
Momento de prática da disciplina
23/05/2015
23/05/2015
SUPERVISÃO
26/05/2015
26/05/2015
Avaliação da Disciplina e Fechamento
02/06/2015
02/06/2015
Prova Final
Avaliações
Data Descrição
14/04/2015 1ª Avaliação
19/05/2015 2ª Avaliação
16/06/2015 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Tabela com dias, horários e plantonistas 20/05/2015
Cronograma atualizado, combinado com a turma em sala de aula 19/05/2015
Atualizando cronograma em decorrência da possibilidade de greve 18/05/2015
SOBRE A EXPERIÊNCIA DE PLANTÃO 12/05/2015
Próximos Encontros 05/05/2015
Aos próximos grupos 25/03/2015
Grupos de Estudo dirigido: datas, temas e alunos 10/03/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:27