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CMR0122 - ADMINISTRACAO E LEGISLACAO PESQUEIRA - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Introdução a administração (09/03/2015 - 17/03/2015)

Aspectos conceituais da administração pesqueira. Aspectos institucionais da pesca no Brasil. A administração da atividade e a administração dos recursos pesqueiros. Marketing pesqueiro.

   Introdução a administração pesqueira 
Introdução a administração pesqueira, plano de aula, acordos de trabalho e bibliografia.
  Gestão costeira 
II Avaliação de aprendizagem a) Quais os atributos e funções do litoral do Piauí? b) Faça na sua visão um diagnóstico físico (mapeamento e caracterização) da costa do piauí; c) Faça um diagnóstico socioeconomico do litoral do Piauí (utilizando dados secundários); d) Elabore uma proposta para a GESTÃO COSTEIRA: zoneamento ecológico econômico costeiro, proposta de plano de gestão integrada da orla marítima e o monitoramento ambiental costeiro da praia de Pedra do sal - PI; e) Insira a pesca artesanal e a aquicultura na perspectiva de sustentabilidade no âmbito da proposta de gestão costeira. Entrega até dia 29/05/14 ás 23h59, no e-mail prof.josenildo.pesca@gmail.com Utilizar as aulas dos dias 25 e 26 de maio para visitar a Pedra do Sal e se reunir para elaboração das perguntas.
  III PROVA 
III VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM Em grupo construam as seguintes etapas para constituição de uma cooperativa: 1. Nome da cooperativa; 2. Áreas de atuação da cooperativa; 3. Serviços e produtos oferecidos pela cooperativa; 4. Qualificação dos membros (cadastro com nome, nacionalidade, profissão, estado civil, RG, CPF, endereço residencial); 5. Elaboração do estatuto social; 6. Proposta de convocatória, reunião, Ata de Assembleia geral de constituição (aprovação do estatuto social, eleição e posse dos gestores e fiscais, ata circunstanciada, conforme pauta do edital de convocação). a) Consultar Irenilda Dias Contatos: (69) 8405.0454 (TIM) irenildadias@gmail.com b) Utilizar o documento intitulado ‘Processo de constituição institucional’, ‘Gestão de associações e cooperativas’, ‘Cooperativa estatuto e L12690 - COOPERATIVAS DE TRABALHO ATIVIDADES DE TERCEIRA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - O grupo deve apresentar em power point o resumo do Processo de formatação da cooperativa dia 22 de junho em sala; - a entrega o processo de formatação de uma cooperativa de serviços técnicos até dia 27 de junho de 2015 até ás 23h59 no e-mail: prof.josenildo.pesca@gmail.com - OBSERVAÇÃO: NÃO TERÁ OUTRA DATA PARA ENTREGAR OS TRABALHOS, O PRAZO FINAL É O COLOCADO A CIMA.
Marketing pesqueiro (23/03/2015 - 24/03/2015)

Diagnóstico, estudo de mercado, plano estratégico, projeto, monitoria e avaliação de projetos/empreendimentos;

Marketing conceitos, elementos e estratégias;

Marketing empresarial, empreendedor e socioambiental;

Estudo de mercado e projeto de marketing.

  Marketing pesqueiro 
Diagnóstico, estudo de mercado, plano estratégico, projeto, monitoria e avaliação de projetos/empreendimentos; Marketing conceitos, elementos e estratégias; Marketing empresarial, empreendedor e socioambiental; Estudo de mercado e projeto de marketing.
  FOFA 
FOFA: fortalezas, oportunidades, fraqueza e ameaças. Diagnóstico, estudo de mercado, plano estratégico e projeto
Instrumentos de gestão pesqueira (30/03/2015 - 27/04/2015)

Projetos e instrumentos de gestão aquícola.

  Instrumentos de gestão pesqueira e aquícola 
Instrumentos de gestão aquícola. EXERCÍCIO IV: 1 . Descreva as principais estratégias da implantação de instrumentos de gestão aquícola; 2. Descreva na sua opinião quais etapas necessárias para a gestão de uma piscicultura; 3. Na sua opinião, qual a importância de se implantar instrumentos de gestão numa aquicultura? 4. Monte seu soft de gestão de piscicultura em Excel. Entrega até dia 04/05/15 ás 23h59, no e-mail; prof.josenildo.pesca@gmail.com Bom trabalho, abraços
Gestão e legislação pesqueira (28/04/2015 - 05/05/2015)

Gestão pesqueira e ecossitêmica. Legislação pesqueira estaduais, nacional e internacional.

  Gestão, administração, zoneamento e legislação pesqueira 
Processo de gestão pesqueira, zoneamento, ordenamento e legislação pesqueira,
  Macro e micro processo de gestão pesqueira brasileira 
Macro e micro processo de gestão pesqueira brasileira. Você foi contratado como Engenheiro de Pesca por um pool de organizações (universidades, instituições do governo federal, organizações não-governamentais, dentre outras) para desenhar um processo de gestão (zoneamento, ordenamamento, planejamento e legislação) participativa da manjuba do Parnaíba da Associação dos Pescadores de Manjuba. Para isso, a equipe tem disponível um relatório de diagnóstico participativo construído com os pescadores. Anexo 1. Descreva detalhadamente o processo de macroordenamento: Identificação da demanda; etapas de criação do colegiado; definição da unidade de gestão e estabelecimento dos objetivos da UG; Estratégia para formação do subcomitê científico e proposta de um plano de gestão; Diretrizes de monitoramento e fiscalização; Estratégia para instalação de um comitê permanente de gestão – CPG. Aqueles que ainda não entregaram: Entrega até dia 02/06/15 ás 23h59, no e-mail prof.josenildo@gmail.com bom trabalho, abraços.
Gestão costeira (11/05/2015 - 12/05/2015)

Gestão costeira, influência na pesca e aquicultura.

  gestão costeira 
Gestão costeira.
Associativismo, cooperativismo e empresa (11/05/2015 - 25/05/2015)

Conceitos, princípios e diferenças entre associativismo, cooperativismo e empresa.

 

  Associativismo, cooperativismo e empresa 
Associativismo, cooperativismo e empresa
  Associativismo, cooperativismo e empresa 
Associativismo, cooperativismo e empresa
  Associativismo, cooperativismo e empresa 
Gestão de organizações.
  Processo de constituição institucional 
Processo de constituição institucional.
  Estatuto de cooperativa 
Modelo de Estatuto de cooperativa
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
09 10 16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 20 27 28 04 05 11 12 18 19 25 26 01 02 08 09 15 16 22 23
1 20115**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20115**** 8,0 8,0 9,0 8.3 0 AM
2 20109**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 20115**** 8,0 8,0 9,0 8.3 0 AM
4 201011**** 7,5 8,5 9,0 8.3 0 AM
5 20094**** 7,5 8,0 9,0 8.2 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas teórico-conceituais participativas, com exemplos demonstrativos e estudos de caso (20h);
• Aulas práticas – elaboração do projeto de gestão de uma embarcação e de uma unidade produtiva de aquicultura (16h);
• Cenários técnico-vivenciais e dinâmicas de grupos – elaboração de projetos (16 h);
• Seminários em grupo sobre administração pesqueira e marketing dos produtos/serviços pesqueiros
(16 h);
• Avaliações (8h).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: a) Os alunos serão avaliados através da seguinte sistemática:
• 1ª avaliação será de forma: escrita (50%); e relatório de diagnóstico da realidade do Marketing pescado da feira Central de Parnaíba e seminário sobre o Marketing do MPA, Governo do estado do Piauí, Bennauer, Purina e ABCC (25%) e relatório da prática (25%);
• 2ª avaliação será de forma: escrita do referencial teórico de um artigo sobre a pesca ou aquicultura (50%); e seminários sobre as práticas com discussões em grupos administração e gestão pesqueira (50%);
• 3ª avaliação será distribuída: relatório do trabalho prático de construção da proposta de legislação e política pesqueira/aquícola do Estado do Piauí (50%) e artigo sobre administração da pesca ou aquicultura (50%);
• A cada unidade serão atribuídos 1,5 pontos de bônus aos acadêmicos que entregarem no prazo todos os exercícios de fixação das aulas ministradas;
• Será atribuído 0,5 ponto de bônus aos acadêmicos que obtiverem frequência de 100%.
b) Será considerado APROVADO o aluno que:
• Obtiver media aritmética (MA) das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete) aprovado por média
• Exame final: Media Final = (MA + EF)/2≥6 aprovado por exame final.
c) Será considerado REPROVADO o aluno que:
• Obtiver frequência inferior a 75% da carga horária;
• Obtiver MA inferior a 4,0 (quatro);
• Obtiver MA inferior a 6,0 (seis), resultante da Média Final após o exame final.
d) Ao aluno reprovado por falta será atribuído nota 0 (zero).
Horário de atendimento: Quarta-feira das 8 ás 12 horas.
Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto – Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo; Editora Campus; 2004.

CORIAT, Benjamín. Nuevas teorías de la empresa. Benjamín Coriat y Oliver Weinstein; con prólogo de María Inés Barbero. – 1ª Ed. – Carapachay : Lenguaje claro Editora. 224p. 2011.DRUCKER, Peter. Introdução à Administração. São Paulo: Pioneira, 1998.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2006.

DIAS-NETO, J. 2003. Gestão do uso dos recursos pesqueiros marinhos no Brasil. Brasília: IBAMA, 242 p.

PAIVA, Melquiades Pinto. Fundamentos da administração Pesqueira. Edição:1ª – EDIÇÃO, Editora/Grupo Associado: THESAURUS. 1986.

_________. Administração Pesqueira no Brasil. 1 edição. Interciência, 2004.

FARIA, José Herinque de. Gestão participativa: relações de poder e de trabalho nas organizações. Atlas, São Paulo, 2009.

LEAL FILHO, José Garcia. Gestão Participativa: teoria e prática para criação de organizações que aprendem. 3ª edição. Curitiba: Juruá, 2011. 152p.

KOTLER, Philip. Trad. Ailton Bomfim Brandão. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas 1998, 693 p.

BAREFOOT, Darren e SZABO, Julie. Manual de Marketing em Mídias Sociais. Editora NOVATEC. 1ª ed. São Paulo. 2010 256 p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2015
17/03/2015
Introdução a administração
23/03/2015
24/03/2015
Marketing pesqueiro
30/03/2015
27/04/2015
Instrumentos de gestão pesqueira
28/04/2015
05/05/2015
Gestão e legislação pesqueira
11/05/2015
25/05/2015
Associativismo, cooperativismo e empresa
11/05/2015
12/05/2015
Gestão costeira
Avaliações
Data Descrição
28/04/2015 1ª Avaliação
26/05/2015 2ª Avaliação
30/06/2015 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
adiamento da aula 12/05/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:21