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CMR0118 - EXTENSAO PESQUEIRA - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Introdução a extensão pesqueira (09/03/2015 - 16/03/2015)

Introdução a extensão pesqueira, conceitos, plano de ensino, acordos de trabalho e bibliografia.

   Introdução a extensão pesqueira 
Definições, conceitos, plano de aula, acordos de trabalho e bibliografia.
  Sentido do termo extensão 
Sentido do termo extensão, exercício do livro o povo brasileiro de Darcy ribeiro.
  Livro MP 
Livro MP
O Percurso histórico da extensão pesqueira brasileira (23/03/2015 - 20/04/2015)

O surgimento da extensão rural e da extensão pesqueira. Do difusionismo tecnológico á agroecologia.

Prática de organização do seminário de aquicultura de base ecológica.

  Extensão pesqueira difusionista á agroecológica 
Percurso histórico, evolução da extensão pesqueira até a contemporaneidade.
  Extensão ou comunicação 
Livro 'Extensão ou comunicação? Paulo freire.
Organização participativa de extensão pesqueira (27/04/2015 - 11/05/2015)

Organização participativa de extensão pesqueira. 

  Seminário aquicultura de base ecológica 
Prática de extensão pesqueira: realização do Seminário aquicultura de base ecológica.
Metodologias participativas (11/05/2015 - 18/05/2015)

Metodologias participativa para atuar com comunidades pesqueira e aquícolas.

  Metodologias participativas 
Metodologias participativas de trabalhos com comunidades pesqueiras e aquícolas.
  DRP 
Diagnóstico rural participativo
  Apostila MP 
Apostila sobre Metodologias participativas.
  II Avaliação de aprendizagem 
Você como Engenheiro de pesca responsável para atuar nessa comunidade, diante da situação em que se encontram os pescadores da manjuba, utilizando as metodologias participativas, com destaque para o Diagnóstico Rural Participativo – DRP ORGANIZE UMA OFICINA PARA DIMENSIONAR, DETERMINAR O MODELO, A MARCA e CONSTRUIR A JUSTIFICATIVA da necessidade de uma fabrica de gelo e a eficiência energética. a) Utilize os resultados da oficina disponível em power point; b) Organize como vai ser o processo de mobilização de pescadores para participar da oficina; c) Monte uma programação de uma oficina; d) Construa os objetivos da oficina; e) Defina as ferramentas que vai usar; f) Descreva a metodologia de execução de cada ferramenta definindo o tempo para cada atividade; g) Organize e descreva como vai ser o trabalho em grupo; h) Monte dinâmica para trabalhos em grupo, utilize as formas lúdicas, com música, teatro, jornal; i) Construa como vai ser a avaliação da oficina. Prazo de entrega 30 de maio de 2015 às 23 h 59 no e-mail prof.josenildo.pesca@gmail.com
  Resultados oficina com manjubeiros 
Resultados oficina com manjubeiros.
PNATER e Editais de ATER (01/06/2015 - 08/06/2015)

A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - PNATER, relações com a pesca e aquicultura, formação profissional e editais de contratação de projetos.

  Edital público de Ater 
Chamada pública de Ater para jovens rurais. Exercício: realizar em dupla uma proposta de projeto para a chamada pública para um lote de atendimento de 400 agricultores familiares, pescadores, extrativista e aquicultores.
  Roteiro do projeto, seminário e projeto 
Roteiro do projeto, seminário de apresentação do projeto e entrega do projeto. ATIVIDADES DE TERCEIRA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - Os grupos devem apresentar em power point o conteúdo do projeto, cada grupo terá 15 minutos para apresentação e 10 para o debate. O referencial teórico deve ser apresentado em forma de organograma descrevendo os: (autores; ano conteúdo geral trabalhado pelo autor na obra de forma resumida). - A apresentação será dia 22 de junho; - a entrega do projeto completo será dia 27 de junho de 2015 até ás 23h59 no e-mail: prof.josenildo.pesca@gmail.com - OBSERVAÇÃO: NÃO TERÁ OUTRA DATA PARA ENTREGAR OS TRABALHOS, O PRAZO FINAL É O COLOCADO A CIMA.
Elaboração de projeto de Ater (15/06/2015 - 29/06/2015)
Elaboração de projeto para chamada pública de Ater
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06
1 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20074**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 9,0 8,0 7,8 8.3 0 AM
2 20116**** 10,0 9,5 9,5 9.7 0 AM
3 20115**** 10,0 9,5 9,5 9.7 0 AM
4 20094**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
5 20124**** 9,0 8,5 9,5 9.0 0 AM
6 20125**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
7 20094**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
8 20074**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
9 20124**** 9,0 8,0 8,5 8.5 0 AM
10 201011**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
11 20094**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
12 20125**** 9,0 8,5 8,0 8.5 0 AM
13 20125**** 10,0 8,0 8,5 8.8 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos da extensão pesqueira: educação, mudança e desenvolvimento e o cenário sociológico das mudanças. Comunicação, metodologia e difusão de inovações: aspectos teóricos da pesquisa e extensão pesqueira. A pesquisa pesqueira e a extensão no Brasil: análise crítica dos serviços de extensão pesqueira no Estado do Piauí. Desenvolvimento de comunidades: novas concepções em extensão.
Objetivos: Entender a importância e a finalidade da extensao pesqueira Conhecer o histórico da extensao pesqueira Compreender e analisar os movimentos sociais existentes nas comunidades pesqueiras e suas conseqüencias Entender a funçao do engenheiro de pesca dentro da extensao pesqueira Compreender e analisar as ferramentas utilizadas para a aplicaçao da extensao pesqueira
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas teórico-conceituais participativas, com exemplos demonstrativos e estudos de caso (20h);
• Aulas práticas (16h);
• Cenários técnico-vivencial e dinâmica de grupo (12h);
• Seminários em grupo da proposta de análise econômico-financeira de projetos (6h);
• Avaliações (6h).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: a) Os alunos serão avaliados através da seguinte sistemática:
• 1ª avaliação será dividida em: 50% prova escrita; e 50% organização e execução de evento de (capacitação e seminário) sobre aquicultura de base ecológica;
• 2ª avaliação será distribuída: Prova escrita sobre extensão rural, pesqueira e aquícola e proposições de pesquisa e/ou projeto em Ater (25%); oficina participativa (50%) e referencial teórico (25%);
• 3ª avaliação será dividida em: 50% Apresentação e entrega do artigo; e (50%) Proposta de política estadual de extensão pesqueira e aquícola para o Piauí.
• A cada unidade serão atribuídos 1,0 pontos de bônus aos acadêmicos que entregarem no prazo todos os exercícios de fixação das aulas ministradas;

b) Será considerado APROVADO o aluno que:
• Obtiver media aritmética (MA) das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete) aprovado por média
• Exame final: Media Final = (MA + EF)/2≥6 aprovado por exame final.

c) Será considerado REPROVADO o aluno que:
• Obtiver frequência inferior a 75% da carga horária;
• Obtiver MA inferior a 4,0 (quatro);
• Obtiver MA inferior a 6,0 (seis), resultante da Média Final após o exame final.

d) Ao aluno reprovado por falta será atribuído nota 0 (zero).
Horário de atendimento: 08 às 12 h
Bibliografia: ALTIERI, M. Agroecologia: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável. 2ª edição,Guaíba, Livraria e Editora Agropecuária Ltda, 2002.
CALLOU, Angelo Brás Fernandes. Extensão pesqueira, ano zero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA: PROPOSIÇÃO PARA UM DEBATE. 8, 1993, Aracaju. Anais... Aracaju: FAEP-BR, 1993. (Comunicação apresentada na mesa redonda Política de Extensão e Geração de Tecnologia para a Aquicultura Brasileira).
_______________. A voz do mar, construção simbólica da realidade dos pescadores brasileiros pela Missão do Cruzador “José Bonifácio” (1919-1924). Tese (doutorado em ciencias da comunicação), Escola de comunicação e Artes da universidade de São Paulo – São Paulo, 1994.
CHAYANOV, A. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires, Nueva Visión, 1974.
DIEGUES, Carlos. Povos e mares: leituras em sócio – antropologia marítima. São Paulo: NUPAUB-USP, 1995.
________________. Diversidade biológica e culturas tradicionais litorâneas: o caso das comunidades caiçaras. São Paulo, NUPAUB-USP, 1988.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco Referencial em Agroecologia. Brasília, DF. Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 42
FREIRE, P. ¿Extensión o comunicación? La conscientización en el médio rural. Santiago: ICIRA. 1969.
________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p.44, 49
FURTADO, C. O mito do desenvolvimento econômico. 3ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
GONH, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GOMES, J. C. C. As técnicas participativas na pesquisa agrícola: fundamentos teóricos e algumas dificuldades práticas. In.: BROSE, M. (org.) Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. p. 287.
LIMA, I. S.; JESUS, P. Agroecologia e desenvolvimento sustentável. In: TAVARES, J. T. de, FIGUEIREDO, Marcos A.B. Extensão rural agroecológica. Recife: Bagaço, 2006. p. 19.
MANCE, Euclides. Economia solidária. Salvador: UFBA, 1999.
MARRUL FILHO, Simão. Crise e sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros. Brasília: Ibama, 2003.
MARTI, J. Abordagem participativa. Viejo topo, Madrid, 2000
ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 4nd Ed. New York, USA: Free Press, 1995.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
SILVA, Josenildo de Souza; CALLOU, Angelo Brás Fernandes. A extensão pesqueira no projeto Prorenda Rural – PE: o caso da Colônia dos Pescadores de Ponta de Pedras Z-3, Goiana – PE. In Prorenda Rural – PE (organizador). Extensão Pesqueira: desafios contemporâneos. Bagaço, 2003.
SILVA, Josenildo de Souza e. A extensão pesqueira desenvolvida pelo Prorenda Rural – PE, em Goiana – PE/Brasil. In: LIMA, J. R. T. de (org). Extensão rural e desenvolvimento sustentável. 2ª Ed. Recife: Bagaço, 2005.
SILVA, J. S. e. Pernambiental: Construção participativa da legislação ambiental de Pernambuco. Alepe: Recife, 2010.
SIRY, Bernardo, O conselho pastoral dos pescadores: alguns aspectos de sua história. In: ENCONTRO DA PESCA ARTESANAL DO NORDESTE DO BRASIL, 1., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s. n.], 1998.
SUDEPE. Primeiro plano nacional de desenvolvimento da pesca. Apud.
PESSOTI, A. L. Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: FGV, 1978.
TAVARES, J. R. L.; FIGUEIREDO, M. B. A extensão rural e o Desenvolvimento Local. In TAVARES DE LIMA, Jorge R. (Org.) - Extensão rural e desenvolvimento sustentável. Edição Bargaço. Recife. 2003.
THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TIMMER, W. J. Planejamento do trabalho em extensão agrícola: bases e diretrizes da agronomia social aplicada com referência especial ao Brasil e outros países da América Latina, Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura. 1954.
VILLASANTI, T. R., MONTAÑES, M., MARTÍ, J. (Cordinadores). La investigación social participativa: construyendo ciudadanía. Vol. 1. El Viejo Topo: Madrid, 2002.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2015
16/03/2015
Introdução a extensão pesqueira
23/03/2015
20/04/2015
O Percurso histórico da extensão pesqueira brasileira
27/04/2015
11/05/2015
Organização participativa de extensão pesqueira
11/05/2015
18/05/2015
Metodologias participativas
01/06/2015
08/06/2015
PNATER e Editais de ATER
15/06/2015
29/06/2015
Elaboração de projeto de Ater
Avaliações
Data Descrição
20/04/2015 1ª Avaliação
18/06/2015 2ª Avaliação
30/06/2015 3ª Avaliação
06/07/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AVISO 27/06/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:21