• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

PPGGEO049 - ESTUDOS DO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
O conceito de currículo e suas principais teorias (12/09/2014 - 12/09/2014)
Currículo e Geografia Escolar: a institucionalização da Geografia Escolar (19/09/2014 - 19/09/2014)
O currículo e ensino de geografia na contemporaneidade (26/09/2014 - 26/09/2014)
A contribuição do pensamento moderno e pós-moderno na teoria curricular (03/10/2014 - 03/10/2014)
O estruturalismo no currículo (10/10/2014 - 10/10/2014)
Estudos pós-estruturalistas do currículo (17/10/2014 - 17/10/2014)
Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos (24/10/2014 - 24/10/2014)
Das teorias tradicionais às teorias críticas (31/10/2014 - 31/10/2014)
Ideologia e reprodução no currículo (07/11/2014 - 07/11/2014)
Althusser e os Aparelhos Ideológicos de Estado (14/11/2014 - 14/11/2014)
Teoria crítica e resistência no currículo (21/11/2014 - 21/11/2014)
Currículo, saber, poder e identidade (28/11/2014 - 28/11/2014)
Foucault e o currículo (05/12/2014 - 05/12/2014)
O estruturalismo genético de Bourdieu e o currículo de geografia (12/12/2014 - 12/12/2014)
Recapitulação das principais questões estudadas no curso (19/12/2014 - 19/12/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
4 201410**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 201410**** 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
6 201410**** 0 0 4 4 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 11
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
2 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
3 201410**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 4 AM
4 201410**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
5 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
6 201410**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 11 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As concepções de currículo no pensamento da Geografia Escolar. Reformas Educativas e o currículo de Geografia no Brasil. O pensamento contemporâneo do currículo no ensino de Geografia. O livro didático de Geografia e a questão curricular.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada por meio de aulas discursivas, debates e seminários a partir da leitura prévia e fichamento dos textos indicados, bem como a elaboração de um artigo final.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será realizada mediante a participação ativa nas discussões em sala de aula e elaboração de um artigo final, envolvendo as temáticas estudadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
BOURDIEU, Pierre.Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
_______________. O poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
CARVALHO, Maria Inez. Fim de século: a escola e a geografia. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
EVANGELISTA, et al. Fundamentos de Didática da Geografia. Teresina: Edufpi, 2010.
EVANGELISTA, A. M. . Geografia Escolar Hoje: Obstáculos e desafios para o Trabalho Docente. In: NASCIMENTO, Ilma de Oliveira; MELO, Maria Alice; DIAS, Ana Maria Iório.. (Org.). Política de Pós-Graduação: Projetos Institucionais de Formação de Pesquisadores. São Luis: EDUFMA/UFC/UFPI, 2009, v , p.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.
GIROUX, Henri. O pós-modernismo e o discurso da crítica educacional. In: Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2009.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo: Questões Atuais. Campinas, SP: 1997.
ORTIZ, R. (org.). A procura de uma sociologia da prática. In: BOURDIEU, P. Sociologia. São Paulo: Ática, 1994.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu. Sociologia da educação e pedagogia crítica em tempos pós-modernos. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.



Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2014
12/09/2014
O conceito de currículo e suas principais teorias
19/09/2014
19/09/2014
Currículo e Geografia Escolar: a institucionalização da Geografia Escolar
26/09/2014
26/09/2014
O currículo e ensino de geografia na contemporaneidade
03/10/2014
03/10/2014
A contribuição do pensamento moderno e pós-moderno na teoria curricular
10/10/2014
10/10/2014
O estruturalismo no currículo
17/10/2014
17/10/2014
Estudos pós-estruturalistas do currículo
24/10/2014
24/10/2014
Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos
31/10/2014
31/10/2014
Das teorias tradicionais às teorias críticas
07/11/2014
07/11/2014
Ideologia e reprodução no currículo
14/11/2014
14/11/2014
Althusser e os Aparelhos Ideológicos de Estado
21/11/2014
21/11/2014
Teoria crítica e resistência no currículo
28/11/2014
28/11/2014
Currículo, saber, poder e identidade
05/12/2014
05/12/2014
Foucault e o currículo
12/12/2014
12/12/2014
O estruturalismo genético de Bourdieu e o currículo de geografia
19/12/2014
19/12/2014
Recapitulação das principais questões estudadas no curso
Avaliações
Data Descrição
17/10/2014 1ª Avaliação
21/11/2014 2ª Avaliação
19/12/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:24