Metodologia: |
A disciplina será organizada com a participação ativa dos alunos, que estarão responsáveis por ler, estudar e apresentar os conteúdos teóricos da disciplina, contando com o suporte e orientações da professora. Como o título da disciplina propõe, as aulas serão seminários apresentados pelos alunos, ora em dupla, ora individualmente, sobre seus interesses na perspectiva teórica da GT e sobre sua prática nos atendimentos, fazendo articulações teóricas com suas leituras. Os alunos poderão focar em alguns aspectos que achem mais pertinentes, caso queiram se aprofundar nestes (demandas específicas dos casos). Os seminários deverão apresentar exemplos e contar com a participação da turma na ampliação da aprendizagem. Em Seminários II, emergem duas propostas em relação ao conteúdo, que a turma poderá escolher: 1) Escolher temas de interesse para nos aprofundarmos ou 2) Dedicarmos o semestre ao aprofundamento no estudo de técnicas, recursos e experimentos na GT. Assim, teríamos um tempo ótimo para discussões e aprofundamentos, auxiliando na prática.
OBJETIVO GERAL Contextualizar o atendimento em Gestalt-Terapia e instrumentalizar os alunos para o atendimento nesta abordagem. Estimular uma reflexão ética e crítica sobre a prática do psicólogo, desenvolver e aprofundar os fundamentos teóricos e filosóficos da Gestalt-terapia, numa perspectiva clínica, estimulando o desenvolvimento de habilidades para a facilitação dos processos terapêuticos. Embasar a prática na abordagem clínica da Gestalt-Terapia seus fundamentos e conceitos teóricos básicos
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Seminários individuais ou em dupla, trazendo articulações entre teoria e prática.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Discussão temática sobre GT, articulando teoria e prática clínica em supervisão 10
Participação (compromisso, pontualidade nas atividades, leituras, debates, postura ética) 10
Frequência 10 |