Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
1. Conteúdo Teórico: 1.1. A Pesquisa científica e a estruturação de um Plano de Trabalho 1.2. Elementos Pré-textuais em um Plano de Trabalho; 1.3. Estudo dos elementos textuais; 1.4. Estudo dos elementos textuais; 1.5. Elementos pós-textuais; 2. Atividades Práticas 2.1. Escolha da área e definição do tema para elaboração das hipóteses 2.2. Definição da justificativa da escolha do tema e da orientação 2.3. Elaboração e defesa de um Plano de Trabalho Aulas teóricas dos conteúdos programados e atividades práticas focadas no desenvolvimento de habilidades investigativas dos alunos visando a elaboração de um Plano de Trabalho, a ser estruturado para o trabalho de conclusão do curso. Os estudantes poderão tirar dúvidas junto à docente, referentes a qualquer aspecto da disciplina, no horário de 08:30 horas às 10:00 horas em todas as sextas-feiras letivas durante o período de vigência do semestre, horário este reservado exclusivamente para este fim. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Para a avaliação dos conteúdos o estudante contará com as seguintes avaliações: (1) Prova escrita (PE) para avaliação dos conteúdos teóricos ministrados com pontuação máxima de 10,0 pontos e, (2) Nota do Plano de Trabalho (NPT), com pontuação máxima de 10,0 pontos que contará de 5,0 pontos máximos pela apresentação oral e 5,0 pontos máximos pela entrega pontualmente na data estipulada previamente do Plano de Trabalho escrito.
A nota final (NT) será obtida pela média aritmética das duas avaliações, com segue:
NT = [PE + NPT]/2
Se NT ≥ 7,0 o aluno estará passado por média (AM), caso contrário deverá ser submetido a uma Avaliação Final (AF) cujo teor deverá ser incluído todo o conteúdo programático dado devendo o aluno apresentar nesta avaliação uma média final (MF) ≥6,0 [(NAF + AF)/2], caso contrário estará reprovado na disciplina
|
Horário de atendimento:
| 08:30 horas às 10:30 horas todas as sextas-feiras letivas |
Bibliografia:
| Bibliografia básica: BARROS, Aidyl de Jesus Paes de, LEHFELD, Neide A . de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 20ª Ed. Petrópolis: Vozes. 2010 RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica. São Paulo: Ed. Atlas. 2010 POLITO, Reinaldo. Reinaldo. Recursos Audiovisuais: nas apresentações de sucesso. 7 ª Ed. São Paulo: Saraiva. 2010 SILVA, Jose Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. 4ª Ed. Petrópolis/RJ: Vozes. 2009 GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação a Pesquisa Cientifica. Ed. Alínea.
Bibliografia complementar: DEL PRETTE; Z. A P.; DEL PRETIE, A. (Org.). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação... Campinas/SP: Alínea. 2007. KANAANE, R. Comportamento humano nas organizações: O homem rumo ao século XXI. 2ª Ed. São Paulo: Ed. Atlas. 2009 DEMO, Pedro. Grandes Pensadores em Educação: O desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação (Anais). 4ed. Porto Alegre: Mediação. 2008.
|